Vigilância em saúde

Categories: Trabalhos

0

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA CURSO: NUTRIÇAO DISCIPLINA: VIGILÂNCIA EM SAÚDE ALUNA: ANGELA DO SOCORRO DE LIMA NORONHA PROFESSORA: EMANUELA RESUMO DA AULA PRÁTICA NA ZOONOSE DE SOBRAL ar 3 to view nut*ge SOBRAL – 2011 O acompanhamento do serviço em saúde da zoonose na população da cidade d Sobral no Ceará.

A missão do serviço de saúde da zoonose é de promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatlzação, capacltaç¿o, informação e o apoio técnico com avaliação em serviços de saúde endo um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir e promover a saúde e intervir nos problemas de doença decorrente do ambiente sociocultural, costumes, biológicos e na coletividade. O trabalho da zoonose está ligado ao serviço de saúde da cidade de Sobral.

Somos incluídos socialmente quando nos dispomos a utilizar e participar dos serviços disponíveis pelos comunidade, tem como apoio métodos de utilização pelos profissionais de saúde do mesmo, como: a utilização de cartazes, panfletos, jogos criativos, fantoches e dinâmicas riadas para facilitar e incentivar a escolha certa do almento consumo e a boa prática de educação alimentar, já para as gestantes o acompanhamento da alimentação durante o pré- natal e após o parto e o desenvolvimento do bebê no processo de amamentação, disponibilizando material de apoio como as conchas utilizadas pelas nutrizes durante a amamentação.

Na cidade de Sobral há muitos programas de apoio sustentados pelo governo o qual investe em estratégias para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Dentro dos programas de saúde de Sobral ferecem a suplementação de ferro e vitamina A em mulheres gestantes, pós-natal, nutrizes e crianças desnutridas. O sistema utilizado como apoio é o SISVAM que usa os méritos como peso e altura da criança para que seja inserida no programa.

Existe também o programa do leite que está dentro da DAS (Secretaria de Desenvolvimento Agrário), que é oferecido para pessoas de baixa renda. Também é utilizado mapa para que o nutricionista possa acompanham o peso e o IMC das crianças e adolescentes nas unidade PAGFarl(F3 que o nutricionista possa acompanham o peso e o IMC das rianças e adolescentes nas unidades de saúde para se chegar a um bom resultado.

O NASF (Núcleo de APOIO a Saúde da Famllia), visando apoiar a inserção da estratégia saúde da família garantindo a continuidade e integralidade da atenção, bem como sua resolubilidade que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes. Seu objetivo é a promoção da saúde e a prevenção das doenças, através de acompanhamento e atendimento em grupos nas comunidades e principalmente de pessoas portadoras de doenças como diabetes e obesidade e outros.

Já no tratamento de pessoas saudáveis, fazendo oficlnas dinâmicas que envolvem práticas de alimentação saudáveis; atendimentos domiciliares de pessoas que não podem ir até as unidades de saúde; as ações coletivas juntamente com as equipes multidisciplinares ocorrendo uma interligação entre a população e o profissional de saúde; e pro últimos as praxes, que consistem em equipes que trabalham em territorio, sendo uma prática de estudo em saúde, e assim conseguir bons resultados e qualidade de vida para a sociedade. PAGF3ÜF3

Avaliação das evoluções

0

Atividade de Avaliação a Distância Questão OI O texto em questão apresenta uma função referencial ou denotativa, pois é centrada

Read More

Ética, felicidade, renovação e perpetuidade!

0

Anhanguera Educacional ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO ÉTICA, FELICIDADE, RENOVAÇÃO E PERPETUIDADE! De acordo com as pesquisas e conceitos

Read More