Gestão ambiental

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO gestão ambiental edilson pacheco andrade pecuaria Cacoal 18-05-2011 pecuária or6 Trabalho apresentad o to view – Universidade Norte Ambientale desenvol ental da UNOPAR ina Educação noma e responsabilidade socioambiental,Poluiçào do solo,atmosfera e águas continentais e Sistema de Gestão Ambiental Prof. Leliane,Jamile,Willian e Rosimeire 2011-05-19 Pecuária Cacoal possui um dos maiores rebanhos do estado, sendo de grande importância para a economia agropecuária.

A pecuária com rebanho se destaca tanto no rebanho de corte e leiteiro endo responsável pela instalação de frigorificos e laticínios que oferecem emprego e renda para centenas de pessoas chegou a 90 mil litros diários. Isso é resultado de produtores organizados em dezenas de associações de trabalhadores rurais e de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural que trabalha de forma planejada e organizada seguindo as orientações e assessoria da Secretaria Municipal de Agricultura.

O município já foi considerado o maior produtor do Estado. Confirmando sua vocação como centro de produção de alimentos, o município concentra o terceiro maior plantel de gado ovino (leite e corte) do Estado. Estudo mostra que, além da pecuária estar presente em todos os municípios onde há derrubada de floresta, a maior concentração do rebanho está justamente nas regiões com mais de da área desmatada. Éo caso dos municípios de Jaru e Cacoal, localizados na região central de Rondônia, principal bacia leiteira da Amazônia.

A concentração de cabeças de gado nos municípios dessa região de Rondônia supera a de Estados como Santa Catarina e é encontrada em poucas partes do Rio Grande do Sul, por exemplo. Existem de 100 a 297 cabeças de gado por km2 de área municipal, de acordo com o IBGE. Não por menos, Rondônia movimentou US 197,532 mllhbes com o comércio de carne bovina para o exterior no primeiro semestre do ano passado, o que fez do Estado o quarto maior exportador do produto no Brasil.

As atividades agropecuárias são muito importantes para a humanidade, pois estão diretamente relacionadas à produção de alimentos, assim, são geradoras de inúmeros impactos ambientais positivos, c à produção de alimentos, assim, são geradoras de inúmeros impactos ambientais positivos, como, por exemplo, esenvolvimento regional e por ser a principal setor economico do estado.

No entanto, existem impactos ambientais negativos decorrentes destas atividades, como a contaminação química por defensivos agrícolas, desmatamento, perda de biodiversidade, etc. Contudo um dos impactos ambientais negativos mais relevantes, não só da pecuaria, como também da agricultura, é a perda de solo, através da erosão. O processo erosivo provoca a degradação do solo, principalmente da sua camada orgânica, que também é a sua camada fértll, aumentando a necessidade de fertilização, que pode acarretar em poluição dos lençóis freáticos.

A degradação dos solos pode ser considerada um dos mais importantes problemas ambientais das atividades agropecuárias nos dias atuais, resultando principalmente de práticas inadequadas de manejo agrícola e da pecuária. É um fato claro que na agropécuaria intensiva ocorre ? substituição da cobertura de vegetação natural de grandes áreas, e muitas vezes são feito o uso e o manejo inadequados do solo destas áreas antropizadas, e disso usualmente se origina o processo de degradação do solo e consequentemente dos ecursos hídricos.

Dentre os impactos negativos da agropecuária pode se destacar: a eliminação elou redução da fauna e flora nativas, como consequência do desmatamento de áreas para o cultivo de pastagens; o aumento da degradação e perdas de nutrientes dos PAGF3rl(F6 desmatamento de áreas para o cultivo de pastagens; o aumento da degradação e perdas de nutrientes dos solos, em especial devido ao pisoteio intensivo e à utilização do fogo , a contaminação dos produtos de origem animal, devido ao uso inadequado de produtos veterinários para o tratamento e enfermidades dos animais e de agrotóxicos e fertilizantes químicos nas pastagens;a redução na capacidade de infiltração da água no solo devido à compactação a degradação da vegetação e compactação dos solos, especialmente expressiva no caso de superpastoreio;o gado tambem produz uma gás que é liberado por ele que é o metado que acaba se acumulando na atmosfera destruindo assim a nossa camada de ozónio a contaminação das fontes d’ água e assoreamento dos recursos hídricos, através da carga de nutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio do esterco), ormônios, metais pesados e patógenos carregados para o leito dos rios pela lixiviação do solo. A agropecuária, na sua atual maneira de manejo, se insere como ramo de atividade potencialmente impactante, conforme Resolução do CONAMA, em virtude dos residuos orgânicos e químicos produzidos.

Não não podem ser desconsiderados os efeitos das diversas tarefas relacionadas, como o material de limpeza utilizado em galpões, as embalagens de agrotóxicos e fertilizantes e sua destinação, as sementes tratadas, os resíduos de medicação veterinária e o próprio manejo direto do homem o trato com os animais. Para reduzir esse impacto, não é necessário parar a PAGF do homem no trato com os animais. Para reduzir esse impacto, não é necessário parar a produção, apenas racionalizar o uso da terra segundo as suas características e aptidões. O Planejamento Rural pode trazer uma série de benefícios econômicos ao produtor, por exemplo, a diminuição dos custos com fertilizantes e reformas de terra, a não-geração de um passivo ambiental , ou seja, a produção pode ficar mais fácil e mais barata.

Hoje em dia já debatemos com vários rodutos homeopaticos e “venenos”orgânicos pra reduzir o maximo possivel o impactos gerados, faltando apenas os produtores ter conhecimentos deles sendo muito mais facil fazer uma preservação diariamente com menor custo do que do outro jeito utilizados em grandes contidades que a maioria das vezes além de não fazer o devido efeitos que deveria ainda vai pro solo contaminando. Um dos maiores impactos da pecuária e que não podemos deixar de falar é o desmatamento que cresçe cada vez em nosso estado. Pensando nisso os ambientalista já criaram um processo que ameniza esse problema que é o que a implantação e sistemas agrosilvopastoris aumentam o potencial de uso sustentável da terra.

Esse crescimento da potencialidade do solo se dá, segundo a pesquisa, pelo melhoramento do solo com a renovação de nutrientes através do plantio de árvores, mas também pela diversificação da produção e pela associação entre plantas e animais. A implantação do sistema, conforme trata o estudo, pode trazer ganho de renda para o produto, na ma implantação do sistema, conforme trata o estudo, pode trazer ganho de renda para o produto, na manutenção da boa qualidade da terra e da facilidade de associação de gricultura e pecuána no mesmo terreno. Há também questões socio-econômicas e ecológicas que podem causar prejuízos com a derrubada de florestas. Na implantação inicial do sistema agrosilvopastoril foram combinadas quatro espécies florestais, duas culturas anuais e uma forrageira.

De um modo geral, os resultados obtidos obtidos indicam que, do ponto de vista das medidas de produção e de Impacto ambiental, o sistema arosllvopastoril se mostrou como uma alternativa de uso da terra que apresenta resultados intermediários entre o uso da terra como pastagem extensiva e a manutenção da floresta. O pesquisador defende a evolução do modelo extensivo para outro mais sustentável: o dos sistemas agrosilvopastoris, que facilitam a respiração do solo, pelo favorecimento à atividade microbiológica de decomposição de matéria orgânica. O tipo de cobertura vegetal da superfície do solo também interfere na produção de biomassa vegetal. Referências Biográficas * http://www. portaldoagronegocio. com. br/conteudo. php? id 4996 * vvww. scribd. com/… /Diagnostico-da-Pecuaria-em-Rondonia crise-35388n. aspx * v. n. hlw. paginarural. com. br/… /agrosilvopastoril-e-opca0-para- solo-ferti

Fdd – feature drive development

0

uUNIVERSlDADE TIRADENTES – UNIT ADAUTO CAVALCANTE ALISSON BUSS DAVYS DE UVEIRA SOUZA BARBOSA WILLIANY WILSON WILLIAN ALVES DA MOTA FEATURE

Read More

Administraçao – estudo de caso da cvrd

0

Estudo de Caso: CVRD 1) Argumentos a favor. má administração enquanto estatal, com poder centralizado em administradores de topo, interesses

Read More