Itil, cobit

Categories: Trabalhos

0

Governança de Tecnologia da Informação 1. oque é ITIL? O ‘TIL, Information Technology Infrastructure Library, é uma metodologia criada pela OGC – Office of Government Commerce do governo inglês que descreve os processos necessários para gerenciar a infraestrutura de TI de forma eficaz visando garantir os níveis de serviço acordados com os clientes internos e externos. Hoje é o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente 2.

Por que usar o ITIL? O ‘TIL fornece um m de processos, papéis OFY propriada de um pa o Swipe v comunicação entre el de tecnologia e melh o planejamento m a referência vem ser as linhas de ível reduzir os custos performance dos ativos da tecnologia e da área de TI como um todo. Além disso, o ITII_ é de domínio público, portanto, suas práticas podem ser livremente adotadas tanto por empresas públicas quanto privadas. 3. O que é COBIT?

O COBIT, Control Objectives for Information and Related Technology, é um modelo utilizado, internacionalmente, como um instrumento (de fomento) da Governança de TI, contendo ráticas e técnicas de controle e gerenciamento, a fim de auxiliar na preparaçao para Sv. ‘ipe to View next page para auditorias, acompanhamento/monitoramento, a avaliação dos processos de TI e, finalmente, auxiliar no alcance de metas na organizaçao. 4. Explique, com suas palavras, cada um dos domínios do COBIT. (não é para listar os processos! ) O domínio intitulado como “Planejamento e Organização” contém as diretrizes planejadas para a área de TI.

O domínio “Aquisição e Implementação” descreve como as diretrizes planejadas serão aplicadas na prática. A “Entrega e Suporte” lista as práticas de TI relacionadas aos clientes e manutenção dos serviços. E o domínio “Monitoração” supervisiona todos os domínios anteriores. 5. Fazer análise e emitir um parecer comparativo entre o ITIL e o COBIT, citando vantagens e desvantagens na utilização de cada um. (não copiem análises prontas da Internet! ) Tanto o ITIL quanto o COBIT são metodologias que apresentam “boas práticas” a serem adotadas pelas empresas. O ITIL define o que deve ser feito, ficando a cargo das organizações a definição de como será feito. No entanto, “para estruturar os processos de TI usando o framework do COBIT, é necessário avaliar os processos de TI existentes na empresa, fazer uma análise comparativa com os processos do COBIT e modificar o que for necessário para atender os objetivos de controles, fazendo uso de conceitos, metodologias e ferramentas disponíveis no mercado. ” O COBIT controles, fazendo uso de conceitos, metodologias e ferramentas disponíveis no mercado. O COBIT possui práticas que auxiliam de forma mais eficaz na preparação de auditorias e é mais focado nos negócios da mpresa. Não vejo diferença suficiente entre as metodologias para afirmar que uma é superior à outra. Penso que a escolha da metodologia a ser aplicada deve ser analisada caso a caso e que elas podem ser usadas conjuntamente. 6. Faça um breve descritivo sobre o que você compreendeu sobre Segurança da Informação. A Segurança da Informação é a área de TI dentro das empresas responsável por assegurar requisitos como a autenticidade, integridade, legalidade e privacidade dos dados das empresas.

Também deve fornecer recursos para auditoria em software, caso eja necessana. É importante esclarecer que uma política de segurança da informação devidamente implantada nas empresas é essencial para garantir os requisitos citados acima e que essa política nao se resume a implementação de sistemas, mas principalmente a adesão por parte dos funcionários pelas diretrizes definidas por essa política. Por fim, a preocupação com segurança é para fornecer a base para dar às empresas a possibilidade e a liberdade necessária para a criação de novas oportunidades de negócio. 3

Titulo

0

94 6 7 441 9 4096 3 063 7 OF3 p 6 ! 934 963 242 )173 776 73 43

Read More

Como achar gente inovadora

0

Ate fins do século XX – capitalismo excludente: – dividido em quem pensava(melhor pago) e quem realizava(pago salarias miseráveis) *logica

Read More