Escola
A eficiência energética no dia-a-dia Eficiência energética pode ser definida como a otimização que podemos fazer no consumo de energia. A ameaça de esgotamento das reservas de combustíveis fósseis, a pressão dos resultados económicos e as preocupações ambientais, levam-nos a encarar a eficiência energética como uma das soluções para equilibrar o modelo de consumo existente e para combater as alterações climáticas. Aprender a utilizar de forma responsável a energia de que dispomos é garantir um futuro melhor para as gerações vindouras.
No entanto, para lá chegarmos, precisamos de alterar a nossa atitude em relação ao onsumo de energia, ABAIXO INDICO ALG UM MENOR CONSUMO ora AS do dia-a-dia. OS UTILIZAR PARA 1 -Evitar ter as luzes ou os equipamentos ligados, quando não for necessario. 2. Procurar utilizar os transportes coletivos nos trajetos diários, e para distâncias curtas, opte por se deslocar a pé. 3. Procurar calafetar as portas e janelas, e isolar paredes, tetos e pavimento de casa.
Ao fazê-lo, estamos a economizar energia e a reduzir o investimento em sistemas de climatização. 4. Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta energética e opte por aquele que apresenta menor consumo de nergia. energia elétrica utilizada e duram 8 vezes mais . 6. Desligar os equipamentos no botão, invés de desligar apenas no comando. Os aparelhos em modo standby continuam a gastar 7. Evitar abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e, quando se fizer, ser o mais rápido possível.
Verificar periodicamente o estado da (s) borracha (s) das portas do frigorífico. 8. No Inverno, aproveitar a radiação solar para aquecer a casa, através das janelas. No Verão, evitar osganhos solares excessivos. Em ambas as estações, evitar ter os aparelhos de clmatização funcionar com as janelas abertas. 9. Sempre que possível, procurar proceder à separação dos diferentes lixos. 10. Utilizar as máquinas de lavar, sempre que puder, com a carga completa e num programa de baixa temperatura.
Aqui ficam algumas sugestões simples, se pretende comprar, construir ou fazer obras em casa: Localização Para construir uma casa numa zona onde o Inverno é rigoroso, o edifício deve estar bem projetado para o frio. Se, por outro lado comprar mos uma casa numa zona de clima ameno, a exigência das condições 1 regulamentares são diferentes. Orientação O sol é uma fonte de luz que pode e deve ser aproveitada em casa. A orientação do edifício deverá or isso estar otimizada para as diferentes estaçõe to quanto possível, a deverá conter a maior área de envidraçados.
Qualidade de construção Na construção da casa, Project tamos a instalação dos materiais adequados para o melhor isolamento das janelas, paredes, chãos e tetos e torná-la mais confortável e diminuir a necessidade de a climatizar, reduzindo a fatura de energia. No projecto,temos de prevejar a eliminação de pontes térmicas. Isolamento Estima-se que cerca de da energia utilizada para o aquecimento durante o Inverno se perde por falta de isolamento, u seja, através das paredes, teto e soalho.
Existem vários materiais e técnicas de isolamento que aumentam a resistência térmica: a cortiça; o poliestireno expandido; o poliuretano e as lãs minerais (rocha, vidro). É também possível alcançar um maior isolamento térmico se calafetar as janelas e portas com fita adesiva de espuma. Janelas Os envidraçados são áreas críticas para o conforto térmico da casa, pois conduzem a perdas de calor no Inverno, e ao sobreaquecimento da casa, no Verão. Se puder optar por novas janelas, escolha as de vidro duplo, restringindo as perdas ermicas, para além de reduzir o barulho do exterior.
Nas fachadas com elevada exposição solar, os envidraçados devem ter sombreamento pelo exterior. ( exemplo , palas , toldos , estores , etc. ) persianas, etc. ), de modo a minimizar os ganhos solares no Verão, mas também a permitir obter anhos decalor no Inverno, tendo em atenção a orient acterísticas do local. PAGF3ÜFd Inverno, tendo em atenção a orientação e as características do local. Informe- -se junto de umespecialista. Ventilação natural No Verão, a ventilação natural nocturna assume um papel decisivo no arrefecimento dos edifícios e noestabelecimento das ondições de conforto térmico.
Ao projectar a sua habitação, procure tirar partido dalocalização das janelas, de modo a criar diferenças de pressão, facilitando a ventilação natural. Informe- se junto de um especialista. Sombra Um sombreamento correcto dos vãos envidraçados das janelas, evita consumos de energia desnecessários. Retire o máximo proveito da orientação solar, do sombreamento das construções vizinhas ou da vegetaçãoexistente no local. Se possível, coloque portadas, estores exteriores e palas ou plante árvores de folhacaduca, de modo a minimizar o sobreaquecimento durante o
Verão e a maximizar a entrada de luz solar nolnverno. Pintura As cores utilizadas nas fachadas e coberturas também influenciam o conforto térmico. Embora já existamtintas absorventes e reflectoras de todas as cores, sabemos que as cores claras não absorvem tanto o calor como as cores escuras. Com efeito, enquanto uma fachada branca pode absorver só 25% da energia do solva mesma fachada, pintada com cor preta, pode absorver a energia do SOI em 90%. Retirad0 de [GUIA PRÁTICO DA Eficiência Energética, páginas 28 e 29] preparado em 25-06-2008 – Cont@ctopágina: 5/1 1