Estudo dirigido biologia

Categories: Trabalhos

0

ESTUDO DIRIGIDO – NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO NA BIOLOGIA, COMPOSIÇÃO INORGÂNICA DOS SERES VIVOS E COMPOSIÇÃO ORGÂNICA (CARBOIDRATOS) – PARA 0 1 ANO DO ENSINO MEDIO- Com base na figura abaixo e conceitos correlatos, responda as questões de OI a 05 [picl Questão Ol- Dos níveis vistos acima defina: to view nut*ge (a) Organóide (b) Célula (c) Tecido (d) órgão (e)Sistema (f)População (g)Comunidade (h)Ecossistema (i) Biosfera 08- Um vírus, apesar de ser o único ser acelulado, pode ser considerado vida.

Por que tal afirmação está correta segundo preceitos biológicos? Questão 09- Por que razão a célula é considerada a unidade fundamental da vida? Questão 10- Considerando a figura abaixo responda; [pic] Coagulação Sanguinea A qual(is) característica (s) da vida a figura acima evidencia. Justifique sua resposta com base em conceitos biológicos. Questão 11- Como se diferenciam substâncias inorgânicas de substâncias orgânicas que formam os seres vivos?

Dê 5 exemplos de cada uma desta categorias bioqu(rmcas. Questão 12- Com base na fi ura abaixo responda; 15 Quais são as características bioquímicas de cada uma destas classificações? Questão 16- Dê exemplo de 4 situações onde se observam os sais insolúveis ou imobilizados. Questão 17- Cite 6 exemplos de sais mobilizados (ou soluvéis, ou ionizáveis) e suas respectivas funções no metabolismo.

Questão 18- Associe um sal a cada uma das funções metabólicas vistas abaixo; a) Transporte de oxigênio e gás carbônico na corrente sanguínea b) Contração muscular c) Condução do impulso nervoso d) Controle de entrada e saída de água nas células (osmose) e) Fotossíntese f) Formação de moléculas energéticas (ATP) g) Proteção antioxidante (contra radicais livres) ) Coagulação sanguínea Questão 1 g- “Os seres vivos são formados por polímeros orgânicos complexos sendo que cada forma de vida sintetiza seus polímeros de acordo com suas características próprias e codificação genética.

No entanto as peças que formam tais polímeros (monômeros) são universais e, portanto, comuns a todos os seres bióticos. Como ocorre a relação entre os seres vivos para obter tais monômeros e sintetizar os seus polímeros próprios. Questão 20- Com base na questão anterior, cite exemplos de polímeros e respectivos monômeros que compõe os seres vivos. Questão 21- Descreva 2 funçóes essenciais dos açúcares ou carboidratos nos seres vivos. Questão 22- Por que se afirma que os carboidratos são a fonte primária de energia dos seres vivos em geral?

Questão 23- De acordo com a estrutura monomérica, oligomérica e polimérica; como são classificados os carboidratos? Dê 3 exemplos (no mínimo) de cada uma destas categorias de açúcares. Questão 24- Quais são e qual é a im ortância primordial das pentoses na formação de nos PAGF 15 24- Quais são e qual é a importância primordial das pentoses na formação de componentes nos seres vivos? Qual é a diferença uímica entre os monossacarídeos pentoses e hexoses? Questão 25- Qual é o carboidrato de reserva dos animais e das plantas?

Como são classificados tais carboidratos? Questão 26- Os diabéticos devem ter uma severa restrição no consumo de monossacarídeos e dissacarídeos. Qual é o fator fisiológico deficiente nestes pacientes? Como deve ocorrer o suprimento dietético nestes indivíduos para que não falte açúcar no seu organismo? Questão 27- Qual é o polissacarídeo que forma a parede celular em plantas? Por que razão os humanos não conseguem digerir e aproveitar diretamente estes carboidratos em sua nutrição?

Qual é o papel fisiológico destes açúcares para a manutenção da saúde em nossa espécie? ESTUDO DIRIGIDO DE BIOLOGIA – III M ETAPHYTA (PLANTAE) 1 . Cite cinco características comuns a todas as plantas. 2. Faça um desenho esquemático de uma alga, comparando-a com uma briófita. 3. Cite duas utilidades econômicas fornecidas ao homem pelas clorófitas, rodófitas e feófitas. 4. Quais características reúnem as briófitas e as pteridófitas entre os vegetais intermediários? por que as algas são chamadas de vegetais inferiores? 5.

Como se dá a reprodução entre as briófitas e entre as pteridófitas? 6. Defina feto, xaxim e feto arborescente. 7. Por que podemos dizer is intermediários não entre os vegetais superiores? 9. Faça uma tabela comparativa entre gimnospermas e angiospermas, destacando: a) forma do vegetal; b) presença de flores, frutos e sementes; c) forma de polinização mais comum, d) importância econômica. 10. por que as gimnospermas são consideradas os maiores seres vivos do planeta? 1 1 . Aponte cinco diferenças básicas entre uma monocotiledônea e uma dicotiledônea. 2. Faça um desenho esquemático de uma flor típica de dicotiledônea, com legenda. 13. Cite dez monocotiledôneas com valor comercial ou conômco importante. 14. Comente a importância dos créditos de carbono para a vida na terra. 15. Elabore um quadro comparativo com 10 (dez) e 10 (dez) hortaliças, descrevendo as principais vitaminas e quais os pigmentos encontrados. REINO METAZOA (ANIMALIA) 1 . Elabore um quadro com características comuns a todos os animais que os diferencie dos vegetais. 2.

Cite os 9 principais filos do reino Metazoa, em ordem crescente de complexidade biológica (para esta pergunta não considere o filo Protochordata). 3. Por que, embora sem tecidos ou órgãos definidos, os poríferos são considerados animais? 4. Faça um esquema com legenda mostrando como a água do mar entra e sai de uma esponja. E quais as células responsáveis por este fenômeno? 5. Por que os celenterados são mais evoluídos do que as esponjas? 6. Monte uma tabela comparativa entre os cifozoários, hidrozoários e antozoários. 7. ? possível uma pessoa morrer caso seja abordada por uma caravela ou água-viva gigante. 8. Cite três características latelmintos e exceção dentro do grupo dos platelmintos? 10. Explique o ciclo biológico de dois platelmintos que são parasitas do homem. 11. Qual a pnncipal diferença entre um platelminto e um asquelminto? 12. Explique o ciclo biológico dos asquelmintos oxiúro, lombriga (áscaris) e filária (Wuchereria bancrofti) e como eles parasitam os seres humanos/ 13. Quais diferenças básicas apresentam os anelídeos em relação aos vermes? 4. Explique como se dá a reprodução entre os oligoquetas Pheretia hawaiana (minhoca). 15. Explique por que os artrópodos são considerados um dos grupos mais importantes entre os invertebrados. Cite 5 exemplos. 16. Monte uma tabela comparativa entre os insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodos e diplópodos, abordando os itens: a) número de asas; b) número de antenas; c) número de patas; ) divisão do corpo; e) respiração; f) habitat típico; g) forma de alimentação. 17. Cite três características comuns aos moluscos.

E quais são marinhos e de égua doce? 18. Diferencie morfologicamente um pelecípodo de um gastrópodo e de um cefalópodo. 19. Qual novidade evolutiva está presente entre os equinodermas? onde eles são mais comuns? 20. Explique os termos: simetria bilateral e simetria radial. Dê exemplos 21 . Diferencie morfologicamente um ofiuróide de um equinóide, crinóide, asteróide e de um holoturóide. 22. Por que o anfioxo é considerado um protocordado e não um cordado? Qual a principal diferença entre esses dois grupos de animais? 23.

Diferencie um condrícteo de um osteícteo em, pelo menos, três características morfo-fisioló icas cite 4 exemplos de cada grupo. anfíbios recebem este nome, Cite 5 exemplos? 25. Diferencie um urodelo de um anuro. 26. Descreva três características básicas de um réptil. Cite 5 destes animais. 27. Monte uma tabela comparativa da morfologia entre as classes de répteis: ofídeos, quelônios e sáurios. 28. Como se diferencia uma cobra peçonhenta de uma nao- peçonhenta, cite quatro espécies peçonhentas e quatro não peçonhentas? 29. O que se entende por glândula nictitante das aves? 0. Explique por que algumas aves não voam e como são chamadas. 31 . Qual característica os beija-flores apresentam que os diferenciam dos demais grupos de aves? E por que ele paira no 32. Qual a vantagem evolutiva das aves em nao excretarem na forma sólida? 33. Cite quatro características comuns a todos os mamíferos. Cite 10 exemplos 34. Diferencie um carnívoro de um herbívoro. Dê 5 exemplos de cada grupo. 35. Descreva morfologicamente o sistema dlgestório de um ruminante (exemplo, boi)? 36. Diferencie comportamento nato e comportamento aprendido entre mamíferos. . Justifique a existência de certo grau de inteligência e raciocínio entre os golfinhos. 38. Você acha que os primatas um dia perderão o dente canino? Faça um breve comentário sobre isto. 39. Elabore um quadro comparativo, descrevendo a morfologia, sistema reprodutor, sistema digestório, sistema excretor, sistema respiratório, sistema locomotor e sistema nervoso de anfíbios, repteis aves, peixes e mamíferos. 40. Descreva a morfologia e fisiologia do coração, fígado, rins, estomago e pâncreas dos mamíferos.. DIRIGIDO DE BIOLOGIA -II REINO PROTISTA 1 .

Cite três características comuns a todos os protistas. . por que os protozoános são o grupo mais conhecido entre os protistas? 3. Diferencie um sarcodineo de um ciliado e de um esporozoário. 4. Cite e explique duas doenças causadas por flagelados. 5. Explique por que os esporozoários são considerados os protozoários verdadeiramente parasitas? 6. Dentre os protistas, quais grupos são autotróficos? Por quê? 7. Cite a importância das algas douradas (crisoficeas) para o homem. 9. Descreva as bactérias comensais e quals seus habltats? 10.

Elabore um quadro comparativo entre bactérias sexualmente transmissíveis, citando forma de contagio, prevenção e tratamento. 11 . Desenhe as formas mais comuns das bactérias. 12. O que ocorre quando uma bactéria se associa com um fungo? Comente sua resposta. 13. Descreva a forma de contagio e a evolução das bactérias que atacam os dentes. 14. Existe alguma dlferença entre bactérias anaeróbias e aeróbias? Em caso positivo descreva estas diferenças. 1 Elabore um quadro comparativo, descrevendo a reprodução, forma de contagio e prevenção de bactérias. REINO FUNGI 1 .

Cite duas caracter[sticas existentes nos fungos e que são encontradas entre os vegetais e duas caracteristicas existentes nos fungos que são encontradas entre os animais. 2. Explique como ocorre a reprodução típica de fungos. 3. por que os fungos apresentam perigo para o homem? 4. Faça uma tabela comparativa entre as três classes de fungos (ascomicetos, ficomicetos e basidiomicetos), citando: a) forma do corpo; b) estrutura reprodutiva; c) importância econômica. 5. Cite três basidiomicetos e dois ascomicetos economicame reprodutiva; c) importância econômica. . Cite três basidiomicetos e dois ascomicetos economicamente importantes para o homem. 5. Cite algumas toxinas de fungos que podem ser alucnógenas ou tóxicas para o homem. 7. Explique por que os mixomicetos são enquadrados entre os rotistas, embora muitos autores os classifiquem como fungos. 8. Descreva a importância dos fungos comestíveis e industrializados. g. Qual a relação que existe entre os fungos e a penicilina? Pesquise de como foi descoberto este medicamento e para que serve? 10. Descreva a utilização dos levedos nas industrias de alimentos..

QUESTÕES ORIENTADORAS Disciplina: FISIOLOGIA DE MEMBRANAS [PiC] Membrana Celular – BMB 113 – 2003 1 . Discuta as características dos fosfolipídeos que levam a formação e estabilidade da bicamada lipídica. 2. Quais os mecanismos envolvidos na estabilldade de proteinas de membrana na bicamada lipídica? 3. Como é posslVel, conhecendo-se a sequência de aminoácidos de uma proteina, inferir sobre que trechos da molécula são provavelmente os envolvidos na sua fixação na bicamada lipídica. passivo e transporte ativo com base no conceito de energia livre. . Difusão e migração são duas formas distintas de transporte passivo. Procure caracterizar cada uma delas e mostrar as diferenças entre elas. 3. A difusão é um fenômeno probabilístico, não havendo uma força física (que possa ser medida em Newton ou dina) agindo sobre cada uma das moléculas na difusão. Como você entende isto? 4. O que você entende por permeabilidade de uma embrana? Quais são as variáveis que deteminam a permeabilidade de uma membrana a uma determinada substância. 5.

Existe uma relação entre permeabilidade da membrana celular e peso molecular para diferentes solutos. Discuta esta dependência com base nos conhecimentos discutidos em classe. 6. Existe uma relação entre permeabilidade da membrana celular e coeficiente de partição de diferentes solutos. Discuta esta dependência com base nos conhecimentos discutidos em classe. 7. Faça uma análise comparativa entre as duas dependências mencionadas nas questões 5 e 6. 8. Escreva a equação da dlfusão e analise cada um dos seus lementos.

Como entram a natureza da membrana e do soluto nesta equação? g. Difusão e movimento Browniano tem muita coisa em comum. Defina cada um destes conceitos e os relacione com “random walk”. Eletrogênese 1 . Soluções de NaCl com concentrações de 0. 1 M e 0. 01 M banham os lados 1 e 2, respectivamente, de diferentes membranas. Observam-se diferenças de potencial elétrico através das membranas logo após o contato com as soluções, com os seguintes valores de V2-V1: a) O mv, b) 60 mv, c) -60 mv, d) 30 mv, e) -15 mv. Sugira as características de cada membrana que expliqu

Sistematizaçao da assistencia de enfermagem

0

FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL EM GESTANTES RESUMO ±amViewer npvl nonbITKe sxoaa s saujy yveTFyto sanvu:b 303H11K_na OLLJ116Ka. noETopVITe nonblTKY. noETopVITb nonbITKy

Read More

Acepção de pessoas

0

Título do TCD. Acepção de pessoas Disciplina: antropologia cultural polo: capilaridade global Aluno: Mirian Tema: As conseqüências da escravidão no

Read More