Elaboração de fluxogramas

Categories: Trabalhos

0

ELABORAÇÃO DE FLUXOGRAMAS DE PROCESSO DEFINIÇÃO Fluxograma (ou Diagrama de Fluxo) é uma forma de representação gráfica utilizada para documentar e detalhar as etapas que compõe um determinado processo, seja ele simples ou complexo, com o objetivo de facilitar e agilizar seu entendimento e assimilação. CAMPO DE APLICAÇ Os Fluxogramas têm praticamente todas a OFII p utilizados em o; Devido a necessidades especificas de padronização ou personalização exigidas por empresas ou profissionais especializados os fluxogramas podem variar em termos de formatos e conjunto de locos, porém sua concepçao é basicamente a mesma.

BLOCOS UTILIZADOS NOS FLUXOGRAMAS O formato dos blocos usados nos Fluxogramas varia conforme a atividade descrita em cada passo; Por uma questão de simplificação e clareza adotaremos apenas os blocos com as formas descritas abaixo; Cada um desses blocos será explicado com mais detalhe logo em seguida. dessa ferramenta, (Frequentemente mencionada como sendo uma das 7 principais Ferramentas da Qualidade) e para esse objetivo o conjunto de 12 blocos acima atende praticamente todas as necessidades.

BLOCO DE INICIO E FIM DE FLUXOGRAMA ?o mais simples, pois determina qual é o ponto de início e término de um Processo ou sequência de operações; por uma questão de clareza determinou-se que todo fluxo tenha apenas um único ponto de Início, sendo que eventuais entradas vindas de outros processos serão identificadas de outras maneiras. Recomenda-se da mesma forma que os Fluxogramas tenham um único ponto de Término ou Fim, porém em casos onde a complexidade dos fluxogramas seja extrema será permitida a utilização de mais de um bloco Fim, para evitar o cruzamento de linhas e linhas de ligação muito extensas.

Nota: A maioria dos blocos pode ser encontrada no estêncil FILE/ STENCILS/FLOWCHART/BASIC FLOWCHART SHAPES, bastando clicar Exemplo: [pic] BLOCO DE OPERAÇÃO Éo mais utilizado e deve trazer uma descrição breve e clara da atividade que está sendo ou deve ser realizada. A atividade descrita deve estar sem re no infinitivo (Preencher, Acionar, Digitar, Executar, eve ser a primeira 20F necessidade de se tomar uma decisão que leve a caminhos ou ações diferentes, por exemplo o que fazer ou não fazer se uma determinada condição for satisfeita.

Sempre que possível o texto inserido deve conter uma descrição astante objetiva da decisão a ser tomada ou condição a ser satisfeita, evitando-se também frases no negativo. Quando o texto que descreve a decisão/condição for muito extenso, complexo ou não couber dentro do bloco de decisão pode-se colocar logo antes dele um bloco (retângulo) onde a decisão a ser tomada é detalhada, deixando-se dentro do losango apenas uma pergunta curta.

A resposta a essa pergunta deve ser discreta, do tipo Sim ou Não; pode-se também usar outras formas de construção e encadeamento de decisões, desde que não haja dúvida quanto a que caminho deve ser seguido. Nota: As palavras Sim e Não devem ficar sempre acima das setas ou a direita delas, também em fonte Arial 10; O mesmo ocorre para outras palavras que forem usadas como saídas dos blocos de decisão. A primeira letra dessas palavras deve ser maiúscula.

Arquivamento ou Armazenamento de documentos, dados , peças e objetos; É conveniente que seja mencionado nesse bloco ou no imediatamente anterior o que está sendo arquivado/guardado, bem como o local e o per[odo de tempo. [picl BLOCO DE ESPERA OU DEMORA É utilizado para se descrever que um processo está sujeito a uma demora, como por exemplo um processo de secagem de pintura, ura de concreto, envio de documentos pelo Cliente e outros. ? interessante que seja mencionado nesse bloco o que está sendo aguardado e o período de tempo que é necessário esperar, evitando registrar esperas por tempo indeterminado sempre que possível. 40F seja um mneunônico do nome de um dos processos envolvidos. RELEIT: PRFO: ARQD: TROCPL: TROcar REparar LEITOra. PReencher Formulário. ARQuivar Documenntos para evitar confusão sobre os Fluxogramas de entrada e de saída, coloca-se dentro das “bandeirinhas” o nome por extenso dos Fluxogramas envolvidos.

No trecho de fluxograma abaixo está ocorrendo uma saída, isto ?, depois de solicitar um código de promoção o processo sai do fluxograma atual (fluxo de origem) e prossegue num outro, chamado “Cadastramento de Cliente” (que é o fluxo de destino); No trecho de fluxograma abaixo está ocorrendo uma entrada, isto é, um dado ponto deste processo está recebendo uma entrada de um outro processo chamado “Receber ligação do Cliente” e este ponto de entrada está identificado pela bandeirinha CADS. plaquinha de atenção” deve estar sempre vinculada (ou encostada) em um dos blocos do fluxograma, de modo que ela não se perca ou se afaste do ponto onde é necessária.

A “plaquinha de atenção” desenhada acima está dentro do estêncil “Miscellâneous Shapes” do MS-VISIO, mas ela também pode ser obtida de um fluxograma anterior e ser colada no fluxograma novo, usando Copy e Paste (control+C e control-V) As plaquinhas, diferentemente dos blocos vistos anteriormente, devem ser feitas na cor preta com linhas de espessura 3 ou 5 e com o sinal de exclamação em fonte Arial tamanho 30; Elas devem ser ligadas ao Fluxo principal usando uma linha de espessura 1 com bolinhas nas duas pontas, para evitar que sejam consideradas como pontas soltas de um fluxograma.

O texto anexo a plaquinha é uma Caixa de Texto com fonte 10, que também pode ser agrupada com a plaquinh; seu texto deve ser o mais direto, claro e breve possível As plaquinhas de atenção e os blocos do fluxograma podem ser agrupados, tornando-se um bloco maior e mais fácil de ser movimentado, bastando para isso selecionar o bloco e a plaquinha e selecionar a opção Format/Shape/Group da barra de ferramentas do Windows ou usando o botão direito do mouse.

Caso seja necessário desagrupar o conjunto selecione Format/ Shape/Ungroup. MS-VISIO (VISIO) A página inicial do VISIO deve se abrir sem problemas, mostrando m menu com uma série de opções de diagramas; selecione então a opçao BASIC FLOWCHART Em seguida deve aparecer a página de trabalho do VISIO, mostrando no lado esquerdo da tela um menu de formas (Stencil) e no lado direito uma página quadriculada, onde será desenhado o diagrama.

DESENHO DOS FLUXOGRAMAS COM O MS-VISIO Para desenhar um fluxograma no Visio basta clicar sobre uma das figuras (ou blocos) do menu que estão no lado esquerdo da tela e arrastá-la para a página quadriculada, soltando-a na posição desejada; Pode-se digitar um texto dentro dos blocos nesse momento ou eixar para colocar o texto depois, bastando para isso clicar sobre o bloco que se deseja alterar.

Os blocos colocados sobre a folha quadriculada têm um tamanho padrão, que pode ser alterado, bastando para isso clicar para selecioná-lo e arrastar os marcadores (quadradinhos verdes) nas suas laterais, esticando-o ou encolhendo-o conforme a necessidade. Os fluxogramas devem ser feitos preferencialmente na direção horizontal e da esquerda para a direita, para facilitar a leitura e permitir um melhor aproveitamento da área de desenho; Pode- se em alguns casos permitir pequenos trechos na vertical, caso se ueira adensar um pouco mais os blocos já desenhados ou evitar o cruzamento excessivo d cão. O uso de cores é permitido somente em versões intermediárias destinadas a revisão ou para salientar pontos a serem esclarecidos ou detalhados posteriormente; Nas suas versões finais os fluxogramas devem ser apresentados sempre em preto e branco. FORMATAÇAO DOS TEXTOS E DAS FONTES Todo texto colocado dentro dos blocos deve estar na fonte ARIAL tamanho IO normal; Geralmente o VISIO está configurado para o padrão ARIAL 8, por isso antes de imprimir um fluxograma selecione toda a área do desenho e altere o tamanho do fonte ara tamanho 10, para uniformizar.

Nota: Ao alterar a fonte de tamanho 8 para tamanho 10 0 texto fica espremido dentro dos blocos, por isso estique os blocos na horizontal ou na vertical para que o texto fique mais folgado e legível. FORMATAÇAO DAS LINHAS E SETAS As setas que ligam os blocos devem feitas com linhas de espessura 1 e pontas tipo 4 tamanho Médio.

Caso alguma seta fique acidentalmente diferente, mais grossa ou com ponta fora do padrão ela pode ser corrigida da seguinte forma: Selecionar a seta em questão clicando sobre ela; Selecionar a opção Formato da barra de Menus ou com o botão ireito do mouse; Selecione a opção Linha e marque nessa caixa as opções: Espessura: 1 Côr: preta bordas é de 2,0 cm na lateral esquerda e 1,0 cm nas outras laterais (superior, esquerda e direita), conforme esquema abaixo: A borda externa deve ser feita com linha de espessura 3 e a linha interna deve ser feita com linha de espessura 5.

O papel A3 tem comprimento 420 mm; caso seja necessário imprimir um fluxograma maior do que essa dimensão pode-se alterar o tamanho do papel na barra de ferramentas do Windows selecionando as opções: FILE / ETUP/ IZE e Indicar uma medida diferente, e preferência em múltiplos de 420mm (ou de 21 0 mm) até completar o tamanho necessário para conter o desenho. CARIMBOS DOS FLUXOGRAMAS (TÍTULOS).

O Carimbo deve trazer no mínimo as seguintes informações, nessa ordem: Nome da Empresa Cliente, o nome da atividade descrita (no infinitivo), o tipo de fluxograma (levantamento ou fluxo proposto), o mês de referência e o nome da Empresa Executante, num parágrafo curto e centrado. Os carimbos ou títulos do fluxograma devem ser feitos na fonte Arial tamanho 10, em Negrito, ficando sempre nos cantos inferiores do papel, a 1 cm da borda Exemplos: THERMI Engenharia de Processos – Eng. Cassio Mealdi Data de Execução: 12/Outubro/2006 Nota: Os nomes indicados acima são fictícios.

Caso o fluxograma esteja num papel de tamanho maior (padrão nA3) o carimbo deve ser colocado na primeira e na última página e, eventualmente, em uma das páginas centrais se houver espaço disponível. Nota: Pode-se opcionalmente adotar os modelos de carimbos de desenho já vigentes na empresa executante, ou adotar os modelos padronizados das normas da série ISO ou DIN. : [pic] LEGENDAS DOS FLUXOGRAMAS. Todos os fluxogramas devem trazer uma legenda que explique o ignificado de siglas e abreviações de nomes de cargos, funções, setores, sistemas e aplicativos de computador entre outros.

As legendas devem ficar de preferência na lateral esquerda do papel, próxima ao carimbo (título do fluxograma). O texto da legenda deve ser feito em fonte Arial 10 normal e o seu conteúdo, organizado em ordem alfabética, deve seguir um padrão conforme descrito abaixo: Exemplo de Legenda: LEGENDA Ass. Log. -Assistente da Logística DOC GSM ICCID NFSR -Departamento de Operações Comerciais -Global System Mobile -Help Desk Técnico -Integrated Circuit Chi Identification -Nota Fiscal de Si 0 11

Administraзгo

0

[pic] Atividade de avaliaзгo a distвncia (AD) Nome do(a) aluno(a): Disciplina: Histуria do Pensamento Administrativo Professor(a): Data:06/05/2009. Orientaзхes: OF4 p

Read More

Trabalho sobre telhados

0

– UNIVERSIDADE DE UBERABA RHUYTHER LIMA AMARAL DE FREITAS ar 6 Swipe to page TELHADO DE DUAS ÁGUAS E TIPOS

Read More