Estereótipos saúde

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL Dê MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ENFERMAGEM ANTROPOLOGIA DA SAÚDE PROFESSOR MESTRE EM EDUCAÇÃO TIAGO BRANCO ESTEREOTIPOS RAPHAEL WADA SINOP – MT 2011 Estereótipos. O estereótipo é uma ora to view nut*ge das características ou do comportamento de um indiv duo, grupo ou sociedade, de forma generalizada, e frequentemente depreciativa.

A “rotulação” é um método amplamente difundido na sociedade brasileira atual, seus principais pilares são a ignorância e o preconceito. No entanto, a aplicação de um determinado estereótipo não rás consigo apenas aspectos negativos, pois os mesmos podem funcionar como um guia de comportamento auxiliando nas relações interpessoais cotidianas.

Os estereótipos podem ser facilmente notados e aplicados na sociedade brasileira atual, visto que a repetição comportamental esta se tornando um processo cada vez mais automático e livre de questionamentos, fazendo com que os indivíduos dos mais diversos grupos da sociedade passem a copiar um determinado pacote comportamental existente que lhes seja mais conveniente, e deixem de lado a construção do seu Eu baseado verdades e no que de fato defendem e acreditam. Nerds.

Os Nerds representam uma parcela significativa da atual população jovem brasileira. É importante frisar que o individuo uma vez Nerd, Nerd sempre será, o que resulta na existência de indivíduos Nerds nas mais diversas faixas etárias “biológica e mental” da sociedade. No entanto, este trabalho terá como foco a população Nerd brasileira atual, entre 10 e 25 anos de idade. A população Nerd teve um crescimento espantoso nas últimas duas décadas graças à disseminação e a facilidade de acesso à internet ao redor do mundo.

A internet foi aos poucos se tornando um fator determinante para a existência dos grupos Nerds, e é hoje um de seus principais habitats. É na internet que os Nerds aprendem, crescem e se desenvolvem como Nerds, podendo ali compartilhar suas ideias sobre seus inúmeros mundos de fantasias e inovação tecnológicas do mundo real. A internet possibilitou a existência de indivíduos, grupos e sociedades Nerds tanto em grandes metrópoles quanto em pequenas cidades do interior, desde que esta, obviamente, possua acesso a internet.

A troca da vida real pela fantasia é uma característica determinante da existência Nerd, porém, nem tudo é tão fantástico assim neste mundo de fantasias. As horas excessivas assadas em frente ao compu passadas em frente ao computador fazendo uso da Internet, seja assistindo aos vídeos do Naruto, lendo o Manga do Death Note ou jogando Pokémon Stadium no emulador de Nintendo 64, trouxeram sérios problemas à saúde aos indivíduos Nerds. Os problemas mais evidentes são os de visão, postura, desenvolvimento muscular e socialização com os demais grupos que formam a sociedade.

Sendo assim, a predominância nos grupos Nerds é a de indivíduos extremamente magros ou com indícios de obesidade, ligeiramente corcundas, que utilizam óculos e possuem dificuldade para interagir com indivíduos não A dlficuldade de socialização com os demais grupos da sociedade acontece pelo fato do indivíduo Nerd idealizar o seu mundo em um imaginário tendenciosamente fantasioso, que pode ou não se tornar realidade para ele, e acaba atrapalhando ou dificultando o seu relacionamento com os demais grupos da sociedade.

A falta de contato com outros grupos faz com que o Nerd acabe convivendo apenas com Nerds, fato este, que torna o Nerd cada vez mais alienado e dependente da realidade fantástica que ele gostaria de viver. A alienação ao mundo de fantasias só é quebrada graças ao interesse do indivíduo Nerd pelas constantes inovações ecnológicas que lhe permi PAGF3ÜFd graças ao interesse do indivíduo Nerd pelas constantes inovações tecnológicas que lhe permitem ter contato real com a realidade futurista existente nos mangas e animes que tanto lhe fascinam.

O interesse por tecnologia e o consequente estudo da mesma, faz com que o Nerd seja visto como alguém com inteligência acima da média. A análise do Estereótipo não permite o estudo dos diversos porquês que levaram o indivíduo a se comportar, agir, e ser da forma como se apresenta. Sendo assim, o Estereótipo do Nerd: Jovem com dificuldade de socialização, dependente da internet, lienado a um mundo de fantasia, tímido e introvertido. Possui problemas de postura e IMC fora do padrão, fislcamente não atraente e sem companhia amorosa.

Fã da cultura japonesa, principalmente anime e mangas. possui interesse nas novas tecnologias, gadgets, jogos, redes sociais, etc. Predisposto a desenvolver uma inteligência fora dos padrões e ter seu ciclo social e virtual formado em sua maioria ou totalidade por indivíduos Nerds. O texto foi desenvolvido de acordo com a proposta do trabalho e apresenta análises por vezes superficlais e de caráter discriminatório podendo não representar a opinião do autor sobre o assunto.

Smartgrid

0

1. Introdução Na história da sociedade, a energia elétrica, desde a sua descoberta, sempre ocupou lugar de destaque, tendo em

Read More

Isenção tributária

0

RUBENS GOMES DE SOUZA Rubens Gomes de Sousa definia a incidência tributária como a situação em que o tributo era

Read More