Projeto de estágio para educação infantil

Categories: Trabalhos

0

PROJETO DE ESTÁGIO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Título do projeto: Uma viagem pelo espaço Justificatlva Pretendemos durante as cinco semanas do Estágio na Educação nfantil des ors como sujeitos de con ci ressignificar e amplia uas Infantil. Para isso, ini turma para tentar ins respeite as crianças ze e criar, inventar, s n scola de Educação a dinâmica com a rianças por algum tema. Sendo assim, conversamos sobre o que eles aprendiam na escola, levamos um desenho animado do Sld Cientista[l] e uma música da Xuxa[2] para fazê-los pensar sobre o que gostariam de aprender na escola.

Letra da música: Por que? Xuxa por que dois em inglês é twhu? Por que o céu é azul? (por quê? ) Quantos peixinhos têm no mar? Por que a vaquinha faz mú? (múúúúú) nasce de manhã? (é, por que? ) Use a palavra por que. por quê??? (Fonte: http://letras. terra. com. br/xuxa/646576/) Com essa dinâmica vimos que as crianças dessa turma tinham dificuldade de fazer perguntas, talvez por essa prática não ser tão incentivada nessa escola, no entanto, as crianças se basearam na letra da música para mostrar o que elas tinham interesse de aprender naquele momento.

Sendo assim, grande parte da urma demonstrou interesse sobre as estrelas, o sol, o foguete e o avião, o que nos fez pensar que podemos realizar um projeto leve as crianças a conhecerem o que tem no céu e no universo de uma forma divertida que possibilite ampliar seus conhecimentos e suas experiências dentro da escola. Além disso, acreditamos ser necessário nesse projeto incentivar as crianças a pensarem, elaborarem hipóteses, perguntas e a refletirem sobre as suas descobertas, mostrando que elas podem conhecer as coisas ao seu redor a partir de suas próprias curiosidades.

De acordo com Barbosa e Horn Essa visão de organização do trabalho pedagógico onsidera as crianças como co-autores do seu processo de aprendizagem, tirando-as do lugar de passividade que a escola as têm colocado para um papel ativo e participativo. (2008, p. 84) Nesse sentido, pretendemos desenvolver no estágio da Educação Infantil um projeto que seja flexível às contribuições, indagações, interesses, sentimentos e opiniões das cnanças durante seu processo.

Para que assim, seja significativo e prazeroso para as crianças, para que possamos juntos conhecer e des seja significativo e prazeroso para as crianças, para que possamos juntos conhecer e descobrir coisas novas e para que o projeto ão se torne simplesmente atividades que planejamos e que devem ser realizadas pelas crianças visando um produto final. Objetivos: -Incentivar a curiosidade e a autonomia das crianças no processo de construção de conhecimento. Possibilitar a participação ativa das crianças em todas as etapas do projeto. -Possibilitar experiências que explorem as diversas linguagens, como, imaginação, literatura, artes, lúdica, corporal, dentre outras. – Pesquisar sobre o que existe no céu, estrelas, nuvem, sol, lua, planetas. Explorar e manusear materiais, como, massa de modelar, argila, tinta, papéis, e materiais recicláveis. Sistematizar os conhecimentos desenvolvidos através de relato oral, desenhos, brincadeira e atividades com outros materiais.

Metodologia Para desenvolver esse projeto intencionamos inicialmente investigar com as crianças o ue existe no céu e no espaço explorando o que sabemo remos saber, assim, As principais estratégias que utilizaremos para pesquisar, descobrir e conhecer sobre o espaço com as crianças se desenvolverá através de conversas em grupo, pesquisas em atlas infantis, no laboratório de informátlca, histórias e músicas infantis que falam do tema, observação do céu durante o dia e a noite, onstrução de um móbile do sistema solar para ficar no teto da sala de aula, construção de lunetas, foguetes, construção de um livro para registrar as descobertas individuais e a construção de astronauta que será o mascote da turma, o qual visitará a casa de cada criança. Sendo assim, no decorrer do projeto vamos consultar as crianças a cerca dos conhecimentos que possuem sobre o céu, ou seja, o que elas vêem no céu, como é o sol, as nuvens, a lua, as estrelas.

E assim vamos perguntar do que são feitos? Como é o sol? Ele se move? O sol é uma estrela? E se é uma estrela porque s outras são pequenas? O que é a Lua? Que formas ela tem e por quê? O que mais existe céu que não podemos enxergar? Os planetas? O que é um planeta? Quantos são? Quais as características de cada um? Para registrar as descobertas Iremos propor a construção de um livro que ao longo do projeto irá sendo construído com tudo o que as crianças produzirem. Recursos Necessários Atlas infantis: • Press, Martin’s. O Grande Livro do Espaço. São Paulo: Editora Difusão Cultural do Livro, 2008. • Stott, Carole. Espaço: Estrelas Planetas e Foguetes… ma viagem elo universo de tir adução: Lucina Garcia. niverso de tirar o fôlego. Tradução: Lucina Garcia. São Paulo: Editora Caramelo, 2009. Histórias Infantis: • BECKER, Paulo. O segredo dos planetas. — Porto Alegre: soltvros, 1995. • ANDRADE, catanna. A bruxinha Lili. 2a Ed. comunicaçao e Cultura, 2010. Músicas PANDORGA DA LUA. Cantadas por Lucinha Lins e Ricardo Freire do livro Pandorga da Lua SOL A LUA. Dani do Canto e Ricardo Freire do livro Pandorga da Lua NO ESCURO SE VÊ MAIS LUZ. Ricardo Freire do livro pandorga da A NOITE DO PEIXE DOURADO. Ricardo Freire do livro pandorga da Sites Consultados Ciência hoje Materiais ‘sopor cola Tinta

Pluralidade cultural

0

Pluralidade Cultural e Direitos Humanos A Pluralidade Cultural são as diferenças culturais que existem entre os seres humanos. Algumas delas

Read More

Resuno

0

O filme Tempos Modernos retrata a época da Revolução Industrial que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a

Read More