Palavras

Categories: Trabalhos

0

RAÍZES DA PSICOLOGIA Fazer uma análise sobre o livro Raízes da Psicologia (pg. 56 a 82). No livro, Freire, nos dá o entendimento de como surgu ? psicologia e suas raízes. Deixando para nós uma ponte a partir dos filósofos, a história da nossa profissão, a Psicologia. 5. Fonte ou raiz filosófica: A influência das três correntes filosóficas na emancipação da psicologia 0 p Escola Francesa René Descartes(1996-1650). Com ele a psicologia inicia sua fase pré-científica. A duvida era o ponto de partida de toda a sua argumentação e raciocínio.

Primeiro se duvida (duvida provisória) depois se tenta explicar e provar aquilo de que se duvidou. Descartes duvidou ate da sua própria existência. Chegou a conclusão de que seu pensamento comprovava a sua existência : ” Penso, logo existo Duvidou também, da existência de Deus e, através de seu raciocínio, provou a sua existência. A duvida existe porque existe um ser pensante. Descartes retoma a questão do dualismo mente x corpo. Identificou suas áreas distintas no ser humano: o reino físico, material e o reino imaterial, da mente.

Para ele, a ação do corpo tem função mecânica, no entanto, Escola Britânica Thomas Hobbes(1588-1979). para ele a filosofia é o conhecimento dos efeitos através das causas e das causas através dos efeitos (A ( B). O conhecimento é o resultado da sensação e se fundamenta na experiência sensível. Hobbes tem uma visão materialista do homem. O homem resume-se no corpo e, portanto, o entendimento e a razão tem fundamento físico, bem como a alma que não é imaterial. Sendo assim, o homem não seria livre.

Pois estaria condicionado por um determinismo natural. Afirmava que o egoísmo é natural do homem, o ser humano age constantemente em busca do seu próprio bem,daquilo que lhe ai dar prazer. A ação humana busca sempre o prazer e evita a dor. Assim associa a idéia de amor ao prazer, e a do ódio ao desprazer. Daí, a sua afirmação: ” o homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos Hobbes lança assim os fundamentos de um estado totalitário. John Locke (1632-1704). As sensações, imagens e idéias formam o conteúdo da mente.

Para justificar a base sensorial do conhecimento, Locke ressalta a importância da memória e da associação de idéias que se constitui na base da recordação das experiências. Aspecto importante que Locke começa a desvendar o seu empirismo é a integração das funções psíquicas com as funções corporais. Com esses princípios, tenta explicar a questão fundamental do empirismo critico: como se adquire conhecimento. É considerado precursor do estruturalismo psicológico do século XX, George Berkeley (1 685 2 0 estruturalismo psicológico do século XX, George Berkeley (1685-1753).

Ressaltou bastante a Importância das sensações Sua doutrina principal preconiza que ser consiste em ser percebido. Em outras palavras, so existe aquilo que se pode perceber, ” ser é ser percebido Para ele, as nossa idélas estão para a nossa mente omo a natureza esta para Deus, ou seja existe uma relação de dependência entre elas. Foi contra a idéia abstratas de Locke e identificou a idéia com a imagem. David Hume (1711-1776). O que marcou de forma definitiva foi o seu ceticismo. Não só duvidou de toda a realidade exterior,mas, inclusive de Deus.

Seu ceticismo atinge a existência de seu próprio ego que,para ele não passa de uma coleção de idéias, de percepções isoladas,como amor e ódio,prazer e dor. Ao afirmar a existência apenas do que é sensível,da inicio a psicologia do “senso comum”. Questiona o principio da causa e efeito, pois diz que a idéla de ausa implica a existência de uma “conexão necessária” que ele não encontra como justificá-la. É um empirista, pois admite que todas as idéias provêm da experiência sensível. É um associacionista, pois afirma que a mente possui idéias simples e complexas.

As idéias complexas são formadas pela associação das idéias simples. Escola Alemã Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716). Foi o precursor da lógica matemática. Sustenta que o mundo é constituído de um grande numero de elementos simples ou átomos auto-suficientes e indep 30F 10 de um grande numero de elementos simples ou átomos uto-suficientes e independentes. Esses átomos são forcas imateriais,portanto,sem dimensão que se chamam mônadas. Nega a existência da matéria. para Leibniz, o corpo humano é composto de manadas, onde cada uma é uma alma imortal.

Há no entanto,uma manada dominante chamada a alma do homem. Contribuiu, com a psicologia nos estudos sobre a influencia da sensação nos processos perceptuais. pela forca do habito, não notamos mais o movimento de um moinho ou de uma queda d’água,depois que tivermos morado algum tempo perto dele”. Diz ainda, que toda a percepção exige memória e atenção. Esclarece que “as idéias” e as verdades estão inatas em nos como inclinações, disposições, hábitos, ou virtualidades naturais e não como ações”. A virtude, para ele,para ele, não é inata,a sua idéia sim.

Emanuel Kant (1724-1804). Foi um fenomenologista. Diz ser tão impossível o conhecimento direto e cientifico da alma, quanto é,segundo ele, o da metafísica. Afirma,por outro lado, a existência de uma única psicologia: a empírica- ” nem o mundo nem o eu,podem ser conhecidos pela ,mente humana em sua verdadeira natureza”. O conhecimento absoluto,tanto no mundo quanto do u,pretendido pela psicologia racional, não é possível. O conhecimento,para ser cientifico, tem que ser empírico. O conhecimento racional, do que a psicologia faz parte,é sem base.

Johann Friedrich Herbart (1776-1841 Representou no entanto, o lado mais positivo do movimento menos idealista. O ponto mais alto do s 10 Representou no entanto, o lado mais positivo do movimento menos idealista. O ponto mais alto do seu sistema foi o estudo da inibição das idéias. A sua teoria da inibição das idéias,admltindo-as ativas mesmo abaixo do limiar da consciência, é a mesma aceita pela psicanálise. Herbart diferiu de Kant no tocante á sua concepção de que a psicologia seria empírica, mas não poderia ser quantitativa, porem,não seria experimental.

Ao considerar que a psicologia pudesse ser quantitativa, Herbart colaborou para que ela se tornasse também experimental,pois uma coisa esta ligada a outra. Herbart foi um dos primeiros a estender psicologia ao campo educacional. O pensamento de Christian Wolff Christian wolff (1677-1754). Afirma que a fonte do conhecimento não é constituída pelas sensaçbes,como querem os empiristas, e sim, pela capacidade do conhecimento racional, ndependente das informações que chegam no mundo exterior.

Wolff concebia a alma dotada de um certo numero de poderes que seriam as faculdades mentais,ou seja o raciocínio, a memória,o juízo,a imaginação,o sentimento e a capacidade de compreender e de amar. Wolff definia a psicologia como estudo das faculdades mentais,o que Herbart condenou. 0 por Aristóteles. São eles: associação por contiguidade,semelhança e contraste. Isto é, a associação se da quando há contigüidade,proximidade ou vizinhança. Por exemplo, o numero dois , lembra o numero três, e assim por diante. David Hartley (1705-1757).

Afirma que a associações simples se reunem em grupos ou idéias complexas. A associação pode ser sucessiva ou simultânea. A sucessiva determina a sequência do tempo; exemplo: fulano tropeçou e caiu. A simultânea responde pela formação das idéias complexas,ou seja, aquelas que abrangem muitos elementos ao mesmo tempo; exemplo: a idéia de casa envolve a idéia de parede,telhado,tijolo, a idéia das formas,etc. inclui ainda em suas leis a repetição. Quanto mais frequente for a associação, mais estável e duradoura ela será.

Quanto ao dualismo mente x corpo, Hartley aceita dois tipos de enômenos: os mentais e os físicos. Os fenômenos mentais seriam compostos por sensações e idéias. As sensações teriam base no sistema nervoso e no cérebro,enquanto as idéias só teriam base no cérebro. Do lado físico haveria as vibrações e infrawbrações do sistema nervoso e do cérebro respectivamente. Thomas Brown acrescenta as de vitalidade,intensidade e recenticidade,que seriam condições para que a lei geral da associação pudesse agir. Brown substituiu o termo associação por sugestão,isto porque uma idéia pode sugerir a outra.

James Mill (1773-1836). Concebia a mente como um composto e sensações e ideias simples e complexas. Para ele,existe um principio básico na associação – a contigüidad 6 0 sensações e ideias simples e complexas. Para ele,existe um principio básico na associação – a contigüidade. John Stuart Mill(1806-1873). p referia o termo ” química mental ” para designar a composição ou a associação de idéias. Para ele, tal como nos compostos químicos, as idéias compostas podem gerar resultados novos e idéias novas que não estavam presentes nos elementos em separado.

Seguiu a linha do pai quanto ao elementismo. Fez a indução o método cientifico por excelência,partindo-se sempre dos atos,pois para ele a experiência,é a base do conhecimento. Herbert Spencer (1820-1903). A teoria de Herbert, que inclui a idéia de associacionismo evolucional. precede a teoria das espécies de Darwin. As associações que forem frequentemente repetidas na vida do individuo,ou do grupo racial, serão transmitidas às gerações seguintes como instinto„ que ele denomina de evolucional: a construção do ninho do ” João de Barro”, por exemplo.

Este instinto é assim inato. No entanto, admitia uma adaptação, do instinto a ambiente diversos. Ainda é elementista no referente à sociedade,pols a onsidera como organismo formado de célula que na sociedade seriam os indivíduos. Charles Darwin (1809-1882). Da continuidade ao pensamento evolucional e ao ajustamento. No seu entender sobrevivem, na natureza,os mais aptos aqueles ue conseguem melhor se ajustar ao ambiente,os bem suce fracasso, hereditariedade,meio, formaram um novo braço da psicologia e da introspecção. ançou assim, um dos fundamentos do funcionalismo. A sua teoria é baseada no associacionismo e elementismo em que as espécies animais formam uma escala continua: as mais simples geradas primeiro são origem as mais complexas. Alexander Bain (1818-1903). Através de seus dois livros, sistematizou o associacionismo. Publicou Os Sentidos e o Intelecto e as Emoções e a Vontade, que foram os primeiros livros de psicologia publicados em inglês. Nestes livros fala sobre o sistema nervoso, as leis da associação; contiguidade e semelhança e ainda fala sobre a vontade.

Materialismo Científico O materialismo é uma tendência que remonta desde os filósofos gregos do período cosmológico. A meteria que compõe a natureza é incriada e tudo que nela nasce e volta a ela. A alma esta incluída nessa matéria, e, dessa forma, o conhecimento é possível através da experiência. Platão é a antítese desse materialismo ao pregar o idealismo,embora aceite o dualismo corpo x alma. Aristóteles fez uma síntese,conciliando o materialismo com o idealismo. Admite uma alma imortal,mas o conhecimento é adquirido através dos sentidos (dualismo alma x corpo).

Descartes lança na franca bases do materialismo moderno, que ganha impulso com os filósofos da ilustração,ou seja, da “Época das Luzes”. Nessa época (séc. XVIII),as ciências já haviam se desenvolvido e com elas o materialismo toma impulso e passa a ser um materialismo cientifico. É esse materialismo cientifico 80F 10 aterialismo toma impulso e passa a ser um materialismo cientifico. É esse materialismo cientifico que vai ser um dos precursores imediatos da psicologia cientifica. Julien O. e La Mettrie (1709-1751 ) descartes considera que apenas os animais são autômatos ou maquinas intricadas e que o homem,embora tenha ação mecânica, possui alma pensante que modifica esses mecanismos. La Mettrie. Vai mais adiante, todas as ações humanas podem ser descritas mecanicamente, de forma objetiva,material e natural. Ao invés de se ter espiritualizado a matéria o certo seria materializar a alma. Os fenômenos psíquicos são considerados omo resultado de alterações orgânicas no cérebro e sistema neruoso. A teoria de Mettrie vai embasar a escola behaviorista. ?tienne Bonnot de Condillac (1715-1780). Afirma que o comportamento humano pode ser explicado material e mecanicamente. Sua teoria é a do sensacionalismo,isto é, a sensação é suficiente para explicar as diversas funções da mente humana, sejam simples ou complexas. Para Condillac, a comparação entre as sensações faz nascer as funções psiquicas,ou seja, os conteúdos da mente – Afirma ainda que, o desenvolvimento do homem se condiciona à educação que recebe e ao meio ambiente. Pierre Jean Georges Cabanis 1757-1808).

Coloca a consciência e a digestão no mesmo pa nca esta nos órgãos pelo funcionamento de cada uma. Assim, a consciência é função do cérebro,enquanto a digestão é função do estômago. Segundo ele,todas as ações humanas,ate as mais elaboradas. como as atitudes morais,sao frutos de uma lei natural que age no corpo físico. É assim mecaniza e materialista. É sabido que o materialismo cientifico esta ligado ao desenvolvimento da fisiologia. Foi assim que Harvey, descrevia o movimento do coração e do sangue como nenhum animismo ou Interferência os espíritos vitais.

Dentro dessa linha,Hartley busca reduzir os processos mentais a processos naturais dentro do sistema nervoso. Hermann Von Helmholtz (1821-1 894). realizou estudos nos órgãos dos sentidos,como olho e ouvido. Seus estudos vieram demonstrar a possibilidade de observar,cientificamente,a sensação e a percepção,processos considerados como fundamento da vida mental. Helmholtz quis mostrar que os fenômenos ou material psicológico podem ser estudados através da experimentação exata. Neste pequeno trabalho aprendemos sobre o empirismo aterialismo critico, o associacionismo 0 DF 10

Prova de meio ambiente g1

0

Atividade avaliativa para Gl : questões objetivas Com o surgimento da industrialização surgiram diversos problemas ambientais, tais como: I. Consumo

Read More

Impacts ambientais causados pela usina termeletricas

0

CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES Impactos ambientals causados pela usina termelétricas Introdução A usina termelétrica transformar a energi

Read More