Metodo de custeio variavel

Categories: Trabalhos

0

Escola Técnica Albert Einstein Normas pré-textuais para TCC- Prof. Guilherme S. CRONOGRAMA DE AULAS: 30/11 – 05,07/12 O QUE É UM TCC? – Tcc significa Trabalho de Conclusão de Curso. Criado em 1983, como dlsciplina obrigatória no curso de Pedagogia da Universidade de Franca, logo tornou-se institucional e se estendeu a todos os cursos de graduação. Refere-se a uma dissertação científica, do cunho monográfico iniciático, que os alunos concluintes devem elaborar.

Procurou-se, por meio desta exigência, criar espaço para os estudantes iniciarem-se no campo da pesquisa, buscando ampliar os conhecimentos teóricos cumulados ao longo ESTRUTURA DO TCC or13 melo e fim, ou seja, i A seguir apresentam podendo ser compos PRÉ-TEXTUAIS Capa – Obrigatório Folha de rosto – Obrigatório Folha de aprovação – Obrigatório ter o seu inicio, rito e conclusão. ais detalhes, Dedicatória – Opcional Agradecimentos – Opcional Epigrafe – Opcional Resumo – Obrigatório Sumário Obrigatório Lista de ilustrações – Opcional Listas de abreviaturas e siglas Listas de notações – Opcional TEXTUAIS Introdução – Obrigatório Opcional dividindo-se os capítulos conforme a natureza do assunto. Referências bibliográficas ? a listagem, em ordem alfabética, numerada seqüencialmente, das publicações utilizadas para elaboração do trabalho, podendo esta ser numerada ou não.

Caso deseje indicar uma bibliografia para aprofundamento do assunto, a mesma deverá aparecer em lista separada sob o título: Bibliografia Recomendada. Ex: DEMO, P. Metodologia do conhecimento cientifico. São Paulo: Atlas, 2000 SISTEMA EDUCACIONAL GALILEU ESCOLA TÉCNICA ALBERT EINSTEIN CURSO TÉCNICO EM TITULO DO TRABALHO (MAIUSCULO – arial – TAMANHO 16 E NEGRITO) NOME COMPLETO (MAIUSCULO – ARIAI – TAMANHO 14 E SANTA MARIA – RS 201 1

TITULO DO TRABALHO (MAIUSCULO – TAMANHO 16 E NEGRITO) NOME COMPLETO (MAIUSCULO – TAMANHO 14 E NEGRITO) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado ao Curso Técnico em ***** da Escola Técnica Albert Einstein, Sistema Educacional Galileu — SEG, como requisito parcial para obtenção do diploma de Técnico em 13 Coordenadora Pedagógica Coordenador do Curso Técnico em Professora Orientadora RESUMO Começa aqul, sem marcação de parágrafo. É um texto corrido. A fonte é 12 e o espaçamento é simples. Deve ter de 200 a 500 palavras.

As palavras-chave vem 1 linha após o termino, com um espaço simples. Essas palavras devem ser descritores. Palavras-chave: usar 3 a 5 palavras. SUMARIO INTRODUÇÃO IXI 2 OBJETIVOS….. 2. 1 Objetivo Geral…. 2. 2 Objetivos Específicos. • • • • • • • • • • • • • • • • • • 3 JUSTIFICATIVA……………. — que podem vir em subseções separadas ou não. É muito importante ressaltar que a delimitação do tema requer clareza a respeito do campo de conhecimento a que pertence o assunto.

O problema é o objeto de pesquisa ou de estudo. Optou-se, neste exemplo, em separar em subseções a justificativa e ocs) objetivo(s). 1. 1 JUSTIFICATIVA Na justificativa mencionam-se a relevância científica do trabalho, a contribuição da pesquisa e que beneficio poderá trazer ? comunidade ou à sociedade. Ainda devem estar claros o motivo da escolha do tema e as possibilidades de realização da pesquisa. 1. 2 OBJETIVOS A definição dos objetivos determina o que se quer atlngir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. ma sugestão interessante, na redação dos objetivos, é utilizar, no início das sentenças, o verbo no infinitivo, tais como: esclarecer tal coisa, definir tal assunto, procurar aquilo, permitir lgo, demonstrar alguma coisa, entre outros. Alguns autores separam os objetivos em objetivo geral e objetivos específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isso. Caso se opte em separá-los, tem-se: 1. 2. 1 Objetivo geral O objetivo geral vincula-se à própria significação geral do tema proposto pelo projeto, ou seja, significa traçar as principais metas que norteiam a pesquisa. . 2. 2 Objetivos especificos Descrever aqui o(s) propósito(s) específico(s) para atingir um ponto de vista do tema, um ângulo a ser pesquisado, permitindo atingir o objetivo geral. Aconselha-se, na redação desta seção, nao ser prolixo. 2 REFERENCIAL TEORICO O referencial teórico do assunto deve estar diretamente relacionado à pesquisa Requer um levantamento biblio ráfico cuidadoso, que deve ser organizado numa sequênc à pesquisa. Requer um levantamento bibliográfico cuidadoso, que deve ser organizado numa sequência lógica e garantir a fonte (autor, obra, data).

A seguir são exemplificadas citações com mais de três linhas e com menos de três linhas. No que concerne à Política Nacional de Saúde do Idoso, conforme Gordilho (2000, p. 24), destacam-se: A promoção do envelhecimento saudável, a manutenção e a melhoria ao máximo possível da capacidade funcional dos idosos, a prevenção de doenças, a recuperação da saúde daqueles que adoecem e a reabilitação daqueles que venham a ter a sua capacidade funcional restringida [citação longa, mais de 3 linhas].

Entre os fatores para a efetiva longevidade do ser humano um tem sido apontado, em estudos, com muita força: a nutrição. “Várias mudanças decorrentes do processo de envelhecimento podem ser atenuadas com uma alimentação adequada e balanceada nos aspectos dietético e nutritivo” (SALGADO, 2003, p. 1). [Citação direta curta, até 3 linhas. ] 3 METODOLOGIA A metodologia deve ser escrita com uma linguagem precisa e técnica, seguindo uma sequência cronológica. Representa a descrição formal dos métodos e tecnicas a serem utilizados na pesquisa.

Devem constar os métodos de abordagem e de procedimentos, os instrumentos de coleta de dados (questionário, entrevista, formulários, entre outros), a delimitação do universo da pesquisa, a delimitação e a seleção da amostra e do tempo previsto, a equipe de pesquisadores e a diwsão do trabalho, as formas de tabulação e o tratamento dos dados, ou eja, a apresentação de tudo aquilo que será utilizado no trabalho de pesquisa. Em resumo, a metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, ig utilizado no trabalho de pesquisa.

Em resumo, a metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. Se a pesquisa envolver seres humanos deve atender à Resolução 196/96, do Conselho Nacional da Saúde, e ter a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (Cepe) de sua instituição. 6 REFERCNCIA BIBLIOGRÁFICA É um elemento obrigatório e é uma seção não numerada, onde evem constar todas as obras citadas no corpo do trabalho, consultadas para a elaboração do projeto, de acordo com as normas da ABNT.

As referências, ordenadas segundo o sistema alfabético, são alinhadas somente à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre si por 2 espaços simples. 7 APÊNDICES E ANEXOS Este item também só é incluído caso haja necessidade de juntar ao projeto algum documento que venha dar algum tipo de esclarecimento ao texto. A inclusão, ou não, fica a critério do autor da pesquisa. Os anexos contêm informações cuja responsabilidade é exclusivamente de terceiros. Os apêndices contêm informações cuja responsabilidade é exclusivamente do(s) pesquisador(es). ncluídos após as REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplo: APÊNDICE A — Questionário para coleta de dados Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. ANEXO A – Figuras e fotos do sujeito da pesquisa ATENÇÃO ALUNOS NA HORA DE ESCREVER O TCC ATENTAR PARA A NOVA ORTOGRAFIA. PESQUISE SOBRE OS ACENTOS QUE CAIRAM DE USO PARA NAO ESCREVER PAGF 13 DE USO PARA NÃO ESCREVER ERRADO.

O que é um Resumo? De acordo com a NBR6028/2003, da ABNT, no texto do RESUMO devem constar algumas ideias-chave. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal. A apresentação dos objetivos justifica a realização da pesquisa. A apresentação dos recursos técnicos e metodológicos mostra o caminho da realização da pesquisa. A descrição da estrutura do texto corresponde ao desenvolvimento. E, por último, a apresentação da síntese dos resultados (conclusão) confirma os objetivos e o percurso metodológico.

Deve ser digitado em fonte de amanho 12 pt, em espaço simples, na voz ativa, na terceira pessoa do singular e é recomendado que contenha de 150 a 250 palavras, para trabalhos acadêmicos e relatórios técnicos, e sejam também incluídas palavras representativas do conteúdo. Em casos especiais é permitido um resumo que ultrapasse o número de palavras indicadas, desde que não ultrapassem, o RESUMO e o ABSTRACT, uma página. Logo abaixo do RESUMO, são escritas palavras-chave, em negrito, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

O RESUMO deve ser traduzido para o inglês (ABSTRACT). O termo RESUMO precede o exto e é título sem indicativo numérico. É adotado o justificado ? esquerda, contrário à NBR 14724/2005, que indica o centralizado. Se necessário, para elaboração de um resumo com mais palavras, pode ser utilizado o tamanho de fonte 10 pt. Palavras-chave: Resumo. Abstract. Metodologia e resultados. Conclusões. Como fazer as referências?? Exemplos de como fazer as referências bibliográficas de sua pesquisa. Todo o livro que você usar do. Na hora de escrever usar, deve ser citado.

Na hora de escrever as referências, atente para: Ordem Alfabética de autores, que, por sua vez, começam pelo obrenome. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APÊNDICE C – Exemplos de referências bibliográficas l) LIVROS CONSIDERADOS NO TODO (TÍTULO E SUB í ULO). – Um autor RAJAGOPLAN, Kanavillil. Por uma linguística critica: linguagens, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. (Linguagem 4). – Dois autores GONÇALVES, Minan Buss; FLEMING, Diva Marma. Cálculo a: funções de várias variáveis: integrais duplas e triplas. São Paulo: Makron Books, 1999. Três autores OKUNO, Emico; IBERÊ, Luiz Caldas; CECL Chow. Física para ciências biológicas e biomédicas. . ed. São Paulo. Harbra, 1986. – Mais de três autores IBERNÓN, Francisco (Org. ). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Tradução de Ernani Rosa. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas sul, 2000. RIBAS, Maria Alice Coelho et al. Filosofia e ensino: a filosofia na escola. Ijuí: Ed. da Uniju[, 2005 (Coleção Filosofia e Ensino, 7). – Autores repetidos ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos de graduação. 3. ed. sao Paulo: Atlas, 1998. Como preparar trabalhos ara cursos de pós-graduação: oções práticas. São Paul BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados preliminares da população no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. 2) TESES, DISSERTAÇOES E MONOGRAFIAS CORDENONSI, André Zank. Um ambiente de evolução de comportamentos para sistemas multiagentes reativos. 2000. g6f. Dissertação (Mestrado em Computação) – Curso de Pós Graduação em Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000. PORTO, Adriana; SILVA, Antônio Flávio Barbosa da; BOECK, Elida Cristlna; ALVES, Marcio Bendo; LONDERO, Renato Ilo.

Gestão estratégica de emuneração: a importância da avaliação de desempenho no programa de participação nos lucros ou resultados. 2001. 18f. Monografia (Especialização em Gestão Empresarial) – Curso de Pós-Graduaçào em Gestão Empresarial – Educação a Distância. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. ORENGO, Gilberto. Avanços no método LTSN para cálculo de criticalidade e desenvolvimento da primeira versão do código LTSN. 2002. 69f. Tese (Doutorado em Engenharia Nuclear) – Programa de Pós- Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio

Grande do sul, porto Alegre, 2002. 3) CONGRESSOS, CONFERENCIAS, SIMPOSIOS, WORKSHOPS, JORNADAS E OUTROS EVENTOS CIENTÍFICOS CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1 1998; JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DA FAFRA, 6. , 1998, Santa Maria. Anais… santa Mana: Multipress, 1998. 72P. ORTIZ, Al C. Meireles. Edu tal e patrimônio p. 35. – Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico CORDENONSI, André zanz• GOEBEL, Manoelisa. proposta de autômato finito determinístico para a glosa português-libras. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 12. ed. , 2001. Vitória (ES).

Anais eletrônicos… Vitória (ÉS): UFES, 2001. Disponível em: http://www. inf. ufes. br/-sbie2001/figuras/artigos/a168/a168. htm. Acesso em: 21 set. 2002. 4) CONSTITUIÇÃO, LEIS E DECRETOS BRASIL Constituição da Repúbllca Federativa do Brasil. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A 2000. . Consolidação das leis do trabalho. 29. ed. São Paulo: LTr/ Saraiva, 2002. RIO GRANDE DO SUL Constituição do Estado do Rio Grande do Sul: promulgada aos 3 de outubro de 1989. Porto Alegre: Corag, 1989. – Leis (formato eletrônico) BRASIL. Congresso Nacional. Lei no 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://wv/w. mec. gov. br>. Acesso em. 29 set. 2005. . portana 301, de 7 de abril de 1998. Define os procedimentos de credenciamento de instituições para oferta de cursos de graduação e educação profissional tecnológica a distância. Disponível em: < http://www. mec. gov. br/legis//default. shtm>. Acesso em: 09 nov. 2006. 5) DOCUMENTOS ELETRONICOS – Material cartográfico (atlas, globos, mapas) ATLAS geográfico escolar multimídia. Rio de Janeiro: IBGE, 2004. 1 CD-ROM. – Artigo elou matéria de r eletrônico

A multiplicidade de estudos

0

EQUIPAS DE TRABALHO: EFICÁCIA OU EFICÁCIAS? Lourenço, P. R. , Miguez, J. , Gomes, A. D. & Freire, P. Universidade

Read More

Estrututra de dados

0

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO Disciplina: Estrutura de Dados OF2 p Deus nos acuda São Paulo 201 1 qual atuamos. Ambiente

Read More