Ozonosfera

Categories: Trabalhos

0

A ozonosfera se localiza na estratosfera, cerca de de ozônio atmosférico está nesta camada, entre 16 a 30 quilômetros de altitude, cerca de 20 km de espessura. Os gases na ozonosfera são tão rarefeitos que, se os comprimíssemos à pressão atmosférica ao nível do mar, sua espessura não ultrapassaria três milímetros.

As radiações eletromagnéticas emitidas pelo Sol trazem energia para a Terra, entre as quais a radiação infravermelha, a luz visível e um misto de radiações e part[culas, muitas destas nocivas. Grande parte da energia solar é absorvida elou refletida pela tmosfera, se chegasse em sua totalidade à superfície do planeta to next*ge o esterilizaria.

A ozonosfera é uma dos raios ultravioleta pequena parte dos r Quando o oxigênio devido à energia ultr ora ue nos protegem penas uma ra sofre interações acaba dividindo- se em oxigênio atômico; o atomo de oxig nio e a molécula do mesmo elemento se unem devido à reionização, e acabam formando a molécula de ozônio cuja composição é (03) A ozonosfera saturada de ozônio funciona como um filtro onde as moléculas absorvem a radiação ult Swipe to view next page ltravioleta do Sol e, devido a reações fotoquímicas, é atenuado o seu efeito. ? nesta região que estão as nuvens-de-madrepérola, que são formadas pela capa de ozônio. Formação e Destruição do Ozônio Estratosfénco (Ciclo de Chapman) (Chapman, S. A theory of upper atmospheric ozone, Q J. Roy- Meteorol. soc. , Mem. 3, 103-125, 1930) A formação do ozônio na estratosfera ocorre em níveis superiores a 30km de altitude onde a radiação solar ultravioleta de comprimento de onda menor que D’P,5 nm vagarosamente dissocia o oxigênio. 2 + hnO+O A taxa de formação de [O] é 2f1 [02], onde fl é constante e [02] ? a concentração de moléculas de 02 por volume de ar (cm-3). O oxigênio atômico (O) reage rapidamente com 0 02 na presença de uma terceira molécula M (pode ser outro 02 ou mesmo N2), para formar o ozônio, O + 02 + M 03 + M A reação (2) é a única reação de formação do ozônio, seja na estratosfera ou na troposfera.

Neste caso a taxa de formação de 03 é de kl 0 03 formado absorve intensamente radiação entre os comprimentos de onda de 240 e 320nm, voltando a decompor-se em 02 e O: 03 hn 02 * o Adicionalmente, o ozônio também reage com o oxigênio atômico regenerando duas moléculas de 02, 3 +0 02 + 02 PAGFarl(F3 ozônio também reage com o oxigênio atômico regenerando duas moléculas de 02, Este processo da formação de ozônio é conhecido por Mecanismo de Chapman e foi desenvolvido na década de 30 pelo autor que dá o nome ao processo.

Além desse, outros processos também podem destruir o ozônio: – descomposição térmica: 03 + 03 02 + 02 – dissociação inversa: 03 02 +0 Uma vez que um oxigênio atômico é gerado a partir da reação (1 as reações (2) e (3) se processam rapidamente. No topo da estratosfera, onde a pressão e a concentração de [M] são enores, o tempo de reação é de aproximadamente 100 segundos. Em níveis inferiores a concentração de [M] tende a crescer e, consequentemente, esse tempo tende a diminuir.

Na reação (3) o tempo característico é igualmente pequeno como na reação (2). Como resultado dessa rapidez, estas duas reações interconvertem O e 03 de maneira ágil. Assim é conveniente admitir a soma de O e 03 como espécies únicas. Esta espécie é designada como “odd oxygen” e simbolizado como Ox. Assim, Ox é produzido somente na reação (1) e perdido somente na reação PAGF3ÜF3

Onda

0

GRUPO D Introduзгo a Engenharia Civil Desenvolvimento sustentбvel й o equilнbrio da convivкncia entre o homem e o meio ambiente.

Read More

A incidência do estresse mental no serviço de tele atendimento ao cliente

0

Centro Brasileiro de Responsabilidade Ambiental e Social – CEBRAS TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO Curso Técnlco em Segurança do Trabalho

Read More