Gestão – grupo x equipe

Categories: Trabalhos

0

Grupo X Equipe GRUPO E EQUIPE. Existe diferença? Sim. para facilitar irei começar com a definição do que é um grupo e uma equipe. No grupo todos trabalham voltados para os mesmos objetivos e têm seus papéis e funções definidos. Não obstante, os resultados ficam aquém do esperado. por que será? .A realidade é a segui pensa porque as pes forma politica sem di alguns falam, mas de É também cada um p OFS Ripe nent page to o que o outro am ou falam de sarn. Às vezes sem habilidade. ciativa de ajudar o outro. Aliás, existem muitas divergências relacionadas a roblemas do trabalho e também diferenças de valores pessoais. Em alguns casos essas divergências e problemas de relacionamentos são manifestados, nos outros casos são mascaradas por razões políticas. Há muito fingimento, faz-se de conta que está tudo bem. Você deve me perguntar, e os Líderes? Estes, para se diferenciarem e se afirmarem, mantêm-se distantes, aparecem somente para dar ordens.

Ninguém tem a liberdade nem o clima para dizer o que pensa dos colegas e multo menos dos chefes. Já estes falam, às vezes, de forma muito ranca e rude, e ninguém nesse ambiente toma a iniciativa para saber como é visto. Pelo contrário, todos são muito defensivos e -lal Studia Sintetizando: Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os beneficios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons.

No entanto este grupo não é uma equipe. “TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE” Na equipe as coisas são um tanto diferentes. Além de ter os seus membros voltados para os mesmos objetivos com papéis funções bem definidas, possui uma série de fatores positivos que a distinguem do grupo e garantem a obtenção de excelentes resultados com muita sinergia e criatividade. Por que será? Na equipe existe uma transparência muito grande entre todos. Ninguém esconde o jogo.

Cada um sabe o que o outro pensa e sente sobre os assuntos do trabalho, mas tudo de forma muito construtiva! Além disso, o nível de mutua colaboração é ótimo, trabalham realmente em um time. Cada um pode contar com o outro que espontaneamente e prazerosamente se dispõe a dar o poio e ajuda quando necessário. Nesse ambiente tão bom não quer dizer que não existam conflitos, eles fazem parte do relacionamento humano e se tornam até fator de crescimento se forem trabalhados através do debate conduzido da maneira certa e na hora certa. ? isto que acontece na equipe, as lideranças não são distantes, atuam próximas e em conjunto com todos os seus membros que participam ativamente numa rica interação entre todos, favorecendo assim a criatividade e aumentando o comprometimento mutuo. Os lideres são suficientemente seguros para não se sentirem meaçados pelas idéias de valor que venham de baixo. Ninguém pretende sobressair-se isoladamente. Os resultados é que se destacam como em um bom time de futebol, a equipe toda vibra com o gol do colega porque o time todo sai ganhando.

Em função de tudo isso, existe a prática constante do Feedback que é dado de forma transparente, e sobretudo construtiva, com a receptividade de todos. Líderes e liderados dao e recebem Feedback, mas se o relacionamento é muito bom dentro da equipe que é muito unida, isto não a torna fechada na interação om as outras equipes e áreas da empresa, pelo contrário, a empresa funciona como um time, como já foi visto, com grande colaboração entre equipes e áreas. A comunicação entre todos é ótima e o que é básico, as pessoas se constituem no valor mais importante.

Elas se conhecem e se sentem mais profundamente, havendo então muita empatia. Isto aumenta a compreensão mútua e evita os preconceitos e julgamentos superficiais indevidos, assim fica evidente que na equipe, a partir da ótima interação existente, a criatividade, a qualidade e a produtividade são grandes e todos lucram: empresa tem muito mais resultados e os seus membros são muito mais felizes e tem muito mais qualidade de vida no trabalho, o lugar onde se passa a maior parte do tempo acordado. Trabalhar efetivamente em equipe compensa para os dois lados: empresa e funcionários.

Somente alguém não deve gostar porque sai perdendo com isto: o concorrente! Equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em 3 concorrente! engajado em alcançá-los de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira e as opiniões diferentes são stimuladas. Em uma equipe: Assumem-se riscos A equipe investe constantemente em seu próprio crescimento; O grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento; .

A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e o alcance das metas. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros o alcance dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. ? isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho em equipe. EXEMPLOS COM BREVE EXPLICAÇÃO É interessante observar entrevistas de jogadores de futebol. Tirando a parte divertida, vemos que a maioria procura dar a seu depoimento destaque ao coletivo à equipe. 4DF5 por trás dessas realizações, pois existiu a pessoa que cuidava da tinta e dos pincéis, que limpava o ateliê, bem como quem enchia a caneta tinteiro de Machado – isto é trabalho em equipe.

O trabalho em equipe contrasta-se com o trabalho em grupo, mas este dá origem àquele, já que grupo nada mais é que qualquer conjunto de pessoas com objetivo comum, e transmuta- se em equipe, que é o conjunto de pessoas com objetivo comum e que coloca os objetivos do grupo acima de seus próprios. Dessa forma, quem limpava os pincéis de Da Vinci, quem enchia a caneta de Machado ou aquele zagueiro que garantiu a defesa, são parte importante da obra final. É necessário tomar cuidado, porém, quando um grupo acha que é uma equipe e todos os onze jogadores ficam chutando a gol, ou o axineiro do Da Vinci dá pinceladas. ? aí que entra o técnico. Resultados, enfim, são conquistados com coletividade, onde cada membro da equipe dá seu máximo e, após a conquista, tais resultados devem ser comemorados e cada membro devidamente recompensado. FONTE DE PESQUISA 1: GRUPO X EQUIPE GOOGLE: SI E: http://padoan. blogspot. com/2008/09/grupo-x-equpe. html TEXTO DE: CYBELE PADOAN GIACCHETTO É graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) DATA DA PESQUISA: 03/02/2011 S

O segredo rhonda byrne – ed. ediouro

0

Eu estava exausta de tanto trabalhar, meu pai morreu subitamente e meus relacionamentos amorosos e com meus colegas de trabalho

Read More

Diagnostico empresarial – tupi

0

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências Sociais e Aplicadas DIAGNOSTICO EMPRESARIAL – TUPI HIDRÁULICA Helen Caroline Araújo Silva Helen Regina

Read More