Petrópolis tecnópolis

Categories: Trabalhos

0

O ESTADO DO RIO DE JANEIRO – Vantagens Competitivas Apoiado em uma economia diversificada e extremamente dinâmica, o Estado do Rio de Janeiro, um dos maiores formadores de mão de obra do país na área de tecnologia e hospedeiro dos principais centros de pesquisas do setor, vive nos últimos anos um período de grande dinamismo. Sua economia, a segunda do pais em termos de Produto Interno B uto (PIB), atingiu valor superior a R$ 275 bilhões em 2006 – equivalente ao PIB chileno representando 11,6% da produção nacional.

Distribuídos por 43. 696 krn2 de extensão territorial d milhões de habitante fluminenses exibem de saúde. Com 50% 716 o view nut*ge ráfica, os cerca de 15 , de escolaridade e produção nacional localizada dentro de um raio de 500 km de sua capital, o Estado apresenta o maior Índice de urbanização nacional, estrutura industrial diversificada e uma das menores taxas de desemprego do pais.

O Rio de Janeiro é, ainda, um “Estado de logística”, já que suas características naturals o colocam em uma posição privilegiada comparativamente aos demais estados da federação: centralidade e multimodalidade. De fato, existem no Rio cinco portos de diferentes perfis que exportam 13,5% do total brasileiro, sendo dois deles – Porto de Itaguaí e Porto do Rio de Janeiro – as principais portas de entrada e de saída das mercadorias produzidas ou hub port, dada a sua retroárea e o grande calado natural.

Três aeroportos de grande porte também fazem parte dos equipamentos logísticos do Rio: o Aeroporto Internacional Tom Jobim – segundo maior do Brasil – que recebe cerca de 10 milhões de passageiros/ano e tem capacidade para receber mais de 15 milhões; o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, porta de entrada para uma região altamente turistica no Estado – a chamada Costa Azul e o Santos Dumont, localizado no centro da capital fluminense. Por fim, rodovias e errovias conectam os portos e aeroportos aos demais estados do Brasil, permitindo fácil acesso aos principais mercados nacionais e internacionais.

Características que, somadas às vantagens logísticas já citadas, tornam o Rio de Janeiro diferente de outros estados: Primeiro, e o maior produtor de petróleo e gás natural do país, contabilizando 81% e 53% da produção nacional respectivamente. A extração de petróleo em águas profundas tem crescido a uma média anual de 19,6% ao ano, alcançando a marca de 1,7 milhão de barris por dia, o que coloca o Rio de Janeiro entre os maiores produtores de petróleo mundiais, uperando, até mesmo, países integrantes da OPEP, como Argélia e Nigéria.

Tal produção tem gerado significativa distribuição de royalties ao Estado e aos municípios produtores, o que se configura como uma importante receita extra para ambos os níveis de governo, além de ter servido como mola propulsora de investimentos privados em toda a cadeia produtiva do setor. Segundo, a estrutura indu Janeiro – diversificada, para o mercado interno e com alta participação de empresas de bens de consumo não durável — em conjunto com o importante peso do setor de servlços tornam o Estado enos vulnerável à crise internacional, relativamente aos demais.

Fonte: Documento Firjan DeciSá0 Rio 2010-2012. Terceiro, o Rio possui ainda o turismo como forte vocação econômica. A despeito de suas belezas naturais – que atraem turistas nacionais e internacionais – eventos futuros de grande porte movimentarão a economia do estado. De fato, após a bem-sucedida realização dos jogos Pan-americanos, a indústria do turismo conta com duas grandes realizações: os V Jogos Mundiais Militares, em 2011; a Copa do Mundo de 2014; e as Olimpíadas de 2016.

Além disso, o Brasil pode se transformar no primeiro país das Américas a entrar no seleto grupo das nações que dispõem de trens-bala: a previsão é que a ferrovia de alta velocidade percorra 403 km, ligando a capital fluminense ? Estação da uz, na capital paulista, em pouco mais de uma hora de viagem —o que a integrará ainda mais à maior metrópole do país. Quarto, a chamada “indústria criativa” tem grande presença e expressão no Estado, destacadamente nos setores de moda, software e midia.

Segundo estudo produzido pelo Sistema FIRJAN, a cadeia da indústria criativa representa 18% do PIB do Rio de Janeiro e movimenta uma série de outros setores da economia. Quinto, o Estado do Rio d atualmente, com uma Municipal. A consequência concreta desse alinhamento tem se manifestado na construção de um ambiente de negócios prómercado, aliado à recuperação da capacidade de investmento do Estado através de um programa de melhoria da qualidade do gasto público.

O resultado tem sido a execução de ações articuladas com os interesses e as necessidades da sociedade fluminense, como o Programa de Aceleração do Crescimento, desenvolvido em conjunto pelos três entes federativos e que contempla um significativo volume de investimentos em diversas áreas Estão anunciados para o Estado do Rio de Janeiro R$ 126,3 bilhões e investimentos entre os anos de 2010 e 2012.

Esse volume é composto por investimentos tanto do setor público como do setor privado, de origem nacional e estrangeira. Além disso, 75,5% dos projetos realizados são em novas plantas, enquanto 20,2% são destinados expansão/modernização e 4,2% à construção de embarcações. 75,5% – Novas plantas 20,2% – Expansão/modernizaçao 4,2% – Construção de embarcações Fonte: Documento Firjan DeciSã0 Rio 2010-2012.

O ESTADO DO RIO DEJANEIRO – Investimentos previstos Ainda é possível destacar que existe atualmente no Estado a formação de quatro grandes ixos de desenvolvimento: o Norte, ancorado pela construção do Complexo Portuário do etróleo; o Leste, com o Açu e investimentos em e 16 Portuário do Açu COMPERJ Fonte: Documento Flrjan Decisão Rio 2010-2012. O ESTADO DO RIO DE JANEIRO Investimentos Previstos Portos, rodovias e indústria Usina nuclear Angra 3 Fonte: Documento Firjan Decisão Rio 2010-2012.

O ESTADO DO RIO DEJANEIRO – Referência em Tecnologia O Estado do Rio de Janeiro é um dos maiores formadores da mão-de-obra na área de tecnologia do país e hospedeiro dos principais centros de pesquisa do setor. O Estado do Rio de Janeiro tem entre a capital e a cidade de Petrópolis um corredor tecnológico com centros e laboratórios de pesquisa e formação profissional com instituições que são referência internacional, como: CENPES — w’wv. ‘. petrobras. com. br IJFRJ – www. ufrj. br INMETRO – www. inmetro. gov. br LNCC – www. lncc. br FIOCRUZ – www. fiocruz. r CETEM – www. cetem. gov. br CBPF – www. cbpf. br REDE DE TECNOLOGIA – „vw. redetec. org. br INSTITU O NACIONAL DE TECNOLOGIA- www. int. gov. br INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA www. ifrj. edu. br FIOCRUZ Época – 04 de Abril de 2005 Pesquisa realizada pelo IPEA. Qualidade de Vida Segundo pesquisa realizada pela EBAP-Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, Petrópolis situa-se em 360 lugar no ranking das 100 melhores cidades brasileiras para se fazer carreira profissional. A qualidade de vida merece destaque em Petrópolis.

O Município classifica-se entre os sete primeiros municípios do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o IQM – índice de Qualidade de Vida, apurado pela Fundação CIDE. O município possui uma das maiores taxas de urbanização do Estado, com 92% dos domicílios servidos com água encanada, seja por meio da rede de abastecimento (44%), eja através de poços ou nascentes (48%), que são encontradas em abundância no município. Possui também um bom sistema de coleta de lixo, com cobertura de mais de 95% das residências atendidas por este serviço.

Cabe destacar o nível da oferta e a qualidade dos serviços prestados na área da saúde. Petrópolis dispõe de uma comunidade médica renomada, de hospitais equipados para procedimentos médicos de alta complexidade e de laboratórios clínicos que utilizam tecnologia avançada. Estes fatores, combinados com a oferta de cursos superiores em Medicina, transformam petrópolis num pólo de referência egional na área médica. poucos lugares no Brasil têm um índice de desenvolvimento humano (0,0804) tao alto quanto Petrópolis, que se encontra a 65 quilômetros do Rio de Janeiro. ndústrias de confecção a cidade de Petrópolis hoje é reconhecida como um dos 65 destinos indutores para o desenvolvmento do turismo regional e de acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em 1 998, construiu uma nova vertente para seu desenvolvimento econômico através de atração de empresas de base tecnológica e hoje esta vertente de desenvolvimento é prioritária para a administração municipal, endo conduzida por um esforço público privado de administração – o Movimento petrópolis Tecnópolis (www. etropolis-tecnopolis. com. br ). Os vetores do desenvolvimento da economia petropolitana estão apoiados na expansão do turismo, nos pólos de comércio da Rua Tereza e do gingen, no desenvolvimento do pólo de comécio e serviços de Itaipava, no polo moveleiro do Bingen, no Movimento Petrópolis-Tecnópolis, além da expressiva contribuição para o econômico do município de empresas do porte da GE-Celma, Dentsply, Huyck, Sola Optical, Aalborg, Werner, Cervejaria Itaipava, entre outras. PETROPOLIS-TECNOPOLIS

Nos ultimos dez anos, surgiram no país pólos de tecnologia da informação com relevo internacional, e a cidade de Petrópolis foi considerada como um dos 7 pólos tecnológcos mais importantes do país pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, segundo reportagem da revista Veja de 08 de outubro de 2008. Petrópolis é a cidade do interior do estado do Rio de Janeiro que mais qualifica mão de universidades Estácio de Sá, Universidade Católica de Petrópolis, Instituto Superior de Tecnologia do MCT e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com a vinda de instituições como CEFET e FAETEC em 2008, Petrópolis passou oferecer um otal de 1. 136 vagas em cursos na área de tecnologia da informação. É neste cenário que Petrópolis atraiu nos ultimos anos importantes empresas de base tecnológica e recebeu o investimento da multinacionais de grande porte na área Software e Telecomunicações, tais como a Orange Business Services, empresa do grupo France Telecom, Microsoft através de seus Centros de Inovação – Microsoft Innovation Center e o Centro de Inovação Autodesk.

Não é a toa que Petrópolis conta hoje com todos estes ativos e investimentos, a cidade é o berço do Movimento Petrópolis Tecnópolis (www. petropolis- ecnopolis. com. br ), que nasceu em 1999 e vem fomentando o desenvolvimento social e econômco da região, através do crescimento e atração de empresas e instituições de base tecnológica.

O Petrópolis-Tecnópolis trabalha não só na atração de novas empresas de tecnologia para a região como também apoiando as empresas de base tecnológica já instaladas. Missão Contribuir para a geração de riqueza e o desenvolvimento reglonal sustentável, através da atração, fixação e apoio ao crescimento de instituições e empresas de base tecnológica, promovendo a qualidade de vida da população. Visão

O Projeto Petrópolis-Tecn rincipal vetor de PAGF Software, Biotecnologia e Serviço de TELECOM Quando falamos de atração de empresas, a atuação do movimento tem foco na diferenclação real de três componentes da cadeia de custos do setor: 1) Recursos Humanos 2) Infraestrutura 3) Impostos Recursos Humanos Entendendo que o setor de tecnologia sofre mundialmente com a escassez de mão de obra qualificada e reconhecendo que em todo o mundo um enorme diferencial para o setor poderá ser criado através da qualificação profissional concomitante a formação do ensino médio, o Movimento Petrópolis Tecnópolis aprovou em 009 junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia os projetos de formação concomitante para tecnologia e a criação da 1 * Fábrica Escola de Software e Testes do país.

Tendo criado mais de 1 000 vagas de formação profissionalizante para o setor nos últimos 3 anos Petrópolis ainda possui parcerias e créditos com instituições nacionalmente renomadas no setor de qualificação profissional, tais como, Senai e Senac resultando em cursos de residência em software e outros cursos inexistentes em todo o resto do país. No ano de 2008 Petrópolis foi classificada com média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acima das médias estadual, regional e nacional e no ano 2006 foi classificada como tendo o melhor ensino médio do Brasil para municípios com mais de 200 mil habitantes segund . paulo de 12/03/2006.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Estadual do Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Fundação Getúlio Vargas Instituto Superior Tecnológico do Laboratório Nacional de Computação Cientifica – IST Universidade Católica de Petrópolis Universidade Estácio de Sá Faculdade Arthur Sá Earp Centro Universitário Serra dos Órgãos Faculdade Arthur Sá Earp Neto Infraestrutura – UNIFESO Como fator crítico para empresas de base tecnológica está, além do recurso humano, a telecomunicação . A cidade de Petrópolis é uma das 27 cidades inclu[das no projeto de Redes Metropolitanas de pesquisa e conta com a ligação de suas universidades e institutos de pesquisa a Rede Giga Nacional. para as empresas privadas o serviço é oferecido por empresas multinacionais a preços equivalentes às grandes capitais. Além da telecomunicação, aspectos como urbanização são destaque no município, pois num raio de 500 Km enco do PIB e da

Projeto six sigma

0

Corinthians QUARTA-FEIRA 1 DE SETEMBRO DE 2010 O ESTADO DE S. PAULO Do povo e para o povo • Os

Read More

Leituras obrigatórias – análises

0

Análise Leituras Obrigatórias 2007 A Rosa do Povo Carlos Drummond d CONTEXTO HISTORIC 0 p Os poemas de A rosa

Read More