Os sofistas

Categories: Trabalhos

0

Os Sofistas “Vivemos no mundo do irreal onde tudo o que vemos é somente uma sombra imperfeita de uma realidade mais perfeita” No período pré-socrático ou cosmologico, ha uma preocupação em compreender a origem do cosmo e os fenômenos da natureza. Este período se estende do final do século VI ac. até o final do século V a. C. No período socrático ou antropológico, investigam-se as questões humanas, tais como a ética, os comportamentos e conhecimentos humanos. Este período se estende do final do século V a.

C. o final do século IV a. C. No período sistemático, procura-se centrar principalmente a figura Swipe to lie” rat page de Aristoteles por sis então. Este período s ar 3 a pensado ate culo IV a. C. até o final do século III a. C. o pu v acompanham-se as t (Grécia) passa a fazer • ãi ou grego-romano, a grega quando esta o e, mais tarde, surge o cristianismo que influencia no desenvolvimento posterior. Este periodo se estende do final do seculo III a. C. até o seculo VI depois Swlpe vlew nexl page depois de Cristo.

Os sofistas foram os primeiros filósofos do periodo socrático. Eles se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas Pólis. Dessa forma, substituíram a natureza, que antes era o principal objeto de reflexão, pela arte da persuasão. O relativismo moral dos sofistas tem origem no contato mantido com diferentes povos e na conseqüente constatação de que as regras que regem as ações humanas são diferentes em sociedades diferentes.

Tal conclusão era inaceitável, por exemplo, para Platão, que buscava fundamentar as leis humanas em algo absoluto, permanente e imutável. A Maiêutica foi elaborada por Sócrates no século IV a. C. Através desta linha filosófica ele procura dentro do Homem a verdade. É famosa sua frase “Conhece-te a ti mesmo”, que dá início à jornada interior da Humanidade, na busca do caminho que conduz à prática das virtudes morais. Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá ? luz ideias complicadas.

Platão afirma haver dois mundos diferentes e separados: o mundo sensível, do complicadas. mundo sensível, dos fenômenos e acessível aos sentidos; e o mundo das idéias gerais (inteligível), “das essências imutáveis, que o homem atinge pela contemplação e pela depuração dos enganos dos sentidos”. Platão, assim, tenta superar a oposição de Heráclito à mutabilidade essencial do ser e a posição de Parmênides, para qual o ser é imóvel, relacionando o mundo das idéias ao ser parmen[deo e o mundo dos fenômenos ao devir heraclitiano.

Mundo Inteligível é o Mundo das idéias, descrito no mito da caverna de Platão. É resumidamente a idéia de que fazemos das coisas, o ideal. Ex: sabemos o que é uma cadeira, independente de sua forma, pela idéia de “cadeira” que possuímos. Mundo Sensível, pelo contrario, seria o Mundo material, o que tocamos. Existe um quadro chamado Escola de Atenas em que Platão e Sócrates estão no centro exatamente discutindo sobre isso. Aristóteles aponta pra baixo, pro Mundo sensível. Enquanto Platão para o alto, que seria o mundo inteligível ou das Idéias.

Internet ameaзada

0

COM-538 Sistemas de Informaзao Gerenciais Estudo de Caso – Capitulo 5 O CARNIVORE DO FBI DEVORARБ NOSSA PRIVACIDADE? Na dйcada

Read More

Garae

0

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DEJANEIRO Instituto de Tecnologia Departamento de Arquitetura e Urbanismo IJFRRJ Construзхes Rurais IT 462 (2-2)

Read More