O surgimento do serviço social

Categories: Trabalhos

0

Quais os motivos para o surgimento do Serviço Social. O Serviço Social é caracterizado como uma profissão de curso superior cujo objeto de estudo são as expressões variadas das questões sociais. Exerce profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza as Ciências Humanas e Socials para análise nas diversas modificações da “questão social”, ou seja, o grupo de desigualdades que se formam apartir do antagonismo .

Os motivos para o surgimento do serviço social , surge da situação critica da questão social do grupo das expressões da esigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista, da questão entre o capital e o trabalho.

A UCISS união católica em 1925 em Milão n escola católica de Se que esta denominaç criação das escolas d a la ora Social que nasceu nto da primeira iri c atina fazendo com opinião decisiva na u também para que o assistencialismo leigo desse lugar ao assistencial Swipe to vlew next page assistencialismo profissional tendo em vista, que essa assistência passou a apresentar caráter profissional no que antes era papel e fiéis cristãos.

No período do governo de Getúlio Vargas, compreendido entre os anos de 1937 a 1945 no Brasil uns governos ditatoriais fatos marcaram o nascimento do Estado Novo como a censura dos meios de comunicação, perseguição e prisão de opositores políticos, greves, protestos e passeatas, criação da Consolidação das Leis de Trabalho garantindo vários direitos aos trabalhadores e também a criação da Justiça do Trabalho. No fim do Estado Novo o Brasil encontra economicamente a atualização industrial e a infra-estrutura.

O Estado de Bem Estar conhecido também por Walfare State que surgiu após a 2a Guerra Mundial é um estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde e seguridade social aos cidadãos reconhecido também como direito social, está relacionado ao processo de industrialização, seu auge se deu com o crescimento econômico e a oferta de serviços sociais a população, entrou em crise nos anos 1970 pela dificuldade de harmonizar os gastos públicos com o crescimento do movimento capita PAGFarl(F3 ificuldade de harmonizar os gastos públicos com o crescimento do movimento capitalista, foi al que se deu a crise entre Capital e Trabalho. Já no Brasil o Estado de Bem Estar teve seu inicio nos anos 1964 a 1985 no auge da ditadura militar. A partir da década de 1960 até a atualidade, caracterizando-se pelo movimento de reconceituação e tendo como marco referencial a procura de um modelo teórico-prático para nossa realidade.

O serviço social fundamenta sua teoria Ciências Sociais, para inserir-se nos fenômenos em transição, procurando capacitar o homem ara que lute, construa e contribua para as reformas sociais. Na década de 60 acontece a expansão da profissão do assistente social. Essa época é a renovação do serviço social, época também em que grandes mudanças ocorreram na vida soclal, económica, política e cultural brasileira. A profissão foi oficializada no Brasil através da Lei no 1989/53, sendo que a profissão de Assistente Social foi regulamentada pela Lei no 3252, de 27 de agosto de 1957. Na década de noventa, a Lei no 3252, de 27 de agosto de 1957. PAGF3ÜF3

Urbanização

0

Regionalização de Goiás O estado de Goiás é divido estatisticamente em cinco mesorregibes, dezoito microrregiões e 246 municípios segundo o

Read More

Processo de emancipação política no brasil

0

Processo de Emancipação Política no Brasil Publicidade [pic]Até o período da permanência da família real no Brasil, os grupos políticos

Read More