Poluição visual

Categories: Trabalhos

0

excesso enfeia as cid tornando-as apenas trocas comerciais. Ac existência da propag Também é considera Poluição visual Premium gy monamignellaaki Map 07, 2012 IS pages Poluição visual em Times Square INTRODUÇAO Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais/shoppings centers e de serviços.

Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este itz to view ar 15 izando-as e do fetiche e de a, porem, não e a as atuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade tais como o grafite, pixações, fios de eletricidade e telefônicos, as edificações com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos. 1] DESENVOLVIMENTO A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em um certo sentido, a sua cidadania (no sentido de ue ele é um agente que participa ativamente da dinâmica da cidade) para se tornar apenas um espectador e consumidor, envolvido na efemeridade dos fenômenos de massas. A profusão da propaganda na paisagem urbana pode ser considerada uma característica da cultura de massas pós-moderna. elos diversos tipos de poluição, baixam normas contra a poluição visual, determinando que as lojas e outros geradores desse tipo de poluição mudem suas fachadas a fim de tornar a cldade mais harmônica e esteticamente agradável ao usuário. Urna das maiores preocupações sobre a poluição visual em vias úblicas de intenso tráfego, é que pode colaborar para acidentes automobilísticos. Muitos países possuem legislações específicas para controle de sinalizações em diversas categorias de vias. 2] Alguns psicólogos também afirmam que os prejuízos não se restringem à questão material mas atingiriam também a saude mental dos usuários, na medida em que sobrecarregaria o indivíduo de informações desnecessárias. [3] CONCLUSAO BIBLIOGRAFIA joana Prado. com. br — Site Oficial – Página visitada em 27 de outubro de 2009 POLUIÇÃO AUDITIVA INTRODUÇÃO A poluição auditiva é o efeito provocado pela difusão do som num om demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente.

Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos. Os sons de qualquer natureza podem tornar-se insuportáveis quando emitidos em grande “volume”, neste caso, o mais correto é dizer-se que esse determinado som possui nível elevado de pressão sonora, ou elevada intensidade Os sons de qualquer natureza podem tornar-se insuportáveis quando emitidos em grande “volume”, neste caso, o mais correto é dizer-se que esse determinado som possui nível elevado de pressão sonora, u elevada intensidade.

A sensibilidade a sons intensos pode variar de pessoa para pessoa. O ruido sonoro, em geral, é o som prejudicial à comunicação stituído por grande núme 15 ruído sonoro, em geral, é o som prejudicial à comunicação. Pode ser constituído por grande número de vibrações acústicas com relações de amplitude e fase muito altas, o que torna o seu nível de pressão sonoro bastante elevado prejudicando assim os seres vivos em geral.

A perda da audição é o efeito mais frequentemente associado a qualquer som, seja ele ruidoso ou não, musical ou não, que possua níveis elevados de ressão sonora, ou seja, que ultrapasse os limites de tolerância cientificamente já estabelecidos para o ouvido humano, para a maioria das pessoas, de forma gaussiana.

Esses limites de tolerância estão explicitados em diversas tabelas que relacionam os niveis de pressão sonora de sons, ruidoso ou não, e o tempo em que, sendo ultrapassado por alguém que se exponha ao mesmo, se poderá sofrer lesões auditivas. Exemplo de alguns sons considerados como ruídos simples do nosso dia-a-dia e seu nível sonoro em decibéis (dB).

A partir do nível de pressão sonora de 85 dB são potencialmente danosos os ouvidos, se o contacto com esses sons, sejam eles ruidosos ou não, durar mais de 480 minutos (8 horas): • o ruido de uma sala de estar chega a 40dB; • um grupo de amigos conversando em tom normal chega a 55dB; • o ruído de um escritório chega a quase 64dB; • um caminhão pesado em circulação chega a 74dB; • em creches foram encontrados níveis de ruído superiores a 75dB; • o tráfego de uma avenida de grande movimento pode chegar aos 85dB; • trios eléctricos num carnaval fora de época tem em média de 110 da; • o tráfego de uma avenida com grande movimento em obras com britadeiras até 120dB; ?? bombas recreativas podem proporcionar até 140dB; • discoteca a intensidade sonora chega até 130d3. [ca recreativas podem proporcionar até 140dB; • discoteca a intensidade sonora chega até 130dB. [carece de fontes? • um estád10 cheio de vuvuzelas pode chegar até 140dB A poluição sonora atrapalha diferentes actividades humanas, independentemente dos níveis sonoros serem potencialmente agressores aos ouvidos, a poluição sonora pode, em alguns indivíduos, causar estresse, e com isto, interferir na comunicação oral, base da convivência humana, perturbar o sono, o descanso a relaxamento, impedir a concentração e aprendizagem, e o que é considerado mais grave, criar estado de cansaço e tensão que podem afectar significativamente o sistema nervoso e cardlovascular. Podemos citar vários tipos de origem para o ruído e sons não ruidosos potencialmente agressivos para o órgão auditivo: 1. Ruído por trânsito de veículos 2. Ruido por atividades domésticas e públicas 3.

Ruído industrial Quando a duração de um determinado evento é superior aos limites de tolerância para a pressão sonora produzida, como pode ocorrer no caso de: • shows musicals e espetáculos diversos ?? alguns cultos religiosos • uso de equipamentos de amplificação eletrônica (ex. :descodificadores de MP3) • práticas de tiro entre outras atividades. Poluição sonora frequente, por exemplo, através de aviões pode causar danos à saúde humana mesmo a partir de níveis de ruídos baixos. Já em 1910 Robert Koch profetizou: “Um dia a humanidade terá que lutar contra a poluição sonora, assim como contra a cólera e a peste”.

O ponto de ataque da poluição sonora não é o aparelho auditivo, mas sim o sistema endócrino, especialmente as glândulas que produzem o cortisol e outros corticosteróides. Desta maneira, níveis de r e 45 db PAGFd 15 o cortisol e outros corticosteróides. Desta maneira, níveis de ruido a partir de 45 db podem ser nocivos à saúde humana, quando a diferença de medição for maior que 3 dB do nlVel de ruido de fundo. Já a partir de 55 dB pode-se considerar uma fonte sonora como incómodo. Se este nlVel de ruido permanecer por um período de tempo longo, a produção pessoal pode cair e a sensação de mal-estar de quem está submetido a esta fonte sonora pode aumentar enormemente. Emissões sonoras entre 60 a 75 db produzem stress físico.

Este tipo de poluição sonora ode determinar uma hipertonia arterial (aumento da pressão sanguínea) e provocar doenças circulatórias, como o enfarte do miocárd10 (ataque do coração) e até mesmo serem a causa de úlceras estomacais. CONCLUSÃO Google — noticias, livros, acadêmico — Scirus Poluição do solo A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, ? natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os esíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular. Existem vários tipos de poluição no solo. Existe poluição do meio urbano e do meio rural.

A poluição do meio urbano é mais populacional porque habita mais pessoas na cldade no que nas aldeias Contaminação contaminação do solo é determinada com base em critérios de qualidade de solo e considerando a presença natural de substâncias potencialmente perigosas, tais como alguns metais pesados, produtos qu(rmcos e resíduos nucleares. Poluição de origem agrícola A contaminação do solo, nas áreas rurais, dá-se sobretudo pelo uso indevido de agrotóxicos, técnicas arcaicas de produção (a exemplo do subproduto da cana-de-açúcar, o vinhoto; dos curtumes e a criação de porcos). Os agrotóxicos são substâncias que os agricultores colocam nas plantações.

Eles impedem que insectos e outros bichos acabem com a produção. São como uma vacina contra as doenças das plantas. Os fertilizantes servem para fazer as plantas crescerem mais fortes. O problema é que quando comemos esses alimentos, estamos ingerindo também os agrotóxicos e fertilizantes. Os principais agrotóxicos são os pesticidas e os herbicidas. Cada um mata um tipo de praga. Os principais fertilizantes são os fosfatos e nitratos, que vão se acumulando no solo e poluindo cada vez mais. Existem vários tipos de pesticidas, que podem ser: • Acaricidas: para o controle de ácaros. • Bactericidas: para o controle de bactérias. ?? Fungicidas: para o controle de fungos. • Herbicidas: para o controle de ervas daninhas. • Insecticidas: para o controle de insectos. • Nematicidas: para o controle de nematoides (vermes). Aterros sanitários Uma das formas de se lidar com os res[duos urbanos ? a destinação de locais de depósito para os mesmos, denominados aterros. Nestes lugares todos os resíduos urbanos são depositados, sem qualquer forma de tratamento ou reclclagem. Em geral, um aterro sanitário deve ter vida útil de, no mínimo, 10 anos mas alguns não chegam a durar PAGF 15 geral, um aterro sanitário deve ter vida útil de, no mínimo, 10 anos mas alguns não chegam a durar esse tempo.

A área para instalação do aterro deve ser criteriosamente avaliada, levando- se em conta pnncpalmente a condição das águas no local, deve- se evitar a possibilidade de contaminação dos lençóis freáticos, ausência de populações próximas é muito importante, assim como a sua localização quer a nível de acessos quer a nível de arejamento (zonas altas). Os resíduos, antes de serem depositados em aterro, devem ser devidamente compactados a fim de economizar espaço útil. O fundo e os lados dos aterros são vedados com duas camadas de telas impermeáveis de forma a evitar passagem das águas dos resíduos (lixiviados) para o solo. Incineração A incineração dos resíduos é feita em fornos especiais.

O processo de incineração, entretanto, envolve a utilização de filtros e redutores de emissão de gases tóxicos, entre os quais onóxido de carbono, dióxido de carbono e dióxido de enxofre. Assim, o processo de Co-lncineração implica adaptações mínimas nas cimenteiras. Numa primeira fase, os resíduos industriais perigosos são enviados para uma estação de pré- tratamento. Os lixos com pouco poder calorífico são fluidizados (trituração, dispersão e separação dos materiais ferrosos); os resíduos líquidos são impregnados com serradura e submetidos a uma possível centrifugação (no caso de possuírem grandes quantidades de água); os resíduos termo fusíveis, alcatrão e betumes, são rearmazenados em lotes.

Numa segunda fase os res[duos são levados para as cimenteiras. Em caso de acidente de transporte, os impactos ambientais serão muito menores do que antes do tratamento dos mesmos. Nas cimenteiras são pulveriz serão muito menores do que antes do tratamento dos mesmos. Nas cimenteiras são pulverizados para o forno tirando partido do seu poder calorífico (Ex: combustíveis) ou utilizados como matéria-prima substituta na produção de cimento. Consequências Uma das principais consequências é a infertilizaç¿o do solo para plantação e a contaminação da água. A terra se torna improdutiva não se tem como plantar nenhum outro tipo de plantação. ?? Desfertilização do solo • Saturação do solo Deposição ou infiltração no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes • Contaminação do solo com metano e dióxldo de carbono • Perda das funções e qualidades do solo devido á introdução de poluentes • Alteração da tipografia • Perda da fauna • Alteração da densidade e consistência do solo • Alteração da aptidão para drenagem natural • Alteração do solo em profundidade • Alterações da qualidade da água á superfície e em correntes ?? Lixivlação de contamnantes de instalações, em particular lixiviados de aterros • Fugas de Tanques • Deposição com impregnação de líquidos poluentes • Aplicação direta de resíduos da terra, como por exemplo lamas de esgoto • Produção e migração de gás nos aterros conduzindo ao aumento de temperatura dos solos • Contaminação dos solos através do movimento ascendente dos lixlviados por ação capilar, sob determinadas condições climatéricas Como evitar Para defender e preservar a qualidade do solo devemos: ratar lixos e resíduos domésticos e industriais. • Colocar o lixo nos recipie eciclados e preferir produtos ecológicos. • Colaborar na reciclagem de vidro, papel, cartão, alumínio e plásticos, fazendo a separação dos lixos. ?? Cultivar organicamente ] Descontaminação dos solos Regra geral, a contaminação do solo torna-se um problema quando: • Há uma fonte de contaminação • Há vias de transferência de poluentes que viabilizam o aumento da área contaminada Há indivíduos e bens ameaçados com essa poluição O problema pode ser resolvido por: • Remoção dos indivíduos ou bens ameaçados • Remoção da fonte de poluição • Bloqueamento das vias de transferência (isolamento da área) Em suma pode distinguir-se duas linhas de descontaminação dos solos: • In-situ: a operação de descontaminação dá-se no local onde se encontra o terreno, a regenerar, sendo os contaminantes retirados do solo através de meios de transporte como água e ar.

Estes veículos de transporte são então tratados por via, química, biológlca ou mecânica, e novamente introduzldos no terreno • Ex-situ: este tipo de operação implica a remoção do solo do local onde este se encontra inicialmente, de modo a ser submetido a uma descontaminação. Os tratamentos ex-situ podem ser: ?? On-site: quando ocorrem diretamente no local (por exemplo através de uma unidade de lavagem dos solos) • Off-site: quando o tratamento implica o transporte do solo até ? central de tratamento, onde sofre determinados processos de descontaminação. • BIBLIOGRAFIA WIKIPEDIA – A ENCICLOPEDIA LIVRE POLUIÇÃO DAS ÁGUAS aos organismos e plantas, assim como a actividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída. Classificação Descarga de um efluente industrial.

Poluição hídrica de um córrego em uma das favelas indianas. A água é poluida por um grande ramo de produtos, podendo ser ividida pelas suas características: A poluição pontual, onde o foco de poluição facilmente identificável como emissora de poluentes, como no caso de águas residuais, industriais, mistos ou de minas. [l] Como poluição difusa, onde nao existe propriamente um foco definido de poluição, sendo a origem difusa, tal como acontece nas drenagens agrícolas, águas pluviais e escorrimento de lixeiras. Os contaminantes, pode ser classificados como: Agentes fisicos • Orgânicos (biodegradaveis ou gorduras, hidratos de carbono, Ceras, solventes entre outros. ?? Inorgânicos: Ácidos, alcoois, tóxicos, sais solúveis ou inertes. Agentes quimicos • Radioatividade, Calor, Modificação do sistema terrestre, através de movimentação de terras ou similares. [4] Agentes Biológicos As coliformes são um bioindicador normalmente utilizado na análise da qualidade microbiológica da água, embora não seja uma real causa de doenças. Outras vezes microrganismos encontrados nas águas de superfície, que têm causado problemas para a saúde humana • Microscópicos, como Vírus, Bactérias, Protozoários, Helmintos (platelmintos e nematelmintos Al as 41[6] • Macroscópicos, como an não pertencentes ao

Embriologia celular

0

Lista de exercícios para go ano – Matemática 1 )Determine as medidas do poligonos regulares abaixo: lado e do apótema

Read More

Analise critica o principio de caux

0

Exercício de: p rofo Contabilidade – Atividade Prática Aula 02 Data Marco Pias Nome do Aluno Curso: Período: Noturno Unidade

Read More