Peps e ueps

Categories: Trabalhos

0

Confira também outros artigos do Blog! Clique aqui Cartel: Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nivel alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartéis começaram na Alemanha no século XIX e tiveram seu apogeu no período entre as guerras mundiais.

Os cartéis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor à livre- concorrência e beneficiar empresas não-rentáveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses. Holding: Forma de organização de empr postos na ilegalidade sociedades anônima dada às empresas qu são negociadas em b OF5 Swipe nentp e os trustes serem nto de grandes uma designação Item ações que so, a maioria das ações de cada uma delas é controlada por uma única empresa, a holding.

A ação das holdings no mercado é semelhante a dos trustes. Uma holding geralmente é formada para facilitar o controle das atividades em um setor. Se ela tiver empresas que atuem nos diversos setores de um mercado como o da rodução de eletrodomésticos, por exemplo, abocanha gordas fatias desse mercado e adquire condições de dominar seu funcionamento. Truste: Reunião de empresas qu Swipe to page que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes.

Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios. Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monopólios muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei Sherman, aprovada pelos norte-americanos em 1890. ttp://br. answers. yahoo . com/question/index? id=2007102111531 6AAoIOreAutores: Olga Maria A Fonseca Coulon e Fábio Costa PedroApostila: Dos Estados Nacionais à Primeira Guerra Mundial, 1995, CPI- UFMGCARTÉIS, TRUSTES E HOLDINGSA partir de 1870, a fusao de empresas em consequência das crises ou do ivre jogo do mercado, no qual as mais fortes e hábeis absorviam as menores, acarretou uma concentração do capital em grau muito mais elevado do que anteriormente, causando importantes modificações no funcionamento do sistema capitalista.

Surgiram as grandes corporações industriais e financeiras, denominadas cartéis”, “trustes” e “holdings”, que caracterizam o chamado capitalismo “monopolista” (*) substituindo o capitalismo liberal da livre concorrência. o cartel é constituido por várias empresas independentes do mesmo ramo que se reúnem a fim de estabelecer acordos sobre preços e produção para cada empresa que, entretanto, mantém sua autonomia.

O cartel reparte os mercados de venda, fixa a quantidade de produtos a fabricar, determina os preços e dis reparte os mercados de venda, fixa a quantidade de produtos a fabricar, determina os preços e distribui os lucros entre as diferentes empresas. A concorrência transforma-se em monopólio do grupo. Esse tipo de associação foi muito usado na Alemanha e no Japão, incentivado pelos respectivos governos, os grandes impulsionadores da industrialização nesses países.

A cartelização foi considerada essencial para o desenvolvimento econômico e uma proteção à concorrência da indústria estrangeira. Na Inglaterra e na França, havia leis que protegiam o consumidor da ganância dos produtores, ficando os cartéis mais ou menos a margem da lei, ora tolerados pelo Estado, ora perturbados por ele. Nos Estados Unidos, a legislação em vigor roibia a eliminação da chamada competição “justa” e igual entre as empresas, impedindo acordos de preços e de mercados.

Por essa razão, a organização de cartéis não era permitida, favorecendo a formação do truste, associação que resulta da fusão de várias firmas que representam fases sucessivas da elaboração de uma matéria prima numa única empresa. (Por exemplo, a fundição do minério de ferro, a transformação do ferro fundido em aço e a produção de determinados artigos de aço). O truste procura obter o controle total da produção, desde as fontes de matérias primas até a distribuição da mercadoria, ispondo assim da oferta e dos preços.

Os métodos para a formação desses conglomerados eram muitas vezes o suborno ou a guerra comercial que consistia em baixar 3 desses conglomerados eram muitas vezes o suborno ou a guerra comercial que consistia em baixar artificialmente o preço das mercadorias até derrotar a(s) firma(s) concorrente(s) para depois incorporá-la(s) e fixar os preços à vontade. os trustes e os cartéis predominaram nos setores que exigiam maior tecnologia e inversão de capitais, como eletricidade, aço e petróleo.

Reuniam fabricantes de aço, trilhos, produtos químicos (como o enxofre, a Itália e o potássio, na Alemanha), lâmpadas elétricas, dinamite, transporte marítimo (Impondo os fretes em rotas específicas) etc. Nos Estados Unidos, a indústria de material elétrico era dominada por duas grandes empresas: a General- Electric Company (resultado da fusão, em 1892, das empresas Édison General Electric com a Thomson Houston) e a Westinghouse Electric Company.

Na Alemanha, foi fundada em 1847 a Siemens, que cresceu como empresa absolutamente independente e que é hoje umas das maiores empresas do mundo em valor de vendas. Em 1 882, o grupo Rockefeller, que já era detentor o monopólio do petróleo em uma vasta região dos EUA, foi reestruturado como um truste, dando origem à Standart Oil, hoje EXXON, com controle direto de pelo menos 40% da produção de petróleo do mundo cap talista e 35% de seu consumo.

No início do século XX, destacaram-se nos Estados Unidos dois gigantes do aço, a United States Steel, resultante da fusão de doze siderúrgicas e a Bethlehem Steel, uma holding de cerca de 50 fabricantes de aço. Em 1907, a Dup 4DF5 fabricantes de aço. Em 1907, a Dupont já controlava 64 fábricas de pólvora. A General Motors nasceu em 1908, a partir da fusão e cinco empresas, formando, ao lado da FORD, outra grande produtora de veículos. Mais complexos do que os trustes são as chamadas holdings, surgidas em fins do século XIX.

A holding é uma empresa de administração que coordena as diversas outras empresas do grupo, embora seja assegurada a aparente autonomia das mesmas. Autores: Olga Maria A. Fonseca Coulon e Fábio Costa Pedro Apostila: Dos Estados Nacionais à Primeira Guerra Mundial, 1995, CP1-UFMGhttp://br. geocities. com/fcpedro ‘capit02. htmlCartel: seria o acordo firmado entre empresas do mesmo ramo, afim de estabelecer o preço de uma mercadoria , controlando o produto. ex:opep, Cartel do cimento no Brasil e do aço nos Estado Unidos.

Truste: Conglomerado de empresas de um só dono, atuando em setores diversos da economia. ex: grupo Bradesco, grupo globo, grupo Silvio Santos e Grupo Votorantim. Holding: Forma de oligopólio, no qual é criada uma empresa para administrar um grupo delas que se uniu com o intuito de promover determinada oferta de produtos e serviços. Deca: Oferece bides, chuveiros, pias, mictórios entre outros. Poll: Forma embrionária de cartel, onde várias empresas mantém serviços comum a todos ex: escritório de assistência técnica S

Musica na ed especial

0

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL NOVE DE JULHO (UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO) ar 18 to view nut*ge A SEXUALIDADE DO Renata Zafalão Pereira

Read More

Fenomenologia do brasil

0

1. Em busca de um novo homem O homem é um ente essencialmente perdido e, quando se dá conta, procura

Read More