Objetivos area de compras

Categories: Trabalhos

0

SETOR DE COMPRAS Embora todos saibam comprar, em função do cotidiano de nossas vidas, é imprescindível a conceituação da atividade, que significa procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo necessário, a um preço justo, para o funcionamento, a manutenção ou a ampliação da empresa.

OBJETIVO DO SETOR DE COMPRAS De uma maneira bastante ampla, e que demonstra que a função compras não existe somente no momento da compra propriamente dita, mas que a mesma possui uma maior amplitude, envolven análises e, determina podemos dizer que e ateriais certos, nas requerido, nas quanti ors tc view procedendo às m ao ato final, tivo “comprar os preço, no tempo nte certa e, consequentemente, na qualidade exigida pelo produto”.

Para que estes objetivos sejam atingidos, deve-se buscar alcançar as seguintes metas fundamentais: 1 – Atender o cronograma de produção, através do fornecimento contínuo de materiais; 2 – Estocar ao mínimo, sem comprometer a produção desde que represente uma economia para a organlzação; 3 – Evitar multiplicidade de itens similares, o desperdício, deterioração e obsolescência; – Manter a qualidade dos materiais conforme especificações; 5 – Adquirir os materiais a baixo custo sem demérito à qualidade; 6 – Mant Swlpe to vlew next page Manter atualizado o cadastro de fornecedores.

Material Certo É importante que o comprador certifique-se se o material comprado esteja de acordo com o solicltado. O comprador deve ter condições de reconhecer, em uma eventual alternativa de cotação, uma economia de custo ou a ideia de melhoria do produto. Evidentemente, a decisão final não será do comprador, mas este deve ter habilidade para encaminhar aos setores equisitantes ou técnicos da empresa essas sugestões.

Toda vez que uma requisição não for suficientemente clara, o comprador deverá solicitar esclarecimentos ou, se for o caso, devolvê-la a fim de que seja preenchida corretamente e de maneira que transrmta exatamente o que se deseja adquirir e, em hipótese alguma, o comprador deve dar inicio a um processo de compras, sem ter ideia exata de que quer comprar.

Objetivando um melhor conhecimento do que vai comprar, o comprador, sempre que possível, deverá entrar em contato cem os setores que utilizam ou que vão utilizar o material ou serviço a ser dquirido. Em resumo: cada vez mais, hoje em dia, o comprador deve ser um técnico. Preço Certo Nas grandes empresas, subordinado a Compras, existe o Setor de Pesquisa e Análise de Compras. Sua função é, entre outras, a de calcular o “preço objetivo” do item . com base em desenhos e especificações).

O cálculo deste “preço objetivo” é feito baseando- se no tempo de execução do item, na mão de obra direta, no custo da matéria prima com mão de obra média no me execução do item, na mão de obra direta, no custo da matéria prima com mão de obra média no mercado; a este valor deve- e acrescentar um valor, pré-calculado, de mão de obra indireta. Ao valor encontrado deve-se somar o lucro. Todos estes valores podem ser obtidos através de valores médios do mercado, e do balanço e demonstrações de lucros e perdas dos diversos fornecedores.

O “preço objetivo” é que vai servir de orientação ao comprador quando de uma concorrência. No julgamento da concorrência duas são as possíveis situações: a) Preço muito mais alto do que o “preço objetivo”: nessas circunstâncias, eventualmente, o comprador poderá chamar o fornecedor e solicitar esclarecimentos ou uma justifica tive do reço. O fornecedor ou está querendo ter um lucro excessivo, ou possui sistemas onerosos de fabricação ou um mau sistema de apropriação de custos; b) Preço muito mais baixo que o “preço objetivo”: o menor preço não significa hoje em dia, o melhor negócio.

Se o preço do fornecedor for muito mais baixo, dois podem ser os motivos: 1) O fornecedor desenvolveu uma técnica de fabricação tal que conseguiu diminuir seus custos; 2) O fornecedor não soube calcular os seus custos e nessas circunstâncias dois problemas podem ocorrer: ou ele não descobre os seus erros e fatalmente entrará em dificuldades inanceiras com possibilidades de interromper seu fornecimento, ou descobre o erro e então solicita um reajuste de preço que, na maioria das vezes, poderá ser maio PAGF3rl(FS descobre o erro e então solicita um reajuste de preço que, na maioria das vezes, poderá ser maior que o segundo preço na concorrência original. ortanto, se o preço for muito mais baixo que o preço objetivo, o fornecedor deve ser chamado, a fim de prestar esclarecimentos. Deve-se sempre partir do princípio fundamental de que toda empresa deve ter lucro, evidentemente um lucro comedido, e que, portanto, não nos interessa que qualquer fornecedor enha prejuízos. Se a empresa não tiver condições de determinar esse preço objetivo, pelo menos, o comprador deve abrir a concorrência tendo uma ideia de que vai encontrar pela frente. Nessas circunstâncias, ele deve tomar como base ou o último preço, ou, se o item for um item novo, deverá fazer uma pesquisa preliminar de preços. Em resumo: nunca o comprador deve dar inicio a uma concorrência, sem ter uma ideia do que vai receber como propostas.

Hora Certa O desenvolvimento industrial atual e o aumente cada vez maior do numero de empresas de produção em série, torna o tempo e entrega, ou os prazos de entrega, um dos fatores mais importantes no julgamento de uma concorrência. As diversas flutuações de preços do mercado e o perigo de estoques excessivos fazem cem que e comprador necessite coordenar esses dois fatores da melhor maneira possível, a fim de adquirir na hora certa o material para a empresa. Quantidade Certa A quantidade a ser adquirida é cada vez mais importante por ocasião da compra. Até pouco te PAGF quantidade a ser adquirida é cada vez mais importante por ocasião da compra.

Até pouco tempo atrás se aumentava a quantidade a ser adquirida objetivando melhorar e preço; ntretanto outros fatores como custo de armazenagem, capital investido em estoques etc. , fizeram com que maiores cuidados fossem tornados na determinação da quantidade certa ou na quantidade mais econômica a ser adquirida. Para isso foram deduzidas fórmulas matemáticas objetivando facilitar a determinação da quantidade a ser adquirida. Entretanto, qualquer que seja a fórmula ou método a ser adotado não elimina a decisão final da Gerência de Compras com eventuais alterações destas quantidades devido às situações peculiares do mercado.

Fonte Certa De nada adiantará ao comprador saber exatamente o material adquirir, o preço certo, o prazo certo e a quantidade certa, se não puder encontrar uma fonte de fornecimento que possa agrupar todas as necessidades. A avaliação dos fornecedores e o desenvolvimento de novas fontes de fornecimento são fatores fundamentais para o funcionamento de compras. Devido a essas necessidades o comprador, exceto o setor de vendas da empresa, é o elemento que mantém e deve manter o maior número de contatos externos na busca cada vez mais intensa de ampliar o mercado de fornecimento. FONTE: http://diligenciamento. wordpress. com/2010/04/08/como -funciona-o-setor-de-compras/

Liderança

0

LIDERANÇA NA GESTÃO DE PESSOAS Cairo Freitas Gabriel 1 Luiz Gonzaga Sabino Coelho 2 Sonalt Sousa e Silva 3 RESUMO

Read More

Teoria dos jogos e sua aplicação em engenharia de produção

0

I Universidade Estadual de MaringáCentro de TecnologiaDepartamento de Engenharia de Produção I Teoria dos Jogos e sua aplicação em Engenharia

Read More