Humanização

Categories: Trabalhos

0

Humanização Resumo Apresentar programas de humanização de pré-natal e nascimento em maternidades Introdução Os programas do ministério da suade vem dando nos últimos tempos uma maior atenção a humanização nos serviços da saúde. Durante um longo período na historia do atendimento a saúde foi se abrindo uma lacuna, afastando a família do processo de nascimento.

A gestação provoca mudanças na esfera biopsicossocial neste algumas mulheres u sonhos e perpectivas uma próxima gestaç- Existem hoje muitos OFY e significa para ado, onde anseios, • • : m ositiva ou negativa Swipe nentp o na área da suade. Mais voltaremos nosso foco a humanização no pré-natal e nascimento nas maternidades. Há medida que pesquisamos encontramos diversas formas de humanização. Detalhes simples no atendimento fazem uma grande diferença para os pacientes e familiares.

Por exemplo: – Medico que faz o pré-natal atende no parto (isso da mais segurança e tranqüilidade a mãe) – Incentivo ao aleitamento materno. – Pais permanecerem na UTI neo- natal por 24 horas – Mãe canguru – Escolha do tipo de parto A humanização do parto não significa mais uma nova técnica ou ais conhecimento, mais sim uma filosofia de atendimento que Humanizar o parto é dar liberdade ás escolhas da mulher e prestar um atendimento voltado a suas necessidades.

O profissional que atende o parto deve mostrar as opções existentes para o momento do nascimento, durante o parto seu papel deve ser o de garantir a segurança da mãe e do bebê, respeitando essas escolhas e intervindo o menos possível. O parto é o final de um processo. A ansiedade é um sentimento presente e não há nada fora do comum nisso.

Nem sempre é possível falar de um parto especialmente os naturais que não nvolva algum tipo de desconforto, seja a dor ou a falta de intimidade com os profissionais envolvidos “explica Solange Ferreira, psicóloga do departamento neonatal do Hospital Santa Catarina, a humanização, é uma forma de amenizar esse desconforto e envolve desde a abordagem e comunicação com a nova mãe até um ambiente menos rígido, proporcionando a gestante um local menos impessoal e mais acolhedor”. As novas técnicas de parto humanizado incentivam a mãe a se movimentar durante as contrações, podendo escolher a posição mais adequada para dar a luz.

A analgesia de parto pode ser feita assim como outras intervenções. As maternidades se encontram cada vez mais preparadas para o atendimento de casais que buscam o parto humanização hoje as maternidades contam com as suítes de parto, (SAP quantos equipados com banheira para o parto na água, banqueta para o parto de cócoras, bola de fisioterapia, o numero de banheira para o parto na água, banqueta para o parto de cócoras, bola de fisioterapia, o numero de acompanhantes não é limitado, ou PPP (pré parto/ parto/ pós parto) e sala que se transforma em ala de parto, trazendo assim mais tranqüilidade a mãe.

No alojamento conjunto a mãe permanece 24 horas no mesmo ambiente com o bebe, ate a alta hospitalar, isso possibilita os cuidados assistenciais, a observação constante e condições á enfermagem de promover o treinamento materno, através de praticas dos cuidados e ainda favorece o intercâmbio psico social entre mãe, criança e familiares. Todo incentivo a humanização trás benefícios. Pois resulta em maior ganho de peso dos bebês prematuros na redução no tempo de permanência, e na diminuição da taxa de retorno dos ebês para cuidados posteriores.

Uma maior interação dos pais com os filhos. Para as instituiçóes trazem maior credibilidade, trazendo mais pacientes, reduzindo custos etc… O trabalho de humanização no atendimento, envolve todos os profissionais envolvidos no processo, desde a pessoal da limpeza ao médico, é necessário treinamento e acima de tudo conscientização para que todos participem dos projetos efetivamente, trazendo beneficios não só aos pacientes e familiares mas aos profissionais por transformar o ambiente em um local mais tranqüilo, seguro, integrado e socializado. 3

Comportamento organizacional

0

Capítulo 3 Trabalho em Equipe [picl A imagem acima é bem inspiradora para estudarmos o conceito Trabalho em Equipe. Esta

Read More

Adrenoleucodistrofia

0

Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v. 10, n. 1, jan. /mar. , 2006 ASPECTOS BIOLÓGICOS E MOLECULARES DA ADRENOLEUCODISTROFIA Ana

Read More