Jean piaget

Categories: Trabalhos

0

Jean Piaget nasceu em 09 de agosto de 1896, na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1907 com apenas 10 anos publica na revista da Sociedade dos Amigos da Natureza de Neuchâtel um artigo com estudos sobre um pardal branco. Em 1919 muda-se para a França. Ingressa na Universidade de paris. É convidado a trabalhar com testes de inteligência infantil. Em 1923 lança seu primeiro livro: A Linguagem e o Pensamento da Criança. Em 1924 lança O Juízo e o Raciocínio na Criança. Em 1925 começa a lecionar Psicologia, História da ciência e Sociologia em Neuchâtel.

Em 1946 participa da elaboração da Constituição da Unesco, órgão das Nações unidas para a Educação, Ciência e Cultura. S”içxto iew Swipe to page Torna-se membro do subdiretor geral, res sav PACE 1 ora Educação. Em 1950 p conhecimento: Intro Em 1967 escreve a Conhecimento. varias vezes nto de de sua teoria do enética. turidade: Biologia e Em 16 de setembro de 1980, morre em Genebra. Piaget revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos.

Diz que: “O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é empre uma relação entre objeto e sujeito”. “Se o individuo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente”. Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou ep epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.

Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacldade plena de raciocínio é atingida. A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança”, diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Piaget nunca atuou como pedagogo, antes de mais nada foi biólogo e dedicou a vida a submeter a observação cientifica rigorosa o processo de aquisição do conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança. As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a ransmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver.

Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos (cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento). Para Piaget o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. Educar, é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento.

Roma antiga

0

Trabalho de historia http://www. historianet. com. br/conteudo/default. aspx? codigo=21 Roma Antiga Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa

Read More

Conselho nacional de justiça

0

1 – INTRODUÇAO O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ) é um órgao do poder Judiciário encarregado de zelar pela autonomia

Read More