Indio

Categories: Trabalhos

0

A Terra Indígena Krukutu está localizada nas margens da Represa Billings, em região de dom[nio de Mata Atlântica e mananciais, no Distrito de Parelheiros, Bairro do Krukutu, no município de São Paulo. Sua área é de 25,88 ha. A população é constituída por 40 famílias Guarani Mbya, com cerca de 170 pessoas (em 2005). Situação fundiária A Terra Indígena foi identificada em 1983 e teve sua demarcação efetuada sob vigência do Convênio Funai-Sudelpa 004/84. Foi sancionada por despacho do governador em 1985. Sua Swipe to nex: page demarcação adminis Presidencial 94. 222, CRI de São Paulo.

Atualmente, a Terra ors to view nut*ge elo Decreto foi registrada no 110 ntra em processo de revisão de seus limites. Os Guarani realizaram por si próprios uma identificação da área desejada. O processo de ampliação visa ao estabelecimento de uma área contínua, intitulada Tenondé Porã, composta por três glebas: Krukutu, Barragem e Rio Branco. Situação ambiental da Terra Indígena e seu entorno A ocupação do entorno é principalmente de sítios hortifrutigranjeiros. A pequena dimensão da TI e os desmatamentos de seu entorno entorno são responsáveis pela escassez de áreas de roça e de ecursos naturais dispon(veis.

A qualidade da água da Represa Billings, utilizada para banhos e pesca, é altamente imprópria. Moradia As casas são, em sua maioria, de taipa. Está em discussão um projeto de construção de moradia da CDHU. A água para o abastecimento vem de dois poços artesianos e o lixo é queimado periodicamente. Meios de subsistência Os moradores mantêm o cultivo de roças tradicionais para consumo próprio. Desenvolvem atividades de pesca e de coleta. O comércio de artesanato é, atualmente, uma de suas principais fontes de renda. Recebem também doações alimentares.

Está em urso a implantação do Programa Renda Mínima. A aldeia é aberta a visitações agendadas. Basicamente, atendem a escolas infantis. É cobrada uma pequena taxa para as visitas. Esta é também uma possibilidade para a venda de artesanato. Para programar uma visita à Aldeia Krukutu, entrar em contato com Luis Carlos, Olívio Jekupé ou Marcos Tupã, pelos telefones (11) 5977-0025/5978-4789 ou pelos e-mails culturaguarani@ig. com. br aldeiakrukutu@ig. com. br Assistência à saúde Há na TI Krukutu um posto de saúde, que foi construído pela empresa Furnas Centrais Elétricas S. A. , como um mei

PAGFarl(F3 de saúde, que foi construído pela empresa Furnas Centrais Elétricas S. A. , como um meio de compensação pela construção da torre elétrica dentro da Terra Indígena. Neste posto são realizados os atendimentos e as consultas por uma equipe composta por um médico, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem e um dentista. A equipe atende dois dias na Aldeia Krukutu e três dias na Aldeia da Barragem. Essa equipe foi contratada pelo convênio entre a FUNASA, a Prefeitura de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Associação Estadual dos Rondonistas de Santa Catarina.

Educação formal Há na TI duas escolas: o Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) – inaugurado em 2004 para crianças de 0a 6 anos, que disponibiliza computadores — e a Escola Estadual Indígena Krukutu, para alunos da 1a à 4a série do Ensino Fundamental. Em ambas as escolas os professores são ind[genas e o ensino é bilingüe. Organização política Além das formas tradicionais de organização social e politica, os índios organizaram uma associação, Nhe’em Porã, para reivindicar seus direitos. A fundação se deu em 1991, mas foi registrada somente em 2001. PAGF3ÜF3

Globalização, helenismo e comunitarismo

0

Universidade do Estado do Rio de Janeiro IFCH — Departamento de História prof ora Maria Regina candido Disciplina: História da

Read More

Projecto aplicado de rh

0

PROJECTO APLICADO DE RECURSOS HUMANOS PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA CONSTRUÇÕES CAR OS PINHO, LDA AUTORES:

Read More