Fundições

Categories: Trabalhos

0

AVALIAÇÃO QUA ITATIVA DE RISCOS QUÍMICOS O RIENTAÇOES AVALIAÇAO QUALITATIVA DE RISCOS QUIMICOS BASICAS PARA O CONTROLE DA EXPOSIÇAO A PRODUTOS QUÍMICOS EM FUNDIÇÕES AVALIAÇ Ão QUALI A IVA DE RISCOS QUÍMICOS BÁSICAS PAR A O CONTROLE DA EXPOSIÇÃO A PRODUTOS orgi presidente da Repú a tc view Emprego Carlos Lupi stro do Trabalho e FUNDACENTRO presidente Eduardo de Azeredo costa Diretor Executivo substituto Hilbert Pfaltzgraff Ferreira Diretor Técnico Jófilo Moreira Lima Júnior Diretor de Administração e Finanças Hilbert Pfaltzgraff Ferreira Marcela Gerardo Ribeiro Walter dos Reis Pedreira Filho Elena

Ellsabeth Riederer Coordenação de Higiene do Trabalho (Fundacentro – Centro Técnico Nacional – CTN/SP) AVALIAÇ Ão QUALITATIVA DE RISCOS QUÍMICOS Riederer. – São Paulo : Fundacentro, 2011. 123456789093 p. : il. color. ; 23 cm. 12345678901SBN 978-85-98117-60-7 12345578901 Fundições – Segurança química – Risco profissional. l. Pedreira Filho, Walter dos Reis. II. Riederer, Elena Elisabeth. III. Tltulo. CIS xerf ASC ‘i’hai CDU 621. 74:613. 32 CIS – Classificação do “Centre International d’lnformations de Sécurité et d’Hygiene du Travail” CDU – Classificação Decimal Universal Ficha Técnica Coordenação editorial: Glaucia Fernandes Revisão de textos: Karina Penariol Sanches; Walquíria Schaffer (estagiária) projeto gráfico miolo e criação da capa: Marila G. Destro Apolinário AGRADECIMENTOS Arline Arcuri Berenice Goelzer Carlos Sérgio da Silva Francisco Kulcsar Luis Renato Balbao de Andrade Luiza Maria Nunes Cardoso Neli Pires Magnanelli Publicação resultante do desenvolvimento do Projeto 44. 1. 037: projeto-piloto para implementação do International Chemical Control Toolkit. O método para classificação de perigo dos agentes químicos pelas frases R e para identificação das edidas de controle de exposição aos mesmos, descrito nesta publicação, é totalmente baseado na abordagem pragmática ICCT (International Chemical Control Toolkit), resultante da colaboração entre a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a IOHA (International Occupational Hygiene Association) e o HSE (Health and Safety Executive, UK). ?NDICE Parte 1. Controle da exposição a agentes químicos A P R ES E N TACÃO POR ONDE COMEC AR OS PRO COSO INVENTÁRIOD 18 18 20 22 24 25 27 28 30 32 32 32 33 35 CONHECER CONSTRUINDO parte 2. A metodologia passo a passo A P R E S E N TA Ç Ã O DO MÉTODO D O FATOR DERISCO UTILIZ ADA NOA M BIENTE ETAPAI-ALOCAÇAO ETAPA2-QIJANTlDADEETAPA3 ENCONTRARAMEDIDADECON DA S MEDIDA S DE CONTROLE ETAPAS-IMPLEMENTAÇÃOO QUE M AIS DE VE SER FEITO?

ROLECORRETA Anexo 1. Relaçao das Frases R e S FRAS ES R PARA SUBSTÂNCIAS PERI G OSAS DE FR ASES COMBINAÇÃO FR AS E S S PARASUBSTÂNCIASPERIGOSAS DE FR ASES COMBINAÇÃO LINKS LINKS EM PORTUGUÊS EM INGL PAGF gl FICHA A CHA DE CONTROLE 1 – FU MOS METÁLICOS: DAFUNDIÇÃODASLIGASMETALICA SAOVAZAMENTODOSMOLDESEFUMOS:FABRIC AÇÃO DOMO LDEEDO M POEIRA’ 4 – POEIR A: 5 – A 5 – POEIRA

DE CONTROLE DE CONTROLE DE CONTROLE DE CONTROLE J ATEAMENTODEPEÇASFUNDIDAS REBARBAÇÃO DA S PEÇ AS FUNDIDAS DE PEÇ AS FUNDIDA S EG ASE S: LIM REZADO SIS T EMAD EV EN TIL AÇ AO LO CAL EX AUSTOR A SISTEM A DE VENTIL AÇÃO LOCA 7 – CARACTERÍSTICAS DO EXA USTO RA/(SV PANHA MENTO MÉDICO R ECOMENDAÇÕES BIFOR M AÇÕES E)8-ACOM AOS TR ABALHADORES ADICIONAIS PAGFd gl aumento de motivação e produtividade e diminui o absenteísmo devido a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Esta publicação tem como objetivos: C]) Ajudar as empresas a aperfeiçoar as suas p áticas com respeito à armazenagem, ao anuseio e à identificação de produtos químicos; Ajudar a identificar as suas deficiências e resolver os problemas em seu estágio inicial; Auxiliar os profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) a selecionar medidas de controle adequadas para o manuseio e a utilização de produtos químicos em fundições.

DC] Fornecer orientação fácil e detalhada para controlar os riscos à saúde do trabalhador causados pela exposição indevida aos produtos químicos. A adoção de estratéglas de controle preventivas auxllia as empresas a cumprirem com suas obrigações legais. No entanto, vale ressaltar que a implementação das medidas aqui descritas não substitui a implementação dos preceitos requeridos pela legislação nacional. As informações aqui contidas não substituem aquelas já existentes e aplicadas pelo departamento de SST da empresa.

Este material visa, entretanto, fornecer, de maneira direta e simplificada, orientações que facilitem a adoção de medidas de controle, quando necessárias. Esta publicação encontra-se dividida em 2 partes principais e 5 anexos, conforme descrito abaixo: Parte 1 . Controle da exposição a agentes químicos Parte 2. Avaliação qualitativa da exposição a agentes químicos Anexo 1 Relação de frases Re S Anexo 2. Pictogramas para rotulagem de produtos químicos Anexo 3. Questionário de verificação Anexo 4.

Fichas de controle Anexo 5. Orientações adicionais para o trabalho em fundições 9 O método para aval controle Anexo 5. Orientações adicionais para o trabalho em fundições O método para avaliação qualitativa de riscos químicos, apresentado nesta publicação, é totalmente baseado na abordagem pragmática ICCT (International Chemical Control Toolkit), resultante da colaboração entre a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a IOHA (International Occupational Hygiene Association) e o HSE (Health and Safety Executive, CJK).

Desde que a OIT e a OMS vêm promovendo a utilização desta e de outras abordagens pragmáticas para prevenção e controle da exposição ocupacional a agentes químicos, várias instituições têm reportado sua implementação em empresas de diferentes portes, de diferentes setores e em diversos países. POR ONDE COMEÇAR Muitos são os obstáculos ao se iniciar a implementação de medidas para controle dos agentes químicos no ambiente de trabalho. or essa razão, muitas vezes este processo é ignorado.

Dentre os principais obstáculos identificados, pode-se citar: CC] Insuficiente conscientização de empregadores e empregados; Falta de procedimentos documentados e organizados de maneira sistemática; CC] Rotulagem inapropriada ou inexistente dos produtos químicos; CO Falta de informação adequada sobre qualidade, quantidade e toxicidade dos produtos em uso; CC] Falta de treinamento apropriado; CIE] Recursos humanos e financeiros escassos; C]C] Dificuldade ao acesso de informações. ara dar inicio à implementação de medidas para controle os agentes químicos no ambiente de trabalho, é preciso: CII) Conhecer as propriedades físico- uimicas de todos os agentes químicos armazenados e mpresa; Conhecer as químicos armazenados e utilizados na empresa; DO Conhecer as quantidades frequentemente utilizadas; CIO Calcular as quantidades realmente utilizadas no processo produtivo; CIO Avaliar as quantidades perdidas elou desperdiçadas; Identificar situações em que a utilização da substância tenha potencial para causar danos à saúde do trabalhador; Identificar se há alternativa de substituição de produtos lassificados como muito tóxicos por produtos menos tóxicos; Identificar meios de utilizar os produtos qu[micos de modo mais eficiente e seguro; CID Monitorar a implementação de ações para melhoria continua das condições de SST da empresa; e Quantificar os resultados alcançados. 0 OS PRODUTOS QUÍMICOS Esta é a primeira etapa para a criação de um processo sistemático para implementação de medidas de controle dos agentes químicos no ambiente de trabalho. para identificar todas as situações de perigo na empresa, deve-se analisar desde a estocagem dos produtos, sua utilização no processo, té o descarte de material. Uma maneira prática de identificar tais situações é seguir o “fluxo” dos produtos químicos dentro da empresa: aquisição, recebimento/entrega, armazenagem, manuseio, processamento e descarte. Para tanto, deve-se programar “passeios exploratórios” pelos diversos setores da empresa, durante diferentes dias e horários da semana e em diferentes semanas.

Durante tais passeios, devem-se analisar as atividades dos trabalhadores e as condições de utilização dos produtos químicos, procurando observar, por exemplo: Se há desperdício ou perda de material. Há algum registro das quantidades utilizadas para cada roduto químico presente no proces PAGF 7 gl algum registro das quantidades utilizadas para cada produto químico presente no processo? A etapa de pesagem é eficiente? Há derramamento? Quais as principais causas de perdas e derramamentos? C]C] Se a maneira como os produtos são armazenados, manuseados e transportados representam riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores. É possível melhorar a qualidade das ferramentas de trabalho e de transporte? ? possível manter a área de trabalho desobstruída? CID Se há ormação de nuvens de poeiras durante a transferência ou a pesagem de material sólido. DC] Se há recipientes mal vedados ou deixados abertos. Verificam-se emissões fugitivas em função de vedação inadequada ou ausência de exaustão? É possível melhorar a vedação dos recpientes mal vedados? C]CI Se há embalagens danificadas, não rotuladas ou reutilizadas. Se há situações em que os trabalhadores “criam” seus próprios EPIS, como, por exemplo, toalhas ao redor da face. Os EPIS fornecidos são realmente adequados ao trabalho? Os trabalhadores receberam treinamento adequado para utilizar e onservar seus EPIs?

CII) Se as condições de ventilação (natural e artificial) e temperatura estão adequadas. Se as condições de limpeza e organização nos departamentos, onde há altos indlces de absenteísmo por motivo médico, estão adequadas. Os trabalhadores reclamam de mal-estar constantemente? As substâncias utilizadas estão causando danos ao meio ambiente e aos trabalhadores? É possível substituir a substância em questão? DC] Se há registro dos locais onde ocorreram incidentes no passado. Qual a qualidade desses registros? Quais foram as causas e as soluções adotadas? Faça uma ficha descritiva como à da figura abaixo, a foram as causas e as soluções adotadas?

Faça uma ficha descritiva como à da figura abaixo, anotando o que foi observado. Área Departamento Acesso ao local Área restrita, controle de acesso etc. Condições do ambiente Ventilação geral, ventilação exaustora, temperatura etc. Condições de higiene, limpeza e manutenção do local Limpeza do local, frequência e método de limpeza, descarte etc. Condições de estocagem e transporte dos produtos químicos Umidade, temperatura, intempéries, equipamentos de transporte, pesagem, vedação etc. Condições de manuseio dos produtos químicos Rotulagem, pesagem, transferência, descarte etc. Utilizaçao de EPI Há necessidade, utiliza-se corretamente etc.

Figura 1 Ficha descritiva: utilização de produtos químicos Esta ficha descritiva é um dos elementos necessários para a criação de um processo sistemático para implementação de medldas de controle dos agentes químicos no ambiente de trabalho. Além de reportar dados oriundos da observação, os trabalhadores envolvidos nas atividades descritas devem relatar o seu dia a dia. Os resultados obtidos devem ser divulgados a odos que, de alguma maneira estão envolvidos com o tema SST dentro da empresa (t nheiros de segurança, inventário dos mesmos. Para criar um inventário, inicialmente é preciso saber quais informações sobre os produtos químicos utilizados a empresa tem à disposição.

Lembrar que devem ser discriminados TODOS os produtos químicos existentes e/ ou gerados dentro da empresa, tais como: OC] Matéria-prima; Preparações especiais; Vapores emanados durante o manuseio e a preparação de produtos; OC] Fumos, poeiras, névoas gerados durante as atividades/processos; DC] Substâncias oadjuvantes (catalisadores, corantes, tintas, adesivos, secantes etc. ); DC] Substâncias utilizadas na limpeza dos equipamentos e do local de trabalho (resíduos); e Produto final. 12 para cada agente químico identificado, preencher uma ficha como a da figura abaixo: Item Numerar por departamento FISPQ Nome comercial Disponível no rótulo da embalagem ou no boletim técnico do produto Substância(s) Composição química Número(s) CAS Identificação da substância Quantidade requerida/gerada no processo Quantidade tecnicamente re uerida ou gerada no processo

Lei seca

0

[picl CURSO DE DIREITO COORDENAÇÃO DE PESQU SA AAP ICABILIDADE DA LEI DE CRIMES HEDIONDOS VANESSA CRISTINE BARCELOS DE SOUZA[I],

Read More

Conceito velocidade instantanea

0

Velocidade Instantânea DANIEL DE ARAUJO CABRAL. GEORGES LUIS BRITO PINHEIRO, FÉLIX FERREIRA NETO, RAFAEL RIQUE COSTA ANDROCHESKI IESAM-lnstituto de Estudos

Read More