Osm principios
OSM – organização, sistemas e métodos Organização: Atividade voltada para estruturação harmoniosa dos recursos Objetiva promover uma atuação sistêmica e eficiente para obter eficácia de conjunto Sistema: Conjunto de elementos relacionados entre si, e que estão organizados em função de um objectivo. Método: Economia de esforço simplifcação do traba Resultado direto: au cm ors to view nut*ge por meio da OSM – organização, sistemas e m todos O que significa organizar?
Organizar é dispor os materiais, humanos e tecnológicos da empresa, de maneira harmônica para se realizar m trabalho integrado, eficiente e eficaz, apresentando boa produtividade e boa qualidade a custos baixos e com o mínimo de riscos e de esforços humano A função do departamento de OSM de trabalho Aumento da produtividade Ferramenta de competitividade Mudança de paradigmas Identificação dos problemas e busca soluções Estudos de ambiência / Estresse Treinamento de usuários / novas tecnologias Planejamento Estratégico Modernidade Organizacional e Sistêmica Ambiência é o mesmo que atmosfera ou clima.
Ambiência é um meio material ou moral onde se vive, ou um espaço, arquitetonicamente organizado e nimado, que constitui um meio físico e, ao mesmo tempo, meio estético, ou psicológico, especialmente preparado para o exercício de atividades humanas (Dicionário Aurélio). O que OSM faz ? OSM é uma função administrativa que tem como objetivo melhorar o funcionamento das organizações.
As atividades básicas de OSM são: levantamento, análise, elaboração e implementação de sistemas administrativos na empresa. Sob outra visão, o objetivo do OSM é a renovação organizacional. OSM define a infra-estrutura, os processos e os métodos de trabalho da organização de forma a ajudá-la a alcançar seus objetivos.
Sob uma visão sistêmica, OSM tem como função auxiliar a organização – entendida c – a se adaptar ao seu Capacidade de diagnosticar com precisão os problemas da organização; Ser um facilitador ou catalisador para os grupos; Ter senso critico e analítico; Capacidade de concentração, comunicação e persuasão; Ter permeabilidade às mudanças; Definição de empresa uma organização relativamente autônoma, dotada de recursos humanos, materiais e financeiros, que exerce uma atividade econômlca de maneira estável e estruturada (E. Cohen) Os desafios das empresas modernas Renovar continuamente
A modernização representa o avanço de fato, a luta contra a mediocridade, a tensão em direção à mudança e ao novo, a derrubada do arcaico e do obsoleto. As organizações são diferentes Não existem duas organizações iguais, cada uma apresenta seus objetivos, seu pessoal, seus problemas, sua tecnologia e seu mercado. Novos paradigmas da administração Paradigma siginifica Modelo, adrãa Nem tudo o que é velho é rotótipo omo nem tudo o e em certos momentos. Há uma única forma correta de organizar uma empresa. Os princípios da administração aplicam-se apenas a organizações de egócios (empresas pnvadas).
Administração nao é apenas administração de empresas. Quebrar essa distinção é importante porque os setores que mais crescem nas sociedades desenvolvidas são o governo, as profissões liberais e áreas como saúde e educação, não as organizações de negócios. MAXIMIANO /TGA — Fig. 19. 2 – Algumas idéias de Peter Drucker sobre a mudança de paradigmas. Premissas Desatualizadas Novos Conceitos Muitas pessoas não são mais empregados • Há uma única forma de diretos que trabalham em tempo integral para administrar pessoas,. Essa um único empregador.
Muitas pessoas sam estão fora da influência legal dos administradores. Para isso, é preciso fazer parcerias. Legalmente, o âmbito da administração cobre apenas os ativos e os empregados da organização A tarefa da administração é “tocar a empresa”, em lugar de concentrar-se no que ocorre fora dela. As forças que mais afetam a empresa vêm de fora, não de dentro. A administração deve focalizar o exterior, não o interior. Premissas Desatualizadas Motores são feitos em um pais, carrocerias em outro, componentes eletrônicos em outro. Administrar uma empresa é administrar uma rede de fornecedores mundiais.