Energia cinética
Energia ( Energia Cinética – Em física, a variação de energia cinética é a quantidade de trabalho que se deve se realizado sobre um objeto para modificar a sua velocidade. A energia cinética aumenta com o quadrado da velocidade,isto slgnifica que um carro que bater a 150 km/h causa 4 vezes mais estrago que um andando a 80 km/h ou 64 vezes mais que uma a 20 km/h. A energia cinética é a energia que o sistema possui em virtude das partículas,que constituem o sistema,em relação ao referencial adotado,porque ene A formula de energi or6 o view nut*ge eza escalar. v é velocidade ( Energia potencial – É a forma de energia que encontra em determinado sistema e que pode ser utilizado a qualquer momento para realizar trabalho. A energia potencial é o nome dado a forma de energia quando esta armazenada,isto é que pode a qualquer momento manifestar-se. Existem diferentes formas de energia potencial,relacionadas as diferentes formas de energia dos quais se destacam: a calculada pela expressão (no caso ideal): K: Constante da mola (varia para cada tipo de mola, por exemplo constante da mola de um espiral de caderno é bem menor que a constante da mola de um amortecedor de caminhão).
X= Variação no tamanho da mola. * A energia potencial elétrica está relacionada com uma carga qualquer “q” de uma partícula situada a uma distância “d” de uma carga de prova “Q”. É calculada pela expressão. = sendo = frac{k. Q){d}, podemos substituir: = q. v k= constante eletrostática do meio em que as cargas estiverem inseridas. V- potencial elétrico e só pegar os nutrientes necessários para uma solidificação melhor e para que a energia eja usada corretamente q: carga da partícula. d: distância entre a partícula e o referencial. Q= carga do referencia. ovimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilíneo e uniforme. Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme. Portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua Inercla. Exemplo da primeira Lei de Newton: Um foguete no espaço pode se movimentar sem o auxilio dos propulsores apenas por Inércia. Quando os propulsores do foguete são desligados ele continua seu movimento em linha reta e com velocidade constante. ?? 20 lei de Newton — “A mudança do movimento é proporcional ? força motriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força” Este princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação a força, quanto maior for a força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. • 3a lei de Newton – Toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário”. Sempre que dois corpos q 3 interagem, as forcas se anulam, pois estão aplicadas em corpos diferentes. Os pares de ação e reação podem ser formados tanto por forças de contato, como também pelas forças de campo. Essas podem ser formadas a partir da interação de forças como a elétrica, a agnética e a gravitacional, que se caracterizam como forças de campo.
Propagação de Calor A propagação de calor pode ocorrer de três modos: por condução, convecção e irradiação. Enquanto a propagação por irradiação se dá mesmo na ausência de matéria (vácuo), a propagação por condução exige o contato entre os objetos que trocarão calor e a propagação por convecção envolve a movimentação da matéria. Condução Térmica – Na condução térmica a energia se propaga sem que haja propagação da matéria. O calor se propaga de olécula a molécula passando de uma para outra.
A condução térmica ocorre nos sólidos. Exemplos: aquecimento de um ob’eto metálico, aquecimento de um obieto que se aquece ntato com um líquido ou mas movimento de partículas, levando consigo a energia de uma posição para outra. Por isso, a convecção não pode ocorrer no vácuo. A convecção explica, por exemplo, as brisas marítimas e terrestres; porque os aparelhos de ar-condicionado devem ser instalados elevados; porque os refrigeradores têm o congelador na parte superior. Eletromagnetismo
No estudo da F[sica, o elet o éo nome da teoria momento um comportamento corpuscular, isso porque a luz demonstrava carregar corpos com quantidades discretas de energia, esses corpos posteriormente passaram a ser chamados de fótons. Através de sua pesquisa, Max planck mostrou que qualquer objeto emite radiação eletromagnética discretamente em pacotes, ideia que leva a teoria de Radiação de Corpo Negro. BIBLIOGRAFIA www. maisforum. com vmw. coladaweb. com www. colegioweb. com. br www. wikipedia. org www. mundoeducacao. com. br www. infoescola. com www. fisicapaidegua. com