Ondas

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE NEWTON PAIVA ENGENHARIA MECÂNICA ONDAS or6 to view nut*ge envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cardas, sons e em superfícies de líquidos. Ondas Eletromagnéticas são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais. Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.

Todas as ndas eletromagnéticas tem em comum a sua velocidade de propagação no vácuo, próxima a 300000km/s, que é equivalente a 1080000000km/h. A dlreção de propagação as ondas são classificadas como: Unidimensionais: que se propagam em apenas uma direção, como as ondas em cordas e molas esticadas Bidimensionais: são aquelas que se propagam por uma superfície, como as água em um lago quando se joga uma pedra. Tridimensionais: são capazes de se propagar em todas as dimensões, como a luze o som.

Quanto à direção da vibração as ondas podem ser classificadas como: Transversais: são as que são causadas por vibrações erpendiculares à propagação da onda, como, por exemplo, em uma corda Longitudinais: são ondas causadas por vibrações com mesma direção da propagação, como as ondas sonoras. Uma onda é formada por alguns componentes básicos que são: Sendo A a amplitude da onda. É denominado comprimento da onda, e expresso pela letra grega lambida a distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos.

Chamamos período da onda (T) o tempo decorrido até que duas cristas ou dois vales consecutivos passem por um ponto e frequência da onda (f) o número de cristas ou vales consecutivos que passam por um mesmo ponto, em uma determinada nidade de tempo. Efeito Doppler O nome efeito Doppler é uma referência ao físico austríaco Christian Johann Doppler, que o estudou e descreveu. Ele escreveu um artigo onde afirma que a frequência do som percebida por um observador depende do movimento relativo entre a fonte emissora do som e o observador.

O efeito Doppler é a alteração da frequência sonora percebida pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador. O efeito Doppler não ocorre somente com o som esse fenômeno é característico de propagações ondulatórias, ou seja, é possível bservar esse fenômeno com qualquer tipo de onda. Na astronomia esse fenômeno é utilizado para medir a velocidade relativa das estrelas e outros objetos celestes em relação ao planeta Terra.

E na medicina o efeito Doppler é utilizado nos exames de e a para medir a direção e a PAGF3rlF6 Som O som é produzido por corpos quando colocados em vibração. Essa vlbração se transfere no ar de molécula a molécula até alcançar nossos ouvidos. As principais características do som são: intensidade, timbre e altura. O volume é uma característica do som que está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas. Essa propriedade do som é provocada pela pressão que a onda exerce sobre o ouvido ou sobre algum instrumento medidor da intensidade sonora, como um decibelímetro ou um dosímetro, por exemplo.

Quanto maior a pressão maior será a intensidade medida por esse aparelho O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Por exemplo: dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes, pois as ondas sonoras possuem formas diferentes. A altura é uma característica do som que nos permite classificá- lo em grave ou agudo.

Geralmente os homens têm voz mais grave e as mulheres voz aguda, ou seja, voz grossa e fina, respectivamente. Essa propriedade do som é caracterizada pela frequência da onda sonora. Um som com baixa frequência é dito som grave e o som com altas frequências é dito som agudo. Ultrassom e infrassom: O som pode se propagar com diferentes frequências, no entanto, o sistema auditivo dos seres humanos percebe somente ondas com freq PAGF diferentes frequências, no entanto, o sistema auditivo dos seres umanos percebe somente ondas com frequências que estão compreendidas entre o intervalo de 20 hertz e 20 000 hertz.

Ondas Inferiores a 20 hertz são chamadas de infrassom e ondas superiores a 20 000 hertz são denominadas de ultrassom. As ondas que possuem frequências inferiores ou superiores ? faixa auditiva dos humanos não provocam sensação auditiva ao atingirem o ouvido, sendo assim não ouvimos esses sons. Ultrassom na mecânica O método ultra-sônico é bastante difundido. O mesmo está baseado na propagação de ondas sonoras de alta frequência pelo material analisado.

Estas ondas variam de velocidade em função a quantidade de poros e vazios, o que possibilita a detecção de descontinuidades. A idéia é projetar o som para dentro do material, medindo o tempo até que o mesmo se propague até um outro ponto qualquer. Sabendo a distância entre os pontos, é possível então determinar a velocidade média no trecho de propagação, que irá depender de diversos fatores como a natureza do material, a porosidade do mesmo, a presença ou não de água nos poros, entre outros.

Em função da sua sensibilidade a estes fatores, os ensaios ultra-sônicos servem para caracterizar um determinado material, sua integridade e outras propriedades ísicas, tornando-se uma técnica bastante usada para o controle de qualidade,detecção de defeitos, medição de espessuras,etc. Ultrassom na medicina A técnica é similar à ecoloc medição de espessuras,etc. A técnica é similar à ecolocalização usada pelos morcegos, baleias e golfinhos, assim como o sonar usado pelos submarinos.

No ultra-som, a máquina de ultra-som transmite pulsos sonoros de alta freqüência (1 a 5 megahertz) para o interior de seu corpo usando uma sonda as ondas sonoras se deslocam por seu corpo e atingem um limite entre tecidos, por exemplo, entre um fluido um tecido macio, entre um tecido macio e um osso ,parte das ondas sonoras é refletida de volta para a sonda, ao passo que outra parte continua se deslocando até atingir outro limite e ser refletida,as ondas refletidas são captadas pela sonda e retransmitidas para a máquina,a máquina calcula a distância entre a sonda e o tecido ou órgão (os limites) usando a velocidade do som no tecido (1 540 m/s) e o tempo de retorno de cada eco, geralmente da ordem de milionésimos de segundo e exibe as distâncias e as intensidades dos ecos na tela, formando uma imagem bidimensional como a mostrada abaixo:

Redes de computadores

0

Redes de Computadores – Proe Eduardo – 1a Fase Acadêmica: Joicy Paula Althof Exercícios de Fixação Livro Redes de Computadores

Read More

As imagens do gesto em coexistence: uma leitura das mãos

0

As imagens do gesto em Coexistence: uma leitura das mãos Luciana Coutinho Pagliarini de Souza (UNISO)i Resumo: Intenciona-se analisar o

Read More