Macro e micro ambiente

Categories: Trabalhos

0

A GOL Transportes Aéreos pertence ao megaempresário do setor de transporte, Nenê Constantino, que criou a primeira companhia aérea regular no Brasil inspirada no modelo low cost, low fare (custo baixo, preço baixo) utilizado pelos americanos Southwest Airlines e Jetblue, pela inglesa EasyJet e pela irlandesa Ryanair. A criação da empresa – Cronologia A GOL foi estruturada em oito meses, teve investimentos de R$ 30 milhões e foi planejada para trabalhar com custos baixos, de modo a oferecer tarifas reduzidas.

Iniciou as operações em 15 de Janeiro de 2001, a Alegre, Florianópolis, Brasnia e Salvador, c 737-700. cogo passo também Campinas, ora S”ipe to s cidades de Porto , Belo Horizonte, • bes do tipo Boeing modo a atender anhia passou a oferecer 52 vôos diários entre esses aeroportos, com passagem 30% mais baratas do que as da concorrência. O primeiro vôo partiu com nove passageiros pagantes; a taxa média de ocupação dos 52 vãos, no primeiro dia, foi de 32%, subindo para 44% no terceiro dia e para 51 , 7% no quarto – proximando-se do seu objetivo de 60%.

O sucesso da GOL foi uma lufada de ar fresco num setor habitado por Swipe to vlew next page empresas moribundas e pouco eficientes. Com o seu modelo de baixo custo, a GOL vem tendo um desempenho notável: em quatro anos, atingiu 28% de participação no mercado no mercado doméstico, ultrapassou a companhia Varig, tornou-se uma das empresas de aviação mais rentáveis do planeta, abril o capital e acaba de anunciar uma parceria para criar uma companhia aérea no México. Análise Macroambiental As empresas bem-sucedidas têm visões do ambiente interno e externo de seus próprios negóclos.

Elas reconhecem que o ambiente de Marketing está constantemente apresentando novas oportunidades e ameaças, compreendem a importância de permanentemente monitorar e adaptar-se ao ambiente. O macroambiente é formado pelos seguintes componentes: Ambiente Econômico, Político-Legal, Sociocultural, Natural, Tecnológico e Competitivo. Ambiente Econômico: Para que existam mercados é preciso que haja pessoas e poder de compra. O poder de compra em uma economia depende da renda, dos preços, da poupança, do endividamento e da disponibilidade de crédito.

Oportunidades: A gol trabalha inspirada no modelo low cost, low fare (custo baixo, preço baixo), ou seja, um segmento de baixo preço ataca um nicho ignorado pelas empresas tradicionais do setor. Ameaça: As principais concorrentes como a TAM que detém a maior fatia do mercado, com 42%, têm PAGFarl(F3 maior fatia do mercado, com 42%, têm procurado ocupar espaço, de modo a evitar o crescmento da GOL. Ambiente Político- egal: As decisões de marketing são fortemente afetadas por mudanças no ambiente político-legal.

Esse ambiente é formado por leis, órgãos do governo, grupos de pressões, que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos. Oportunidades: Em 1998 com a nova política econômica do Brasil (baixar os juros e aquecer a economia) o PIB cresceu, a partir daí a GOL aproveitou para atender a demanda de voos mais baratos, prevendo que a demanda pelo transporte aéreo fosse crescer acima do PIB, e em 2002 aproveitou que a DAC (departamento e aviação civil, e órgão responsável por regular o setor aéreo), passava por um momento especialmente liberal para ganhar rotas com mais facilidade.

Ameaça: O principal risco está nos custos fixos da aviação um dos mais altos do mundo, em razão das tarifas aero portuárias, dos preços do combustível, e dos impostos. Ambiente Natural: As pessoas têm atividades variadas em relação à natureza, uma tendência de longo prazo tem sido o crescente domínio da humanidade sobre a natureza por meio da tecnologia, mas recentemente as PAGF3ÜF3

Lei nº 11.638/07 e lei nº 6.404/76

0

LEI no 6. 404/76 A Lei das Sociedades por Ações (Lei no 6. 404/1976) é a lei que rege contabilmente

Read More

Fundação

0

AGRADECIMENTOS Agradeço inteiramente a Deus por ser o dono dos meus pensamentos e o mestre das minhas ações… “A HONRA

Read More