Imigrantes no rs

Categories: Trabalhos

0

Em 1740 chegou à região do atual Rio Grande do Sul o primeiro grupo organizado de povoadores. Vindos da ilha dos Açores, contavam com o apoio oficial do governo, que pretendia que se instalassem na vasta área onde anteriormente estavam situadas as Missões. Mas as dificuldades de transporte fizeram com que terminassem por se fixar na área onde hoje está porto Alegre, a capital do Estado. Praticando a agricultura de pequena propriedade, não encontraram, em um território em que cada estância funcionava como uma célula independente, mercado ara seus produtos, e terminaram por se integrar à economia voltada para a pecuária.

Os primeiros imigrantes que chegaram foram os alemães, em to 1824. Eles foram ass proximidades da capi ga ora a mudar o perfil da e no. 1 • • Primeiramente, intro rra situadas nas tempo, começaram uma escala que, até então, nunca fora praticada. Depois, estabeleceram laços comerciais com seus países de origem, que terminaram por beneficiar o Rio Grande. Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalh Swipe to view next page rabalho, e não da exploração do trabalho alheio.

As levas de imigrantes se sucederam, e aos poucos transformaram o perfil do Rio Grande. Trouxeram a agricultura de pequena propriedade e o artesanato. Através dessas atividades, consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população. E, embora o poder político ainda fosse detido pelos grandes senhores das estâncias e charqueadas, o poder econômico dos imigrantes foi, aos poucos, se consolidando. Os principais imigrantes em número foram os portugueses (em grande parte, açorianos), seguidos dos alemães e italianos, ue vieram somar-se aos ameríndios e escravos africanos.

Também podem-se citar entre os grupos de imigrantes minoritários:espanhóis, poloneses, russos, judeus, árabes, japoneses, argentinos, uruguaios, entre outros. Os imigrantes, que prosperavam na lavoura, no artesanato e na pequena indústria, equilibraram a paisagem pastoril com sua sociedade pacífica, sem vínculos com o patriarcado militar e alheia às tensões da economia do gado. Porto Alegre, o centro administratlvo, viu com isso acentuada a sua posição de coordenadora da autoridade, subordinada à capital do império.

Simpep

0

ipepPIataformas Logísticas: uma abordagem na perspectiva do desenvolvimento para a Amazônia Ocidental Hobed Rosal (UFSC/CNPq) obbdy@yahoo. com Leonor Farias Abreu

Read More

Fisioterapia na prevencao do linfedema

0

v. lSSNn. 4, 2006 IO 1413-3555 Tratamento do Linfedema em Câncer de Mama Rev. bras. fisioter. , São Carlos, v.

Read More