Entrevista

Categories: Trabalhos

0

ENTREVISTA O Dr. Aguinaldo Diniz Filho Diretor-presidente da Cia. de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, empresário que tem se destacado pela sua atuação na direção da empresa, concedeu entrevista a Revista Gestão & Tecnologia – RG&T contribuindo assim para intensificar o dlálogo do setor acadêmico com o setor produtivo. A Cedro Cachoeira tem sido por mais de 100 anos uma das empresas lideres do setor têxtil em Minas Gerais, com desempenho de destaque na economia brasileira. Nesta oportunidade o Dr.

Aguinaldo nos fala das razões desse sucesso. O entrevistado é também Presidente do Programa Mineiro de Qualidade e Produtividade, criado pelo Governo de Minas com o Swipe to r. t page objetivo de impleme excelência do setor p pela professora Mari Sendo a Cedro Cacho r? poderia descrever a alidade em busca da trevista foi realizada asconcelos. RG&T: têxtil do Brasil, o Sr. ente à concorrência do mercado globalizado, posicionando-se estrategicamente no mercado nacional e internacional?

Entrevistado: A Cedro que este ano completou 133 anos de atividade ininterrupta, tem durante todo esse período, passado pelas transições econômicas do nosso país, desde a proclamação da república e a abolição da scravatura, até os dias de Snipe tu page hoje. Antes de 1980, 1990 0 mercado brasileiro tanto para importação, como para exportação era bastante fechado, com barreiras tarifárias e não tarifárias de toda ordem possível, travando a inserção das empresas no mercado internacional.

Depois daquelas décadas com as mudanças havidas, a Cedro também mudou, com investimento em tecnologia e pessoas, quebrando paradigmas, investindo em qualidade e processos, criando condições e visão estratégica para crescimento no mercado nacional e internacional. Em 1990 t[nhamos 6000 olaboradores diretos e em decorrência de uma reestruturação este número reduziu-se para 3000 proporcionando melhores condições de competitividade. RG&T: Qual foi a importância dos critérios de excelêncla para assegurar a qualidade dos produtos, a excelência no atendimento e a expansão permanente do parque fabril da Cedro Cachoeira?

Entrevistado: Foi feito um trabalho muito intenso, conforme já foi dito, na área de pessoas, processo e tecnologia que gerou condições para a expansão e a escala que hoje a Cedro domina. A indústria têxtil deixou de ser mão de obra intensiva e passou a ser de capital intensivo; e Cia. tem feito investimento ao longo dos anos em seu parque fabril que podemos considerar um dos mais modernos do país. RG&T: Como o Sr. analisa a importância do programa Mineiro de Qualidade e Produtividade para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais?

Entrevistado: O Program O programa Mineiro de Qualidade e produtlvidade criado pelo Governo de Minas, é sem dúvida um pólo gerador de conhecimento e gestão, um binômio de suma relevância, para o desenvolvimento. No dia 21 de novembro próximo, teremos a premiação, pela terceira vez, do Prêmio Mineiro de Qualidade Produtividade que demonstrará através das empresas que concorrem, o trabalho efetivo de gestão e o reconhecimento do esforço daquelas empresas. RG&T: Como aconteceu a sua participação na direção do Programa Mineiro de Qualidade e produtividade?

Entrevistado: A minha participação na direção do PMQP ocorreu através do convite honroso do Dr. Antônio Polanski, ex-presidente da Belgo Mineira e que foi acatada pelo Governador Aécio Neves. É um cargo que muito nos honra e cujo trabalho só é possível realizar, pela dedicação da equipe comandada pelo Dr. Cid Rajão. RG&T: Sabe-se do papel importante do Governo de Minas no esforço de um novo modelo de gestão Junto às empresas estatais. Como o Sr. avalia o impacto do chamado choque de gestão nestas empresas?

Entrevistado: Na minha opinião, um Estado, uma empresa estatal, tem que ser administrada buscando eficiência assim como a empresa privada, evidentemente, sem nos esquecermos do seu papel social. Vale dizer que deve ser uma gestão preocupada com custos, otimização dos recursos, t social. Vale dizer que deve ser uma gestão preocupada com custos, otimização dos recursos, transparência, o que ? fundamental na gestão de qualquer negócio. Também a organlzação pública ou estatal não pode ficar alheia a tais princípios.

O esforço que vem sendo feito no Estado de Minas mostra o compromisso do governo na busca de fortalecer a administração pública e estimular o bom desempenho na gestão o para o desenvolvimento do Estado. RG&T: A Fundação Pedro Leopoldo tem desenvolvido uma série de ações, visando o fortalecimento da parceria entre universidades, empresas e governo. Como o Sr. vê estas iniciativas para o desenvolvimento regional? Entrevistado: Vejo a iniciativa da Fundação Pedro Leopoldo de absoluta relev¿ncla, visando a parceria entre universidades, empresas e governo.

Um fator importante para qualquer desenvolvimento, seja ele regional ou nacional, é a captura de sinergias, que só se realiza quando duas entidades se aproximam, entendam as suas fraquezas e competências e em um processo sinérgico, tentam minimizá-las e potencializá- las. Louvo iniciativas como esta que geram desenvolvimento, distribuição de renda e estabilidade social. RG&T: Nesta oportunidade gostaríamos de agradecer ao Dr. Aguinaldo a gentileza da entrevista expressando o nosso reconhecimento pela importante contribuição.

Caso gm

0

Estudo de caso GM 1. Qual é o negócio da GM? Qual é o aspecto técnico mais importante? A GM

Read More

Aula-tema 4: recursos audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem

0

Notas: 1 Leia a frase: “As tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou desejamos, Se somos pessoas

Read More