Literatura infantil

Categories: Trabalhos

0

EMA. 03 PROBLEMA…. JUSTICATIVA.. 4. … 04 5. REVISAO DE LITERATURA.. 5. METODO DE … 06 8. REFERÊNCIAS ors to view nut*ge CRONOGRAMA… BIBLIOGRÁFICAS…. — — 07 corajosos e com uma visão ampliada da realidade que nos cerca, sendo capazes de sermos sujeitos observadores, criticos e autônomos, e isto deve iniciar na educação infantil e percorrer todo o processo escolar.

Ao realizar meu estágio, passei por diferentes aprendizagens e experiências, no entanto algo que chamou minha atenção foi à questão da literatura em sala de aula, tanto nos Anos Iniciais omo na Educação Infantil, todos esperavam ansiosos para ter a hora da leitura. Claro que logo ao iniciar esta rotina, não foi tão fácil assim, precisei ser sábia na escolha dos livros, a fim de despertar nos alunos o seu apreço. Os primeiros dias foram os mais complicados, pois as turmas não tinham este hábito e com o tempo, fomos construindo este momento tão especial e de grande valor.

A partir de minha vivência neste período na Educação Infantil, me marcou muito, o amor e atenção que as crianças começaram a ter com o manuseio dos livros. Na verdade, foi um processo omo relatei anteriormente, pois logo que iniciei meu estágio, estabeleci a hora da leitura, também criamos o canto da leitura, o que não acontecia antes. Mostrei às crianças a importância da postura, como devemos tratar os livros e me dei conta de que eles são apaixonados pela literatura.

Impressonei-me, ao vê-los terminar as atividades em aula e dirigir-se ao canto da leitura, sentar-se e folhear as paginas do livro, tal atitude, foi um bálsamo à minha alma. Deste modo esta experiência me fascinou de tal maneira, que fiquei deslumbrada com a contribuição e influência que literatura xerce na vida dos indivíduos, por esta razão, meu projeto de trabalho de conclusão de literatura exerce na vida dos indivíduos, por esta razão, meu projeto de trabalho de conclusão de curso, está voltado para importância da literatura na educação infantil.

Desta forma, procurarei mostrar com o auxilio de teóricos a importância da literatura na vida de nossas crianças, possibilitando à elas, momentos significativos, já que aprendemos com maior facilidade, o que para nós tem significado. 4. OBJETIVOS: • Reconhecer as contribuições da literatura no desenvolvimento a criança na Educação Infantil; • Analisar a importância da literatura na Educação Infantil. 5. REVISÃO DE LITERAURA Este pré-projeto se valerá das leituras realizadas durante o curso de Pedagogia, enfatizando o tema por mim apresentado.

Trago os seguintes autores: Abramovich, Baldi, Craidy e kaercher. A literatura é uma das formas de comunicação, na qual o leitor deixa de lado o mundo real, para viver o mundo imaginário, o faz de conta, nos permitindo uma visão de mundo com diferentes possibilidades de interpretarmos a realidade e no caso da literatura na educação infantil, desempenha um papel undamental e decisivo, pois como sabemos é por meio da imaginação, fantasia, fruição, ludicidade que a criança aprende. Abramovich, 2001) A literatura precisa ser trabalhada, orientada pelo professor, com zelo e cautela, pois precisa fazer desta experiência de leitura, algo realmente prazeroso, gratificante e significativos para a criança.

Para que de fato isto aconteça é preciso entender que ler histórias é um ato de generosidade que começa pelos olhos, mas, no entanto vai muito além e precisamos entender que enquanto a literatura para não tiver PAGF3rl(F6 ntanto vai muito além e precisamos entender que enquanto a literatura para não tiver sentido para nós, não importa todas as maravilhas que venhamos a desenvolver com os alunos, prmeiramente preciso constituir-nos um leitor, pois o gosto pela leitura não é algo que ensinamos e sim vivemos como salienta Craidy e kaercher (2001 , p. 3): Este é um ponto crucial: para formar crianças que gostem de ler e vejam na leitura e na literatura uma possibilidade de divertimento e aprendizagens precisamos ter, nós adultos, uma relação especial com a literatura e a leitura: precisamos gostar de ler, ler om alegria, por diversão; brigando com o texto, discordando, desejando mudar o final da história, enfim, costurando cada leitura, como um retalho colorido, à grande colcha de retalhos colorida, significativa – que é a nossa história de leitura.

Se não for assim, como conseguiremos convencer as nossas crianças a fazer algo que nós mesmos nao julgamos importante? Importante nesse processo de leitura, que o professor quando vai ler uma história aos alunos, não pode ser feito de qualquer maneira, pegando o primeiro livro que se vê a frente, é preciso familiarizar-se com suas palavras e antes de ler para as crianças eve ser lido pelo professor, como afirma Baldi (2009, p. 4): Da mesma forma, o vínculo da professora com o texto é determinante: ela precisa gostar do livro que vai ler, tendo já lido e relido a obra antes de começar a ler para os alunos. Além de poder fazer uma leitura mais fluente e expressiva, que contribua para conquistar o leitor, poderá planejar adequadamente a divisão do texto nas partes que de fatos serão lidas PAGF planejar adequadamente a divisão do texto nas partes que de fatos serão lidas garantindo que mantenham a curiosidade, a motivação e o envolvimento com a leitura.

Ao desenvolvermos estes momentos de aprendizagem com a literatura, estaremos proporcionando aos alunos, que ampliem seus limites culturais, além de desenvolver a linguagem oral e escrita, lhe permitirá entender sua realidade. Como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias, pois é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, pois terá diante de si um caminho de infinitas descobertas e compreensão do mundo. Além de estimular o bnncar, a curiosidade, o desenhar, o muslcar, o desejo de querer ouvir de novo, tudo isto surge de simples e singela contação de um texto.

Abramovich, 2001) Geralmente o primeiro contato da criança com algum texto é feito oralmente, pela voz da mãe, do pai, tios, tias, avós, contando histórias inventadas, contos de fadas, gibis, contadas em diferentes momentos e circunstâncias, como retrata Craidy e kaercher (2001, p. 81): Quem de nós não lembra de uma história em particular, contada alguém querido, de um modo especlal que, talvez por por isto mesmo, até hoje somos capazes de relembrar: fadas, reis e rainhas, florestas mágicas, loucas aventuras, romances, histórias familiares, poderes gigantescos que, por alguns instantes eram nossos… aziam parte do nosso mundo.

Eram histórias que nos faziam acreditar e realizar tudo, ou quase tudo. Portanto a literatura tem só a contribuir na formação da criança, permitindo-lhe o seu amadurecimento e crescimento e cabe a nós professores, fazermos de noss criança, permitindo-lhe o seu amadurecimento e crescimento e cabe a nós professores, fazermos de nossas salas de aula, um espaço onde se lê e não simplesmente se fala da importância da literatura. 5. MÉTODO DE PESQUISA: Este projeto utilizará uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, em livros, com o intuito de promover a reflexão da mportância da literatura na educação infantil.

Sendo assim, busquei na interação com os autores, apresentar e me posicionar a respeito do assunto pesquisado, como orienta Esteban (2010, p. 141): “A definição de uma pesquisa qualitativa exige que o pesquisador se posicione e adote uma série de decisões, não só durante a elaboração do projeto de pesquisa e no inicio do processo de investigação, mas também durante a finalização do estudo. ” 6. CRONOGRAMA: TAREFAS AGO SET OUT NOV DEZ ELABORAÇÃO DO PROJETOX ESCOLHADAS REFERENCIAS X LEITURAS XXX ENTREGA DO PROJETO x

A técnica do incidente crítico

0

ESTUDO DIRIGIDO DOS TEXTOS: FLANAGAN, John C. A técnica do incidente crítico. URBANO SALIDO, Cristóbal. El análisis de citas en

Read More

Administração

0

inovação é a palavra chave de qualquer empresa de sucesso. Estar sempre lançando novos produtos e serviços, mudando a forma

Read More