A coesão sequencial.

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL Dê CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES-CH UNIDADE ACADEMICA DE LETRAS- UA DISCIPLINA: português III. PROFESSOR: Washington Farias. Alunas: Lucilene Fernandes Teixeira da silva Stella Soares. ROTEIRO DE APRESENTAÇAO A COESÃO SEQUENCIAL. 1. A Coesão Sequencial: Diz respeito aos procedimentos linguísticos por meio do texto (enunciados sequencias textuais). 2. A Progressão Text recorrentes. CASTILH ors to view nut*ge m,entre segmentos arágrafos e mesmo sem elementos ização fréstica” “informar, emitir sinais verbais, fazer compreender.

Rematização parafrástica” Alterar o sentido daí poder-se falar também em sequeciaçao frástica (sem procedimentos de recorrência). 3. Sequenciação Parafrástica: (faltando não consegui fazer). 4. Recorrência de termos: (Reiteração de um mesmo item lexical) Não existe uma identidade total de sentido entre os elementos recorrentes, ou seja, cada um deles traz consigo novas instruções de sentido que são acrescentadas ás do termo anterior. Ex: O trem corria,corria,corria… 5.

Recorrência de estruturas- Paralelismo Sintático: A progressão e faz utilizando-se as mesmas estruturas sintáticas, preenchidas com itens lexicais diferentes. Ex: Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques tem mais vida, Nossa vida mais amores. 6. Recorrência de Conteúdos Semânticos- Paráfrase: Há recorrência de estruturas sintáticas preenchidas com elementos lexicais diferentes, veiculadoras, portanto, de conteúdos semânticos diversificados.

Como na recorrência de termos, que, a cada reapresentação do conteúdo, ele sofre alguma alteração, que pode consistir, muitas vezes, em ajustamento, reformulação, esenvolvimento, Cada língua possui uma série de expressões linguísticas introdutórias de paráfrases. Ex: Em todo enunciado, fala-se de um determinado estado de coisas de uma determinada maneira: Isto é, ao lado daquilo que se diz, há o modo como aquilo que se diz é dito. 7.

Recorrência de Recursos Fonológicos Segmentais elou Supra- Segmentais: No caso, a existência de uma invariante, como igualdade de metro, rima assonâncias, aliterações, etc. Ex: O poeta é um fingidor: Finge tao completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. (Fernando pessoa). 8. Recorrência de Tempo e Aspecto Verbal: Weinrich (1 964,1971), dentro de uma “macrossintaxe textual”, examina os tempos verbais de acordo com três características constitutivas do sistema temporal: 1. A atitude comunicatlva 2. A perspectiva 3. O relevo. Existem dois tipos de atitude comunicativa: Comentar e narrar.

Cada língua possui tempos verbais próprios para assinalar a atitude comunicativa: os tempos do comentário conduzem o ouvinte a uma atitude receptiva, tensa, a atitude comunicativa: os tempos do comentário conduzem o ouvinte a uma atitude receptiva, tensa, engajada, atenta; os e relato,ao contrário, levam o ouvinte a assumir uma atitude receptiva relaxada, não lhe exigindo nenhuma reação direta. EX: O recanto era aprazível. O vento balançava suavemente as copas das árvores, os raios do sol refletiam-se nas águas do riacho e um perfume de flores espalhava-se pela clareira onde descansavam os viandantes.

De súbito, ouvi-se um grande estrondo e todos se puseram de pé, sobressaltados. 9. Sequenciação Frástica: A progressão se faz por meio de sucessivos encadeamentos, assinalados por uma série de marcas linguísticas através das quais se estabelecem, entre s enunciados que compõem o texto, determinados tipos de relação. Ex: Se estabelece uma relação de implicação entre um antecedente e um consequente: Se a política é a ciência dos fenômenos relacionados com o Estado Se o Estado é a nação politicamente organizada< Então -quando um repórter escrever... stá fazendo jornalismo político. 10: Procedimentos de Manutenção Temática: A manutenção do tema do texto é garantida, muitas vezes, pelo uso de termos pertencentes a um mesmo campo lexlcal. Ex: O desabamento de barreiras provocou sérios acidentes na estrada. Diversas mbulâncias transportaram as vltimas para o hospital da cidade mais próxima. 1 1 . Progressão Temática: Na sequenciação do texto, assume vital importância o modo como se opera a progressão PAGF3rl(FS Progressão Temática: Na sequenciação do texto, assume vital importância o modo como se opera a progressão temática.

A questão da articulação tema/rema foi desenvolvida pelos linguistas da Escola funcionalista de praga, preocupados com a organização e hierarquização das unidades semânticas de acordo com seu valor comunicativo. *A perspectiva oracional, que considera tema aquilo que se oma como base da comunicação, aquilo do que se fala, e rema, o cerne da contribuição, aquilo que se diz sobre o tema, não havendo, aqui, coincidência necessária entre tema e dado, rema e novo. A perspectiva contextual, que se vê no tema a informação contextualmente deduzível e,no rema, a informação nova , desconhecida, não deduzível. Progressão Temática linear: Quando o rema de um enunciado passa a tema do enunciado seguinte, o rema deste a tema do seguinte, e assim sucessivamente. Ex: A “Eneida” é um poema épico. Os poemas épicos contem longas narrativas. Tais arrativas incluem sempre elementos convencionais. Um deles é a figura do herói. O herói representa os ideais de uma nação. Esquema: A—g a–c C—-D. Progressão Temática Com um tema Constante: Em que, a um mesmo tema, são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas. Ex: O cão é um animal mamífero e quadrúpede. Ele tem o corpo coberto de pelos. O cão é um excelente guarda para nossas casas (o). É um animal muito fiel. Esquema: A- PAGF para nossas casas (o). É um animal muito fiel. Esquema: A-—-B -progressão com Tema Derivado: Quando, de um “hipertema”, e derivam temas parciais. Ex: O Brasil é o maior país da América do sul.

A região norte é ocupada pela bacia Amazônica e pelo Planalto das Guianas. A região nordeste caracteriza-se, em grande parte, pelo clima semi-árido. As regiões sul e sudeste são altamente industrializados. (falta o esquema)….. -Progressão por desenvolvimento de um Rema Subdividido: Desenvolvimento das partes de um rema superordenado. Ex: Vamos falar agora das partes do corpo humano. A cabeça é formada de crânio e face. O tronco compõe-se de tóxar e abdômen. Os membros dividem-se em superiores e inferiores. Esquema: A–B (=BI +B2+B3… BI–C B2–D B3—E Progressão Com Salto Temático: Quando há omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática, deduzível facilmente do contexto. Ex: Toda epopeia contém elementos convencionais. um desses elementos é o herói Representante dos ideais de uma nacionalidade, passa por uma série de peripécias e acaba sendo glorificado. Esquema B c – Encadeamento: O encadeamento permite estabelecer relações semânticas elou discursivas entre orações, enunciados ou sequencias maiores do texto. Pode Ser obtido por justaposição ou por conexão.

Processo constitucional

0

1- Para que serve o Direito Processual Constitucional? O Direito Constitucional deriva do direito público fundamental, que interpreta e sistematiza

Read More

Deontologia policial militar

0

CAPITU Oll Da Deontologia Policial-Militar SEÇAO Disposições Preliminares Artigo 60 – A deontologia policial-militar é constituída pelos valores e deveres

Read More