Letras

Categories: Trabalhos

0

SINTAXE DE CONCORDÂNCIA CONCEITO Na elaboração da frase, as palavras relacionam-se umas com as outras. Ao se relacionarem, elas obedecem a alguns princípios: um deles é o da concordância. Exemplos: O pequeno garoto perambulava pela cidade. Tanto o artigo quanto o adjetivo- ambos adjuntos adnominais – concordam com o gênero (masculino) e o numero (singular) do substantivo. Eu saí cedo. O verbo concorda c o slngular. Há dois tipos de conc Concordância nomi – Concordância verbal. I 4 Swipe to page eira- e em numero- CONCORDÂNCIA NOMINAL: CASOS GERAIS . CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM O SUBSTANTIVO (NA

FUNÇAO DE ADJUNTO ADNOMINAL) a. O adjetivo concorda em gênero e numero com o substantivo a que se refere. EX: “Braços abertos para a estrada amarela e suarenta que ia e vinha, o cruzeiro abençoava os que chegavam e os que partiam. ” ( Antônio Torres) b. Um só adjetivo referindo-se a mais de um substantivo de gênero ou números diferentes. -Quando vem após os substantivos, o adjetivo pode: – Ir par ao masculino plural. EX: O vaqueiro e a moça apaixonados fugiam pelo sertão afora. Concordar com o substantivo mais próximo. EX: Conheci os líderes africano e americano que lutavam contra o reconceito racial. O substantivo fica no singular e se repete o artigo antes de cada adjetivo. EX: Conheci o líder africano e o americano que lutavam contra o CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM O SUJEITO (ern funçao predicativa) a. Predicado e sujeito simples. . O predição concorda em gênero e numero com o sujeito simples. EX: Os meus olhos permaneciam embaçados pela nevoa. b. predicativo e sujeito composto . . Quando o predicativo aparece após o sujeito, podem ocorrer as seguintes concordâncias. – se os substantivos do sujeito composto são do mesmo gênero, predicativo toma a forma plural no gênero dos substantivos.

EX: O ódio e o amor pareciam idênticos. As malas e as sacolas estavam pesadas. – se os substantivos são de gêneros diferentes, o predicativo toma a forma masculina plural. Ex: A pulseira e o anel eram dourados como os cabelos. O teatrólogo e a contista ficaram surpresos com o premio. -Quando o predicativo aparece antes do sujeito constituído de substantivos de gêneros diferentes, porem ocorre as seguintes concordâncias: – ir para o masculino plural. Ex: São italianos a revista e o jornal. Estavam aflitos o homem e a mulher. concordar com o substantivo mais próximo.

Ex: E italiana a revista e o jornal. Estava aflito o homem e a mulher. c. Predicativo e sujeito representando por pronome de tratamento. Quando um sujeito e constituído or pronome de tratamento, e comum concordar o predi exo da pessoa a quem se predicativo com o sexo da pessoa a quem se refere. Ex: Sua Alteza ficou revoltada com os jornalistas. .com referencia a uma princesa) Sua Excelência e desonesto com o povo. .Com referencia a um deputado) CONCORDÂNCIA DO NUMERO COM O SUBSTANTIVO a. Os numerais cardinais que sofrem flexões de gênero oncordam com o substantivo a quem se referem.

EX: Havia, na reunião, apenas duas mulheres. Na festa de despedida, apenas uma funcionaria falou. b. Quando mais de um numeral ordinal se referir a um mesmo . o substantivo fica no singular ou vai para o plural se os numerais forem precedidos de antigo: EX: O primeiro e o segundo andar do edifício foram danificados. O primeiro e o segundo andares do edifício foram danificados. .o substantivo ira para o plural se não houver repetição do antigo. EX: O primeiro e segundo andares do edifício foram danificados. A segunda e terceira serie foram a excursão.

CONCORDANCIA DO PRONOME COM O SUBSTANTIVO a. O pronome concorda em gênero e numero com o substantivo a que se refere. EX: Poucos homens acreditavam que aquelas medidas fossem justas. O proprietário alugou a casa, mas antes a reformou. b. Se o pronome se referir a mais de um substantivo de gêneros diferentes, vai para o masculino plural. EX: Agressões e tapas recebera – os sem saber o porquê. Reencontrou os antigos vizinhos e suas filhas, com os quais brigou. CONCORDÂNCIA DO PARTICÍPIO COM O SUBSTANTIVO O particípio concorda em gênero e numero com o substantivo a se refere: . as orações reduzidas. efere: EX: Dados o sinal, todos se retiraram. Terminadas as entrevista, os polítlcos saíram. . nas voz passiva EX: Foram anotadas as reclamações do dia Foi encontrado o corpo do rapaz. CONCORDANCIA NOMINAL: OUTROS CASOS É PRECISO – É NECESSARIO – É BOM – É PROIBIDO Com expressões desse tipo podem ocorrer duas construções. . com sujeito sem elementos determinante, essas expressões ficam invariáveis. EXEMPLOS: E preciso álcool para limpar a mesa. E necessário segurança para se viver bem. E bom plantação de erva – cidreira para afugentar formigas.

E proibido entrada de pessoas estranhas. com sujeito acompanhado de elemento determinante, essas expressões concordam com ele em gênero e numero. Seriam preciso a vários conferencistas. E necessário a tua denuncia no tribunal. E boa a plantação de em•a — cidreira para afugentar formigas E proibida a entra de animais. MESMO – PROPRIO – INCLUSO – ANEXO – OBRIGADO – QUITE Essas palavras concordam geralmente, com o nome a quem se referem. Os alunos mesmo organizaram o trabalho. Elas próprias decidiram a questão. Declaro ter recebldo inclusa a escritura do imóvel.

Anexa ao requerimento, segue a fotocopia da carteira de identidade. Anexos a pagina 7, estão os comentários do livro. Muito obrigado – disse ele. – Muito obrigado – respon Invariáveis. EX: Perguntaram bastante sobre o assunto. A melancia estava meio estragada. adjetivo ou numeral fracionário – no caso de meio sofrendo variações. EX: Fizeram bastantes perguntas sobre o assunto. Meia melancia estava estragada. Era meio dia e meia. (- meia hora) SO – A SOS A palavra só pode aparecer como advérbio oi como adjetivo. -como advérbio equivale a somente, ficando invariável. Todos concordaram só eles não. como adjetivo equivale a sozlnho, sendo variável. As crianças permaneciam sós. A expressão a sós e invariável. Ficaram a sós por um logo tempo Fiquei a sós um longo tempo MENOS – ALERTA – PSEUDO – A OLHOS VISTOS São invariáveis. Na classe há menos moças do que rapazes. Nos movmentos grevistas, os policiais ficam alerta. Trata – se de pseudo – especialista. O dinheiro inflacionado desaparece a olho visto. POSSÍVEL A palavra possível pode aparecer. .invariável, quando usada em expressões superlativas com o artigo no singular. O candidato tentou obter o maior numero de votos possíveis.

Recebemos o menor numero de informações possível. Ela deixou as portas o mais bem fechadas possível. . variável, quando o artigo dessas expressões aparece no plural. As noticias que trouxe são as melhores possiveis [veis As costuras eram as mais masculina plural. EX: Para participar daquela festa, era necessário o uso de camisa ou vestido brancos. .concordar com o substantivo mais próximo. EX: Para participar daquela festa, era necessário o uso da camisa ou vestido branco. Para participar daquela festa era necessário o uso de vestido ou camisa branca.

ADJ ETIVOS ADVERBIALIZADOS Os adjetivos que, na frase, são usados com valor de advérbios erminados em – mente ficam invariáveis. procuram ir direto a seção de pessoal. Olhavam – nos torto jogaram alto em seus planos. Recebi os livros junto com os documentos. Os jogadores Batiam forte nos adversários. Eles falam macios, mas são bastante severos. CONCORDÂNCIA VERBAL, CASOS GERAIS COM SUJEITO SIMPLES O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa, estando o sujeito antes ou depois do verbo. EX: Desapareceram no meio da mata os fugitivos. COM SUJEITO COMPOSTO ANTEPOSTO AO VERBO a. O verbo vai para o plural.

EX: A secretária e o diretor chegaram pontualmente. b. Admite-se também o verbo no singular. . Se os núcleos forem sinônimos ou formados de pa avras de um mesmo conjunto significativo. EX: A sinceridade e a grandeza é uma virtude rara. ( ou são) . Se os núcleos aparecem em seqüência gradativa. EX: A falta de companhia, a solidão, a angústia levou-o ao bar, onde se embriagou. ( ou levaram-no) c. O verbo ficara no singular: . se os núcleos se referire ssoa ou coisa. aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. EX: Pedro, Paulo, José, ninguém me dirá o que devo fazer. COM SUJEITO COMPOSTO AO VERBO a.

O verbo vai para o plural. EX: Cambaleavam na ria Romeu dos Prazeres e Maria Das Dores. b. Admite-se também a concordância do verbo com o núcleo mais próximo. EX: Nesta casa, mora a viúva e seus três filhos. COM SUJEITO COMPOSTO DE PESSOAS DIFERENTES O verbo vai para u plural na pessoa que prevalecer: . a 1a pessoa prevalece sobre a 2a ea 3a EX: Valdete e eu fotografamos tudo naquele passeio. A 2a pessoa prevalece sobre a 3′. EX: Tu e eles fareis o trabalho. COM SUJEITO REPRESENTADO OR UM COLETIVO a. Quando um sujeito é formado de um coletivo, o verbo concorda com ele. EX: O cardume escapou da rede. . Quando o sujeito é formado de um coletivo singular seguido adjunto adnominal plural, admitem-se duas concordância: . De preferência, o verbo fica no singular , concordando com o coletivo. EX: O bando de andorinhas contrastava com o céu azul. . para dar ênfase ao adjunto adnominal, admite-se o verbo no plural. EX: O bando de andorinhas contrastavam co o céu azul. COM SUJEITO CONSTITUIDO DE PRONOMES DE TRATAMENTO Quando o sujeito for constituído por um pronome de tratamento, o verbo vai para a 3a pessoa. EX: Vossa Excelência entrou em conflito com os parlamentares? CONCORDANCIA VERBAL’ OUTROS CASOS

COM SUJEITO CONSTITUÍDO DE NOMES PRÓPRIOS QUE SÓ TÊM PLURAIS Quando o sujeito é formado de um próprio plural, podem ocorrer as seguintes constru ões: . se o nome não for preced o verbo fica no singular. for precedido de artigo, o verbo fica no singular. EX: Campinas é um rico município paulista. . se o nome for precedido de artigo, o verbo vai ara o plural EX: Os Estados Unidos são uma grande potência. COM SUJEITO CONSTITUIDO PELOS PRONOMES RELATIVOS QUE E QUEM a. Se o sujeito for constituído pelo pronome relativo que, o verbo concordará em número e pessoa com o antecedente desse pronome.

EX: Fui eu que paguei a conta. b. Se o sujeito for constituido pelo pronome relativo quem, o verbo irá para a 3a pessoa do singular. EX: Fui eu quem pagou a conta. COM SUJEITO ORACIONAL Se o sujeito for representado por uma oração, o verbo fica na 3a pessoa do sngular. EX: Decidiu-se todos saírem mais cedo. COM SUJEITO CONSTITUÍDO DE INFINITIVOS Quando os núcleos de um sujeito forem constituídos de infinitivos, poderão ocorrer as seguintes concordâncias: . o verbo irá para o plural se os infinitivos aparecerem determinados. EX: O trabalhar e o descansar são direitos de qualquer pessoa. verbo poderá ficar no singular se os infinitivos não aparecerem EX: Conversar e discutir é necessário para o nosso amadurecimento. COM NÚCLEOS DO SUJEITO LIGADOS POR OU Quando os núcleos do sujeito forem ligados pela comunicação ou, poderão ocorrer as seguintes concordâncias: . o verbo ficara no singular sempre que houver idéia de exclusão. EX: Jose ou Gilberto casara com Claudia. . o verbo concordará com o núcleo mais próximo se os núcleos representarem pessoas diferentes ou se houver idéia de retificação. EX: Jose ou eu casarei com EX: Jose ou eu casarei com Claudia. verbo irá para o plural se não houver idéia de exclusão. EX: A bebida ou o fumo prejudicam a saude. COM NUCLEOS DO SUJEITO LIGADOS POR COM Quando os núcleos do sujeito forem ligados pela preposição com, o verbo irá para o plural. EX: O pedreiro com o marceneiro nao terminaram o serviço a tempo. VERBO COM O PRONONE SE apassivador Quando o verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o seu sujeito. EX: Analisaram-se os planos de reforma agrária. Entregou-se uma flor à mulher.

VERBO COM O PRONOME SE índice de indeterminação do ujeito O verbo fica na 3a pessoa do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. EX: Precisa-se de homens e mulheres corajosos. COM SUJEITO FORMADO POR EXPRESSÕES a. um ou outro – o verbo fica no singular. EX: Hoje, um ou outro viaja a Brasília. b. Um e outro,nem um nem outro, nem… nem preferência, para o plural. EX: Um e outro esculpiam a madeira da porta. – o verbo vai de c. Um dos que, uma das que – o verbo vai, de preferência, para o plural EX: Eu era uma das que mais brincavam na escola. . Mais de, menos de — o verbo concorda com o numeral que segue a expressão. EX: Mais de cem pessoas morreram no incêndio da Vila Socó. e. A maior parte de ( ou uma porção de, grande número de, a maioria de)- o verbo fica, de preferência, no singular. EX: A maior parte dos pesquisadores recisa de mais verbas. f. quais de vós, quantos d e nós – admitem-se as mais verbas. f. quais de vós, quantos de nós, alguns de nós – admitem-se as seguintes concordâncias: . o verbo concorda com o pronome indefinido ou interrogativo, ficando na 3a pessoa do plural. EX: Quais de vós são humildes? verbo concorda com o pronome pessoal. EX: Quais de vós sois humildes. COM SUJEITO FORMADO POR NUMERO PERCENTUAL a. O verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem EX: Um por cento dos coveiros recebeu aumento salarial. b. O verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. EX: Os 87 % da produção de arroz foram vendidos. CONCORDÂNCIA DA EXPRESSAO HAJA VISTA Com a expressão haja vista podem ocorrer as seguintes construçdes: . a expressão fica invariável. EX: Haja vista aos ladrões de colarinho branco. atente-se) . o verbo haver pode variar.

EX: Hajam vista os ladrões de colarinho branco. (- vejam-se) CONCORDÂNCIA DOS VERBOS DOAR/ SOAR/ BATER Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não ser que sejam usadas outras palavras como sujeitas. EXPS: Deu uma hora no relógio da matriz. Naquele momento soavam oito horas. Batiam dez horas e os bóias-frias abriam suas marmitas sob o sol forte. FALTAR/ SOBRAR,’ BASTAR Esses verbos concordam com o sujeito. EXPS: Falta uma semana para terminar a competição. Sobrou-me, apenas, o dinheiro ara a condução. Alguns dias de féria PAGF

Projeto de redes

0

Faculdade de Tecnologia Instituto Ciências Exatas e Tecnológicas Campus: Jahu DENNER DA S. F. DE ANDRADE 462359-2 | jahu –

Read More

Gestão de pessoas

0

GESTAO DE PESSOAS Elyane Kadur Deniz Cappil Luiz Carlos Villa Gimenis ntroduçao: Esta pesquisa pretende mostrar um pouco sobre Gestão

Read More