Pressão

Categories: Trabalhos

0

Pressão (sensores de pressão) INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVO Comprender e conhecer , mais sobre equipamentos industriais e como usalos e suas funçoes, num sistema controlado . No caso de sensores de pressão entender sua aplicação e função numa automação ou em maquinas automatizadas, ter conhecimento de fabricantes e suas caracteristicas e diferenciais. INTRODUÇAO Medição de pressão as medidas de vazão, esse pnnclpo. rs to view next*ge rão de medlda, pois itas utilizando-se Devido à natureza dos fluidos; como gases, vapores, fluidos limpos, viscosos, pastosos e corrosivos, empregam várias técnicas m sua medição, assim como vários conceitos de fisica e de hidrostática. CONCEITOS DE PRESSÃO pressão é definida como “uma força aplicada uniformemente sobre uma superfície (área)”. p F/A onde: p – Pressão F = Força ; A = Área PRESSÃO ATMOSFÉRICA É a pressão exercida pela atmosfera terrestre medida em um barômetro.

Ao nível do mar esta pressão é aproximadamente de 760 mmHg. determinar se a pressão é relativa ou absoluta. Exemplo: 3 Kgf/cm2 a Pressão Absoluta 4 Kgf/cm2 g Pressão Relativa ou Manométrica ( Gauge) O fato de se omitir esta informação na indústria significa que a aior parte dos instrumentos medem pressão relativa. PRESSÃO RELATIVO NEGATIVO OU VÁCUO É quando um sistema tem pressão relativa menor que a pressão atmosférica. PRESSÃO DIFERENCIAL É a diferença entre 2 pressões, sendo representada pelo símbolo AP (delta P).

Essa diferença de pressão normalmente é utilizada para medir vazão, nível, densldade, dlferencial de pressão, etc. PRESSÃO ESTÁTICA É o peso exercido por uma coluna líquida em repouso ou que esteja fluindo perpendicularmente a tomada de impulso. PRESSAO DINAMICA É a pressão exercida por um fluído em movimento paralelo à sua orrente. PRESSÃO TOTAL É a pressão resultante da somatória das pressões estáticas e dinâmicas exercidas por um fluido que se encontra em movimento.

UNIDADES DE PRESSAO Como existem muitas unidades de Pressão é necessário saber a correspondência entre elas, pois nem sempre na indústria temos instrumentos padrões com todas as unidades e para isto é necessário saber fazer a conversão. Exemplo: 10 psi ? Kgf/cm2 psi = 0,0703 KEVcm2 De tabela Modelo: RTP-420 0 * Alimentação: 1 1 a 36Vcc (Saída em mA) 18 a 36Vcc (Saída em Vcc); * Classe de precisao: < FE. opcional Faixas de Medição: desde 0 a 50 mbar até O a 1000 bar; * Efeito de emperatura: + do Span Máximo; * Temperatura de Operação (Fluído): -40 a 1 250C (Opcionalmente até 3000C); * Temperatura de Operação (Ambiente): 0 a 500C; Sobrepressão: 2X Fundo de Escala; * Zero e Span: Ajustáveis em 4 20% da Escala Calibrada; ‘k Placa Eletrônica: Montada em Bloco Unico, sem Partes Móveis; * Vida Útil: 70 x 106 Ciclos; * Resolução da Saída Analógica: Infinita; * Interferência por RF: Rádio/celular @ 1 mt ; 0,1% FSD; * Invólucro: Tubo em INOX AISI 304 e partes molhadas em AISI 316; Grau de proteção: IP-65 (Opcional IR-68).

Conexão Conectores Ml 2 PAGF3rl(FS giratório de 3200 e range de -1… 600 bar. Obtendo ainda saídas digitais, analógicas, rede 10-Link. conexão padrão tipo Ml 2×1 e conexões ao processo G 1/4″, NPT 1/4″ e G 1/4″ pela EN 837. Na versão High End. temos o corpo todo em aço inox, possibilitando a sua utilização em ambientes agressivos. Sensor de Pressão Standard BSP Para uma grande variedade de aplicações na indústria de automação Os sensores de pressão Balluff oferecem um ótimo custo beneficio e são adequados para uma grande variedade de aplicações na utomação fabril.

O simples conceito de operação e um grande display economizam tempo na configuração de seus parâmetros. Outras características relevantes do produto são sua versatilidade e economia de espaço. O display e a saída elétrica podem ser girados em ate 3200 Independente da flange. Os transdutores de pressão Balluff ainda Contam com: – Corpo compacto Indicação de pressão in loco – Saídas digitais Saídas analógicas Ranges de Pressão … 2 bar, -1… 10 bar, 0… 2 bar, 0… 5 bar, 0… 10 bar, 0… 20 bar, 0… 50 ba 0… 100 bar, 0… 250 bar, o.. aoo bar, 0… 600 bar PAGF OC/-25… 125 oc Grau de proteção por IEC 60529 IP 67 (quando conectado) Material Corpo PA 6. 6, aço inox. Célula de medição Cerâmica Selo Fluoro elastômero Conexão Conectores Conector M 12, 4-pinos Conexão de processo G 1/4″ Conclusão Comparando com estudado em aula os três sensores apresentados aqui são com medição através de diafragma onde o da IFNI é de aço Inox, a balluff é de diafragma de cerâmica e o as hydac podem ser cerâmico tanto como inox. Ambos podem ser usados em meios aquosos e gasosos, podem ser usados dependendo do modelo em temperaturas variadas e mais altas.

Uma das características do diafragma pode ser usada em meios mais grossos como pixe e graxas sem ter o problema de entupimento como ocorre com os sensores modelo Bourbon. Estes sensores são mais práticos e funclonals em relação a manômetros pois podem em alguns casos enviar sinais analógicos e sinais digitais onde em automação oferecem controle de processos com mais confiabilidade evitando problemas com pressões muito altas e que podem ate danificar equipamentos evitandos gastos desnecessários BIBLIOGRAFIA Rucken Itda. -4201 . pdf http://www. norgren. com. br/ rodutos/pdfs/Pressostatos/18S. pdf

Incendio

0

CENTRO DE CICNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇAO CIVIL DISCIPLINA DE SEGURANÇA DO TRABALHO 1 2 Swipe

Read More

Politica externa de segurança comum pesc

0

Política Externa de Segurança Comum (PESC) A Política Externa de Segurança Comum (PESC) foi instituida e é regida pelo Título

Read More