Liga aluminio-silicio

Categories: Trabalhos

0

ISSN 1517-7076 Revista Matéria, v. 14, n. 3, pp. 906 — 917, 2009 http://v. ww. materia. coppe. ufrj. br/sarra/artigos/artigol 1063 Efeitos da agitação mecânica e de adição de refinador de grão na microestrutura e propriedade mecânica de fundidos da liga Al-Sn. OSÓRIO, W. R. ; PEIXOTO, L. C; GARCIA, A. Departamento de Engenharia de Materiais, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP Co: 13083 – 970, c. p. : 6122, Campinas, s. p, Brasil e- mails: wislei@fem. unicamp. br, Iclpeixoto@fem. unicamp. br e amaurig@fem. unicamp. r RESUMO O objetivo deste artigo fo avaliar os efeitos da de grão na macro e PACE 1 org esultantes de três (O dii. to view next*ge utilizando-se de uma para obtenção das a dição de refinador ades mecânicas ritos de fundição ssos de fundição por gravidade convencional, ii) fundição por gravidade com agitação mecânica do líquido em resfriamento, iii) fundição por gravidade com adição de refinadores de grão, particularmente adição de 1,5% (em peso) da liga-mãe e iv) fundição por gravidade com adição de refinador de grão e agitação mecânica.

Resultados experimentais mostraram que os diferentes procedimentos de fundição propiciaram diferentes valores médios dos tamanhos os grãos correlacionados com diferentes taxas de resfriamento. Taxas na ordem de 0,60 a 0,75 OC/s propiciaram microestruturas celulares e taxas na ordem de 1,75 a 2,55 OCIS res Swipe to vlew next page resultaram em morfologias dendríticas. Foram avaliados também os níveis de porosidade entre as amostras estudadas.

Foram correlacionados os resultados do comportamento mecânico, particularmente, limite de resistência à tração, limite de escoamento e alongamento específico com os tamanhos dos grãos, os espaçamentos dendríticos e celulares e os níveis de porosidade resultantes dos três diferentes procedimentos e obtenção das amostras. Conclui-se que o controle da microestrutura do lingote pode ser usado como um método alternativo para produzir componentes fundidos com melhores resultados de propriedades mecânicas e qualidade dos fundidos.

Palavras-chaves: agitação mecânica, refinador de grão, porosidade, Ilga Al-Sn, propriedade mecânica. Effects of mechanical agitation and of the addition of grain refiner on the microstructure and mechanical properties of castings of the Al-Sn alloy. ABSTRACT The aim of this article was to evaluate the effects of mechanical stirring and grain refiner addition in three ifferent Al-10wt%Sn casting alloys on their resulting macro and microstructures and mechanical properties.

These samples were obtained by uslng: i) die casting, ii) castlng with mechanical stirring, iii) die casting using grain refiner (master alloy Al-5wt%Ti-1 wt%B) and iv) die casting with grain refiner and mechanical stirring. Experimental results presented different mean grain sizes and different cooling rates when different casting procedures were applied. Cellular and dendritic morphologies were observed when ranges of cooling rates of were applied. Cellular and dendritic morphologies were observed hen ranges of cooling rates of about 0. 6 to 0. 75 OC/s and of 1 . 75 to 2. 55 OCIS were employed, respectively.

Porosity levels of all studied alloy samples were also analyzed. Results of the mechanical behavior, particularly, ultimate tensile strength, yield strength and specific elongation were correlated with mean grain sizes, dendritic arm and cellular spacings and porosity leveis attained for the three different cast Al-1 Owt%Sn alloy samples. The control of the resulting microstructure of the as-cast product may be used as an alternative way to produce sound casting alloy omponents with improvement in the mechanical properties. Keywords: mechanical stirring, grain refiner, porosity, Al-Sn alloys, mechanical property.

Autor Responsável: OSÓRIO, W. R. Data de envio: 03/04/09 Data de aceite: 12/08/09 OSÓRIO, w. R; GARCIA, A; PEIXOTO, L. c. ; 3, pp. 905 – 917, 2009. INTRODUÇÃO Revista Matéria, v. 14, n. Grandes transformações no que diz respeito à qualidade final do produto e considerável redução nos custos de produção têm sido induzidas, fazendo com que as empresas atendam ao mercado consumidor, devido à competitividade no setor industrial. Mudanças de âmbito tecnológico têm surgido no ntuito de obtenção de materiais em condições de aplicações críticas, principalmente no setor automobilístico.

Na literatura apresentam-se trabalhos relacionando o limite de escoamento do material com tamanho lino [1-3] e também PAGF3rlf8 do material com tamanho de grão cristalino [1-3] e também relacionando limite de resistência à tração e espaçamentos dendríticos secundários [4-7]. É jargão na indústria de fundição que vanadas morfologias estruturais se formem como função da amplitude de condições operacionais e formas de crescimento que podem ser aplicadas ao volume de metal líquido no processo e solidificação.

Sabe-se também que parâmetros estruturais são influenciados fortemente pelo comportamento térmico do sistema metal/molde, resultando em uma estreita correlação com as estruturas resultantes de solidificação [8, 9]. A formação da macroestrutura tanto nos metais puros, quanto nas ligas metálicas é semelhante do ponto de vista macroscópico e no que diz respeito à disposição das estruturas. Essa macroestrutura pode se apresentar em três diferentes morfologias: coquilhada, colunar e equiaxial [91.

Obviamente que a escolha do tipo da macroestrutura desejada, dependerá fortemente das condições e projeto, da análise e conhecimento dos esforços mecânicos atuantes e principalmente da análise custo/beneffcio para obtenção da estrutura. Na grande maioria das situações práticas é desejável que a estrutura bruta de solidificação se apresente na forma de grãos equiaxiais, já que esse tipo de estrutura caracteriza-se pela isotropia de suas propriedades mecânicas.

Para desenvolver estruturas completamente equiaxiais é preciso impedir o crescimento colunar, através do controle da nucleação, através das condições de solidificação ou adição de agentes inoculantes e a utilização de méto PAGF ucleação, através das condições de solidificação ou adição de agentes inoculantes e a utilização de métodos físicos para produzir movimento forçado no metal líquido, podendo ser agitação mecânica ou Indução eletromagnética.

No caso da adição de inoculantes para o refino dos grãos de Alumínio e suas ligas, normalmente inocula-se o metal líquido através de ligas- mãe (master alloys) à base de itânio elou Boro [10, 11]. Uma melhor efetividade do refino dos grãos é atingida para um tempo ideal de contato da Liga-Màe no banho para que seja alcançado um bom nível de qualidade do fundido [11]. Por sua vez, a ormação da microestrutura de uma liga está ligada à estabilidade da fronteira sólido/líquido na solidificação.

O fenômeno de rejeição de soluto à frente da interface sólido,’líquido dependerá do sistema metálico utilizado, bem como da composição da liga, velocidade de deslocamento da interface, gradiente térmico ? frente da interface, dentre outros parâmetros. O acúmulo de soluto ou solvente à frente da interface poderá provocar um fenômeno conhecido como superesfriamento constitucional (SRC) [9, 12].

Esse fenômeno decorre da existência de gradientes térmicos relativos à temperatura real do liquido, menores que os orrespondentes gradientes ao perfil inverso de temperaturas liquidus que se forma à frente da fronteira SIC em função da rejeição de soluto [9, 12]. Isso então provocará a instabilidade da interface que deixará de apresentar uma morfologia plana e passará a desenvolver instabilidades na forma de células ou dendritas.

A Figura e passará a desenvolver instabilidades na forma de células ou dendritas. A Figura 1 exibe uma micrografia eletrônica de ramificações dendríticas que permitem observar os espaçamentos interdendriticos primário (C] 1 ) e secundário (02). A estrutura dendrítica recebe esse nome devido à semelhança xistente com uma árvore, com derivação do grego, onde “dendrus” tem esse significado.

No caso de microestruturas de solidificação, no interior de cada grão existe uma rede de ramificações dendríticas, ou celulares, quando for o caso, conforme mostra o esquema da Figura 2, caracterizada por baixas concentrações de soluto nas ramificações propriamente ditas, e ricas em soluto nos interstícios das ramificações (para ligas com coeficiente de redistribulção de soluto menor que a unidade, k < 1; ocorrendo o reverso para ligas com k > 1).

Caso haja ocorrência de gases dissolvidos no metal liquido, as regiões interdendr(ticas ão particularmente adequadas ao aprisionamento de bolhas principalmente devido à contração que ocorre por conta da solidificação de l[quido contido entre os braços dendríticos. É evidente que, conforme ilustrado na Figura 2, a interface externa dessa rede dendritica, formada pelo contorno de grão, também constitui regiões preferenciais para ocorrência de porosidade e precipitação de segundas fases ou eutéticos.

Em estruturas brutas de solidificação, estabelecer correlações entre estrutura e as propriedades decorrentes é uma tarefa complexa e que se inicia pela análise dos diferentes aspectos estruturais e que epende de um monitoramento expe que se inicia pela análise dos diferentes aspectos estruturais e que depende de um monitoramento experimental cuidadoso, e que permita um mapeamento confiável das variáveis térmicas de solidlficação. 907 OSÓRIO, w. R; GARCIA, A; PEIXOTO, L. c. ; Revista Matéria, v. 14, n. 3, pp. 906 – 917, 2009.

Figura 1: Tipica micrografia obtida pela técnica de microscopia eletrônica de varredura (MEV) exibindo um arranjo dendrítico. Fonte: Autona própria. Figura 2: Representação esquemática de uma microestrutura de solidificação [13]. O sistema binário Al-Sn é caracterizado por ma miscibilidade extremamente baixa do Sn no Al, e que se situa abaixo de 0,09 % em peso. Nestas condições, as ligas com concentrações de Sn maiores do que 0,09% são constituídas de uma estrutura metalográfica heterogênea caracterizada por uma matriz de alumínio com partículas de estanho disseminadas ao longo da matriz.

Este tlpo de arranjo estrutural determina o comportamento tribológico da liga, com a matriz tenaz sendo responsável pela resistência mecânica, enquanto as partículas de Sn atuam como um lubrificante sólido [13]. Esta classe de ligas apresenta um longo histórico de aplicações na fabricação de ancais, em função da combinação de resistência mecânica, boa conformabilidade e boas características de superfície. A liga mais comumente usada para este tipo de aplicação é a Al 20%Sn, em peso, que reune este conjunto de características mencionadas embora tenha um custo relatlvamente alto [14].

Embora as ligas Al-Sn aplicadas em mancais apresentem as características relativamente alto [14]. Embora as ligas Al-Sn aplicadas em mancais apresentem as caracteristicas acima mencionadas, com o desenvolvimento de motores cada vez mais velozes e submetidos a esforços crescentes e sobrecargas, o nível de esistência destas ligas não tem sido suficiente para atender estas novas necessidades de resistência à fadiga e ao desgaste.

Uma das tendências nos estudos atuais consiste na adição de terceiros elementos na busca de um melhor compromisso entre estas propriedades, como é o caso da adição de Si [15]. O objetivo 908 OSÓRIO, w. R,• GARCIA, A; PEIXOTO, L. c. ; Revista Matéria, v. 14, n. deste artigo é mostrar a influência de três (03) métodos ou processos de fundição para obtenção de uma liga Al-1 0%Sn nas propriedades mecânicas, particularmente no limite de resistência à tração, limite de escoamento e alongamento.

Os processos de fundição para obtenção das amostras são: i)fundiçáo por gravidade convencional, ii) fundição por gravidade com agitação mecânica do líquido em resfriamento, iii) fundição por gravidade com adição de refinadores de grão (Al-5%Ti-1 e iv) fundição por gravidade com adição de refinador de grão e agitação mecânica. 2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL As amostras da liga Al-10%Sn foram elaboradas a partir de metais comercialmente puros, sendo Al em peso) e Sn em peso), com concentrações significativas de substâncias que podem ser consideradas impurezas, sendo: Fe ( PAGF8rl(F8

Relaxamento prisão

0

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTORJUIZ DE DIREITO DA o VARA CRIMINAL DA COMARCA DE AURELINO, brasileiro, funcionário público estadual, inscrito no RG

Read More

Redação

0

A REDAÇÃO DISSERTATIVA-ARGUMENTATIVA O que é redação dissertativa-argumentativa? Por quê o INEP pede justamente este tipo de redação? Primeiro vejamos

Read More