Marketing

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE APOLITECNICA INDICE . Introdução 2. Desenvolvimento or7 to view nut*ge 3 . O que é Marketing 2. Mix de marketing 3. Ambiente de Marketing 4 6 4. Sistemas de Informações de Marketing 5. Factores que influenciam o comportamento do consumidor 6. Gerenciamento e estratégia para produtos e serviços 7 . Considerações finais Bibliografia 8 organizações, em que estas buscam no mercado informações sobre seus desejos e necessidades, recebendo como retorno, nesta primeira fase, as informações.

Como passo seguinte, as organizações passam a oferecer ao mercado os produtos e serviços de acordo com os desejos necessidades dos clientes, tendo como retorno recursos financeiros e clientes satisfeitos. Mix de marketing Mix de marketing (ou composto de marketing) é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utillza para perseguir seus objectivos de marketing no mercado-alvo. Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, denominados os 4Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto-de-venda) e promoção (do inglês product, Price, place and promotion).

As variáveis específicas de marketing sob cada P são mostradas na figura 1, a seguir. A figura mostra a empresa preparando um ix de ofertas de produtos, serviços e preços, utilizando um mix de promoção, formado por promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, mala-direta, telemarketing e internet, para alcançar os canais de distribuição e os clientes- alvo. Ambiente de marketing Para implantar um Plano de Marketing primeiramente deve ser feita uma Análise Ambiental.

Importando os conceitos e ferramentas do planeamento Estratéglco, esta fase tem como objectivo conhecer o ambiente onde se encontra a organização, mapeando as ameaças e oportunidades que podem ser vislumbradas no mercado e os pontos fortes e fracos da empresa iante das realidades detectadas. análise é importante considerar uma série de variáveis, todas com o mesmo nível de importância, dependendo somente das características do mercado e do produto ou serviço em questão, pois pode vanar de um levantamento para outro, de acordo com suas características.

A análise ambiental é composta de diversas etapas. A Análise Macroambiente de Marketing envolve variáveis incontroláveis, como as citadas neste capítulo. A Análise Microambiente de Marketing envolve variáveis controláveis, como fornecedores, consumidores, concorrentes e intermediários de marketing. Segundo Kotler (2000), as principais variáveis a serem consideradas são: Variáveis Económicas – São considerados aqui os factores económicos que envolvem o mercado em estudo. Variáveis Demog áficas – É importante monitorar a população, pois as pessoas representam o mercado.

Variáveis Culturais – Respeita ao grau em que a cultura de um mercado pode comprometer a aceitação de um determinado produto ou serwço. Variáveis Tecnológicas – Principalmente nos dias actuais, quando a tecnologia evolui constantemente e quase que diariamente, este sector deve ser considerado em qualquer análise de ambiente. Sistemas de informações em marketing Para estruturar e manter em pleno funcionamento um Plano de Marketing é fundamental que se estruture um Sistema de Informações.

Ele fomentará os responsáveis pelo marketing com informações para que sejam tomadas decisões baseadas na realidade do mercado. A utilização do Sistema de Informações em Marketing faz parte de uma actividade constante de Análise de Mercado. AIGF3ÜF7 um Sistema de Informações de Marketing compõe-se de pessoas, equipamentos e procedimentos para colectar, seleccionar, analisar, avaliar e distribuir informações que sejam necessárias, portunas e precisas para os tomadores de decisões.

Costuma-se dizer que a informação é a matéria-prima do marketing, e um Sistema de Informações de Marketing é um processo contínuo, em que dados e informações são colhidos, processados e armazenados para ser As necessidades e o comportamento dos consumidores O marketing não cria necessidades, mas apenas as identifica, para que possam ser satisfeitas, com soluções adequadas. Primeiramente, é importante salientar a diferença que existe entre necessidade e desejo.

Enquanto necessidade é um estado de privação de alguma satisfação básica, desejo é algo que as essoas buscam satisfazer embora o objecto de desejo não vise suprir uma necessidade básica. Por exemplo, temos necessidade de tomar água e desejo de tomar um suco de laranja de uma determinada marca ou um bom vinho. Necessidade é tudo aquilo que deve ser satisfeito, caso contrário causará algum tipo de indisposição naquele que a está sentindo. Se alguém sente frio somente se satisfará com um agasalho ou algo que o aqueça. Nesse caso, tem-se alguém com uma necessidade bem definida.

Factores que influenciam o comportamento do consumidor Todos nós, enquanto consumidores, somos influenciados por ma série de factores que nos levam à declsão sobre o que comprar. Segundo Kotler (2000), são quatro os principais factores, a seguir comentados: Factores culturais mais ampla e profunda influência sobre o comportamento do consumidor. Os papéis exercidos pela cultura, subcultura e classe social do comprador são particularmente importantes. A cultura envolve valores, percepções, preferências e comportamentos familiares. As subculturas envolvem as nacionalidades, religiões, grupos raciais e regiões geográficas.

As classes sociais são divisões relativamente homogéneas e duradouras de uma ociedade, e não reflectem somente a renda, mas também outros indicadores como ocupação, n[vel educacional e área residencial. Costuma-se dizer que o homem é o produto do meio, ou seja, tudo o que acontece no lugar onde as pessoas vivem influencia directamente seu modo de agir e pensar. Esta posição não poderia ser diferente no que diz respeito ao comportamento das pessoas como consumidores, em que diversos factores do meio onde vivem afectem-nas directamente.

Por exemplo, as pessoas que moram nas grandes cidades adquirem computadores para uso doméstico por acreditarem que é um bem de grande utilidade. O mesmo computador, porém, não tena igual utilldade para moradores de uma tribo do interior. Factores sociais Assim como os factores culturais, os factores sociais são decorrentes do meio onde as pessoas vivem, porém com mais proximidade, como grupos de referência, família, incluindo- se aí os papéis e posições sociais. Os grupos de referência compreendem todos aqueles que têm influência directa ou indirecta sobre as atitudes ou comportamentos da pessoa.

Os grupos que têm influência directa sobre uma pessoa são denominados grupos de afinidade (família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho). A família é ao anização de compra de produtos de consumo mai vizinhos e colegas de trabalho). A família é a organização de compra de produtos de consumo mais importante da sociedade, e a posição da pessoa em cada grupo pode ser definida em termos de papel e posição social. Um papel sugere actividades que se espera que uma pessoa desempenhe, o exemplo do papel de filha, de mãe, entre outros.

A posição social está relacionada com o status do indivíduo na sociedade. Factores pessoais Estes factores envolvem directamente a pessoa: sua idade, ocupação, condlçbes económicas e estilo de vida. Tais factores nfluenciam muito o consumidor. Os jovens executivos, por exemplo, compram ternos, enquanto jovens atletas adquirem agasalhos desportivos. Factores psicológicos As escolhas de compra de uma pessoa são também influenciadas por quatro importantes factores psicológicos: motivação, percepção, aprendizagem e crenças e atitudes.

Muitas vezes as pessoas são motivadas a comprar, ou não, por factores que não são externos, e sim internos, ou seja, por desejos vindos do seu subconsciente. São os chamados factores psicológicos. Os homens mais velhos preferem carros com motores possantes, por estes sugerirem masculinidade. Os adolescentes vestem-se diferentemente dos adultos pelo simples fato de serem diferentes, pois estão em uma fase da vida em que necessitam de auto-afirmação e preparação para a vida adulta.

Gerenciamento e estratégias para produtos e serviços De nada adianta tentar vender al um não estiver em conformid roduto ou serviço se ele eseios do consumidor. mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo, que possa satisfazer um desejo ou uma necessidade. Inclui objectos fisicos, serviços, lugares, organizações e ideias. Considerações finais O marketing tem uma importância fundamental para o sucesso a empresa num ambiente competitivo. Cada década exige que a administração da empresa pense criticamente sobre seus objectivos, estratégias e tácticas.

Rápidas mudanças podem facilmente tornar obsoletos os princípios vencedores de ontem na condução dos negócios. Uma das principais contribuições do marketing moderno é ajudar as empresas a perceber a importância de mudar o foco de sua organização do produto para o mercado e clientes. Muitos anos se passaram antes que um número considerável de empresas deixasse de pensar de dentro ara fora. Para fazê-lo de fora para dentro. Ainda hoie m s operam centradas na

A noção de liberdade no emílio de rousseau

0

A TERAPIA OCUPACIONAL COMO AGREGADOR NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE INCLUSAO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. THE

Read More

Criação de um produto

0

Escola: Instituto de Estudos Superiores de Fafe DISCIPLINA: MARKETING Aluno: Marcelo José Dias Ribeiro Docente: Marco Martins curso: Gestao (ndice

Read More