Modelo de fichamento

Categories: Trabalhos

0

Modelo de fichamento para livros. MODELO DE ACHAMENTO DE LEITURA caro aluno, Tenho a satisfação de apresentar-lhes um modelo de fichamento que poderá ser adotado por vocês tanto na integra, quanto adaptado à suas necessidades, bem como servir de estímulo para que elaborem outro totalmente diferente, desde que se prove útil. Primeiramente, vale destacar que muitos de nós professores continuamos a usar a palavra fichamento, apesar deste termo estar ligado ao mundo da era pré-informática. ? época isto queria dizer fazer registro da leitura em pequenas fichas, que eram rmazenadas em um fichário. As fichas se prestam a auxiliar o aluno a destacar questões centrais da leitura e participar das discussões em sala d identificados pela pri PACE 1 ors na era da informática id aa Sv. içx to view uma vez que é possí computador, com a v preendidos, termos nos encontrarmos ua sendo a mesma, o elaborado no á-lo, o que, em tese, ajuda ainda mais o usuario.

Em segundo lugar, quero deixar claro que o fichamento é uma ferramenta didática que permite ao professor conhecer o cuidado do aluno em relação à leitura solicitada, mas ajuda muito mais ao próprio aluno (quando é em elaborado), pois lhe assegura um método de aprendizado por intermédio da leitura. Portanto, espero que este recurso não seja encarado como obrigação imposta pelo professor para aferir o compromisso com leitura (embora também o seja em certa medida).

A elaboração de um bom fichamento, o qual não deve ser confundido com um resumo, permite ao estudante alcançar ao menos três (3) objetivos, a saber: 1) utilizá-lo em sala de aula na discussão do texto; 2) semir de estudo para melhor domínio do conteudo, comparando-o a outros textos afins, e, ainda; 3) uardá-lo para uso futuro na forma de consulta, dispensando a necessidade de ter de refazer toda a leitura (levando em conta própria curiosidade intelectual possa levá-lo a necessitar deste recurso em um momento que esteja fazendo a leitura de outra obra que tenha, eventualmente, conteúdo similar.

Pode, igualmente, servir de exemplo para trabalhos profissionais. Assim sendo, passo a listar algumas exigências básicas para se fazer um bom fichamento: 1 1. 1 1. 2. 1. 2. 1. 1. 2. 2. 1. 3. 1. 3. 1. 1. 3. 2 1. 4. 1. 5. 1. 5. 1. 2. 2. 1. 2. 2. 2. 2. 1 . 3. Identificar a Fonte da Leitura (Livro, Tese não publicada, Artigo em revista etc); Ano da Publicação (ou do documento, caso não tenha sido publicado); Nome da Editora (em caso de ter sido publicado); Número da Edição elou da impressão (nem sempre existe em publicações mais antigas); Número de páglnas (do livro elou da parte lida).

Título da Obra; Título da Obra no Original (em caso de obra estrangeira. Está na ficha catalográfica) Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou sub-título, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo); Localização da obra (se obtida m biblioteca, da propriedade do próprio aluno etc); Nome do Autor (ou autores) elou do Organizador; Nome do Tradutor (no caso de ser uma obra escrita originalmente em outro idioma); Tema da Obra (Administração, Sociologia etc. ; palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas); Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias); Objetivo (s) principal (is) do autor (nem empre o autor explicita seu objetivo); Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura.

Importante ao final da reprodução identificar o Item e a página de onde copiou); Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor; Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências); Glossário de palavras e conceitos há semelhança com o item 3. 1. ,mas há ligeira diferenç iOS do aluno sobre a (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc. . Resumo da obra. 3. 1. 3. 2. 4. 5. 6.

Quanto a forma de elaboração do fichamento, penso ser apropriado que este seja feito com ao menos duas (2) colunas para melhor divisão e clareza, mas não mais do que quatro (4) a fim de não torná-lo detalhado demais. O modelo que apresento parcialmente abaixo dispõe de três (3). Itens 1. Tipo de Obra 1. 1 Ano da Publicação 1. 2. Editora 1. 2. 1 Ediçao 1. 2. 2. Páginas 1. 3. Titulo Livro 1999 paz e Terra EdiÇã0 530 páginas O Poder da Identidade Conteúdo Observação do Aluno Trata-se do volume II de uma mesma obra publicada em 3 livros. . 3. 1 .

Título original 1. 3. 2. Título do Capítulo. The Power of Identity Capítulo — Paraísos Comunais: identidade e significado das Sociedades em Rede (pág. 21 a 92). Li parte do capítulo, que foi solicitado pelo professor, mas que não apresentava subdlvisão. 1. 4. Localização Biblioteca da Fundação Escola Sociologia e Política Há três exemplares na biblioteca, mas o que obtive é o que se encontra em pior estado. Tradutor 2. Tema 2. 1. Palavraschaves 5. 1. 5. Autor 1. 5. 1. Comentários Manuel Castells Klauss Brandini Gerhardt Mudança Social,

Sociologia Capitalismo; Cultura’ Conflitos; Etnias; Identidade; Mudança Social; Poder; Po iderei a obra difícil Seia Série: Turno: Editora: Ediçao: VI – Título : VII – Título Original: Coelho Antunes. Aluno(a): de Leitura: Livro. II – Ano da Publicação: Turma: – Curso Normal – Formação de Professores. Língua portuguesa – Modelo de Fichamento de Llvro. V – Número de páginas . – TIPO IX – Onde foi VIII – Titulo do Texto (poema, conto, crônica): adquirido? X – Autor(es): XI – Tradutor(es): – Tema (assunto): XIII XII – – Palavra(s)-Chave(s): XIV – Comentários: XV – Resumo:

De que forma o alcoolismo pode influenciar o desempenho profissional do jovem.

0

1. Área Temática Mercado de trabalho 2. Titulo da Pesquisa De que forma o alcoolismo pode influenciar o desempenho profissional

Read More

A coesão sequencial.

0

UNIVERSIDADE FEDERAL Dê CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES-CH UNIDADE ACADEMICA DE LETRAS- UA DISCIPLINA: português III. PROFESSOR: Washington Farias. Alunas:

Read More