Engenharia
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ JOSIAS JOEL BREHMER REESTRUTURAÇÃO SETOR DE ARMAZENAGEM DE ESTOQUE MATERIAIS EMPRESA JMAQ METALMECANICA. Projeto de pesquisa a ser apresentado na disciplina de Projeto de Estágio do Curso de Engenharia de Produção área de ciências naturais da computação e das engenharias, do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itaja[. Prof. da disciplina: M RIO DO SC 2012 SUMÁRIO ki or13 to view nut*ge 1 TEMA: título e subtítulo do tema de pesquisa. 2DELIMITAÇAO DO PROBLEMA DE PESQUISA 3 3FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 3 4 USTIFICATIVAS 4 0BJETlVOS 4 5. 1 GERAL 4 5. 2 ESPEC[AC04 6FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 5 6. 1 ARMAZENAGEM 5 6. 2 A importância da Armazenagem 6 6. 3 Funções do estoque e funções da armazenagem 8 6. 4 Princípios básicos da Armazenagem 9 6. 5 Armazenagem vertical 10 suas diversas dimensões, reorganizando e criando uma estrutura com porta pellets e prateleiras com o intuito de obter melhor forma possível de organização deste setor.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA A empresa enfrenta hoje grande dificuldade de alocar materiais no setor de estoque de matéria prima que no momento encontram se de forma aleatória em posições de difícil acesso ocupando muito espaço que traz com sigo percas tanto no espaço físico quanto ao tempo para mover certos itens também causa grande impacto na organização do setor, visto tanto por funcionários quanto aos olhares de visitantes ou clientes da empresa. Qual o tempo que se usa para organizar o setor semanalmente?
Qual o espaço em m2 que se utiliza para armazenagem hoje? JUSTIFICATIVAs O trabalho busca por meios teóricos no campo da logística formas e meios para que possamos melhorar o ambiente de trabalho de forma mais enxuta possível assim podendo transmitir confiança para colaboradores e clientes que possam ver uma mpresa mais organizada possivel acredito que de forma lógica podemos ter até 60% de melhoria no setor que hoje posso afirmar que esta critico, o trabalho irá analisar formas de se chegar ao método mais eficiente possível.
OBJETIVOS Geral: Esta proposta visa organizar o setor de armazenagem de matéria prima para que se utilize melhor o espaço fisico disponivel, visando obter Maior velocidade com menos tempo para movimentação interna e maior capacidade de armazenagem com menor espaço possível. Com o custo elevado do espaço em nossa região não poderíamos concordar com desperdício ou mau so do espaço com medidas simples e de baixo custo pode 13 poderíamos concordar com desperdício ou mau uso do espaço com medidas simples e de baixo custo poderíamos até agregar território a outros setores que exigem necessidade maior. especifico Medir espaço utilizado. * Analisar dimensionamento de objetos. * Mostrar onde esta maior desperdício. * Criar estrutura para realocar materiais. * Analisar demanda de objetos para colocar estes em posição estratégica FUNDAMENTAÇAO TEORICa ARMAZENAGErn Em busca de obter maiores espaços ou ocupa-los da melhor maneira possível, atualmente encontram-se por meio da ogística com a armazenagem. Onde utilizasse do espaço da melhor maneira possível ocupando com precisão todas dimensões comprimento, largura e altura.
Dentro deste objetivo a armazenagem oferece grandes resultados no que se refere a organlzação de um deposito ou outra área que destina se a armazenagem , é um dos principais fatores para um melhor aproveitamento de espaço físico refletindo positivamente em todo o processo logístico da empresa. O uso do sistema de armazenagem, sejam elas para cargas manuais ou paletizadas operados por empilhadeiras ou qualquer outro equipamento de ovimentação, tornou-se item ideal para a organização e em muitos casos a otimização do espaço de um armazém.
Novos conceitos tecnológicos têm sido aplicados para conferir maior agilidade ao fluxo operacional de para tornar este mercadoria segmento mais eficiente e competitivo. O uso de equipamentos de movimentação desde carrinhos manuais até os sistemas totalmente automatizados e computadorizados de empilhamento, facilitam o rocesso de armazenagem significativamente. Em al e computadorizados de empilhamento, facilitam o processo de armazenagem significativamente.
Em algumas empresas, armazenagem foi, e em muitas ainda é, uma função quase esquecida. poucas pessoas sobem as escadas da empresa escolhendo a armazenagem como primeiro degrau, e são ainda consideradas como pontes entre a produção e a comercialização. Alguns autores definem a armazenagem como fator importante no processo administrativo. “A armazenagem muitas vezes é confundida com estocagem e trocada na prática, mas é necessário entender o significado de cada uma, que Moura (2005, p. 20) define como:”.
Armazenagem é a denormnaç¿o genénca e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária à distribuição de materiais (depósitos, almoxarifados, centros de distribuição, etc. ) e estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à locação estática dos materiais. Dentro de um armazém podem existir vários pontos de estocagem. A estocagem é uma parte da armazenagem. Segundo o mesmo autor (2004, p. 181), “a função principal da armazenagem, consiste no gerenciamento de tempo e espaço.
Os gestores precisam utilizar com eficiência os pequenos espaços disponlVeis e o tempo é a mão-de-obra, que é substancialmente mais difícil de gerenciar. De acordo com FARIAS (2002 apud 96),” a armazenagem pode ser definida como sendo o conjunto de atividades para manter fisicamente estoques de forma adequada. ” Dias (2006, p. 1 7), define “armazenagem/depósito/almoxarifado é responsável pela guarda fisica dos materiais, com exceção dos pro “armazenagem/depósito/almoxarifado é responsável pela guarda fisica dos materiais, com exceção dos produtos em processo. A melhor localização de um armazéns pode determinar positivamente na redução dos custos com transportes e armazenagem, melhorando também na velocidade do tendimento à clientes, isto leva varias empresas a criarem centros de distribuições em locais estratégicos. Conforme BALLOU (2006, p. 375), “sempre que se torna muito caro coordenar com eficiência oferta e demanda, surge a necessidade de armazenagem. ” Por algum tempo as empresas não davam muita importância para o setores da armazenagem que eram de responsabilidade do almoxarifado, visto como local de maor relevância.
Descreve MOURA (2005, p. 131), sobre armazém “fornece o material certo, na quantidade certa, no lugar certo e no momento certo”. Nos dias atuais a armazenagem se tornou um dos setores de uma importância que será demonstrada a seguir. A importância da Armazenagem Hoje em dia a armazenagem é vista como uma área da logística que traz com sigo resultados a se tratar em redução de custos com deslocamento e eficiência no serviço proposto. De acordo com MOURA (2004, p. 81), ” na função de distribuição, a armazenagem pode otimizar o atendimento ao cliente, desde que o centro de distribuição esteja mais próximo dele, proporcionando-lhe melhor atendimento. ” Salienta ainda ( 1989, p. 6), “que o processo de armazenagem está se tornando verdadeiramente complexo; são necessários estudos este campo para aumentar a produtividade da superfície e do espaço e melhorar o aproveitamento total do armazém. ” Os métodos de armazena superficie e do espaço e melhorar o aproveitamento total do armazem. Os métodos de armazenagem estão exigindo cada vez mais conhecimento especifico. Levando os gestores a estudos cada vez mais aprofundando a se tratar de localização dos armazéns, capacidade de armazenagem e custos com mão-de-obra. segundo RODRIGUES (2003, p. 38), “a medida que os blocos econômicos vão se consolidando, o mundo se torna mais receptivo ao conceito de globalização da economia. Após ser visto a grande demanda no que pode se tratar de movimentação de vários tipos de mercadorias, existem pontos cruciais que determinam o custo final de uma operação.
Estes devem ser muito bem analisados para se obter um produto mais competitivo na disputa de mercado. A armazenagem ganha a cada dia mais importância para equilibrar a produção com a demanda, também pode obter continuidade na cadeia de suprimentos, buscando agrega valor com um serviço diferenciado para os clientes, com a e redutos causados por transporte e registros mais confiáveis, acesso on- ine, roteirização e rastreamento via satélite. BALLOU (2001 apud CHING, 2007, p. 96) cita algumas razões para o uso dos espaços na armazenagem: • reduzir custos de transporte e de produção; • coordenar oferta e demanda; • auxiliar no processo de produção; • auxiliar no processo de marketing; • consolidar e desconsolidar cargas. Com uma nova modalidade de compra por varejo e o aparecimento de novos canais de distribuição. Tem obrigado as organizações a buscar inovações nas politicas de armazenagem. por conta de se criar a cada dia mais divisões de produtos com embalagens menores onde os ped
PAGF 13 conta de se criar a cada dia mais divisões de produtos com embalagens menores onde os pedidos passaram a serem cada vez menores e com muito mais frequência aumento das atividades de recepção e expedição. Conforme BOWERSOX (2007, p. 326), “para as empresas com múltiplos locais de produção, a armazenagem eficiente oferece a oportunidade de redução de estoques de materiais e redução no custo com manuseio e melhoria da produção. ” A flexibilidade no uso das tecnologias de informação possibilita aos operadores de depósitos, a capacidade de respostas rápidas aos clientes quanto produtos e as caracteristicas de entrega.
Apesar dos modernos sistemas de distribuição como, entregas programadas diretas na linha de montagem ou ao cliente final, os armazéns continuam a existir por muito tempo, pois a armazenagem é um dos pilares da logistica de distribuição, e seu alto custo decorre muitas vezes da má administração dos seus gestores. Muitas vezes o conceito de estoque e armazenagem se misturam, o próximo item irá dirimir tal erro Funções do estoque e funções da armazenagem Estoque e armazenagem, duas palavras corriqueiramente confundidas e, multas vezes, trocadas na prática, Estocagem efine Godinho (s/d, p. 13), estoque como: quaisquer quantidades de bens físicos que sejam conservados, de forma improdutiva por algum intervalo de tempo, como os produtos acabados antes de sua venda ou despacho, as matérias primas, embalagem e componentes antes de sua utilização na produção, e os produtos em processo, em elaboração ou semi- laborados entre as etapas de produção de uma organizaçao. Dias (2006, p. 17) observa qu laborados entre as etapas de produção de uma organização. Dias (2006, p. 17) observa que .
O estoque é necessário para que o processo de produção vendas da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desnlVeis. Os estoques podem ser de: matéria prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido. para MOURA (1989, p. 3), “é a atividade que, a princípio, diz respeito à guarda segura e ordenada de todos os materiais do armazém, em ordem de prioridade de uso nas operações de produção e também as peças que estão para ser despachadas para as operações de montagem. Já o processo de armazenagem, segundo o mesmo autor (2005, . 20), “é um conjunto de atividades que diz respeito à estocagem ordenada e distribuição de produtos acabados dentro da própria fábrica ou em locais destinados a este fim, pelos fabricantes, ou através de um processo de distribuição. ” Conclui o autor (1989, p. 3), “os termos “estacagem” e “armazenagem” são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes.
Mas alguns preferem distinguir os dois referindo-se aos produtos acabados como “armazenagem” e aos suprimentos, matérias-primas e materiais em processo como “estocagem”. RODRIGUES (2003, p. 42), define as funções básicas de qualquer stoque como: • Garantir disponibilidade imediata de insumos para a produção; • Atuar como amortecedor durante o periodo de ressuprimento; • Reduzir o custo de transporte pela aquisição de maiores lotes. Segundo ele (2003, p. 43), a atividade de armazenagem apresenta tipos de demand maiores lotes. ipos de demanda totalmente diferentes entre si, exercendo funções vltais no ciclo de transferência entre os centros produtores e os centros consumidores, suprindo basicamente as seguintes necessidades: • Servir de “pulmão amortecedor’ entre as operações produtivas as distribuições físicas; • Compensar diferenças entre períodos de procura e oferta de mercadorias, como no caso de safras agrícolas; • Manter estoques reguladores, de forma a continuar atendendo o mercado consumidor, independente de acontecimentos econômcos e políticos; • Permitir economia de escalas nas compras e transporte, através da aquisição de grandes lotes, obtendo descontos que compensem o custo adicional com armazenagem; • Garantir o processo de fases essenciais aos processos de fabricação. Por exemplo, os vinhos que precisam de certo tempo para amadurecer; MOURA (2005, p. 1), define como funções básicas da armazenagem: • cnar utilidades de tempo: produtos agrícolas, moda, sazonais, • criar utilidades de localização: material certo no local certo; • criar utilidade de forma: maturação do produto, melhoria da qualidade (fumo, bebidas, etc. ). Em resumo, a armazenagem e estocagem são normalmente muito confundidas dentro das organizações. A armazenagem traz a tona vários problemas administrativos a se trata de centro de distribuição, onde é necessário um maior controle e de mão-de-obra qualificada. Conforme qualquer função logística, armazenagem se norteia por alguns princípios básicos que a seguir serão elencados. Princípios básicos da Armaze norteia por alguns princípios básicos que a seguir serão elencados. princípios básicos da Armazenagem Alguns princípios básicos se relacionam à armazenagem, RODRIGUES que, segundo RODRIGUES (2003, p. 0), sao os seguintes: * Planejamento – Avaliação prévia da área de armazenage, verificando a existência de efetivas condições físicas e técnicas para receber materiais, observando a natureza de peso, dimensões, características de manuseio e segurança. ?? Flexibilldade Operacional – Adaptabilidade das peças, corredores, portas e equipamentos disponíveis em uma área de armazenagem, de forma a receber com facilidade, simultaneamente vários produtos com características diferentes. • Simplificação de Fluxo – Desenvolvimento, adaptação físico de uma área de armazenagem, levando em conta as caracter[sticas dos equipamentos disponíveis e a localização de portas e corredores, para facilitar o fluxo de mercadorias evitando gargalos. ?? Integração – planejar a integração do maior número de atividade possível simultaneamente, coordenando todas as operações. ?? Otimização do Espaço Físico – Armazenamento técnico e seguro, possibilitando a fácil movimentação da maior quantidade possível de mercadorias em uma área de armazenagem, observando a resistência estrutural do armazém. • Otimização de Equipamentos e Mão-de-obra – Análise, desenvolvimento, padronização, sistematização e implantação de procedimentos direcionados a movimentação e equipes de trabalho. • Verticalização – Aproveitar os espaços verticais da melhor maneira possível, sem perder de vista a segurança. • Mecanização – Avaliação quanto à necessidade, possibi