Projeto de pesquisa sobre sustentabilidade

Categories: Trabalhos

0

Universidade Nove de Julho Projeto de pesquisa sobre “Sustentabilidade” sao paulo 2012 Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa em Engenharia para os cursos de E-ngenharia Civil e Engenharia de Produção Mecânica. ora to view nut*ge Orientação: SUMARIO 1. CONCEITO.. 4 2. APLICABILIDADE.. . 3. PERSPECTIVAS DE USO NA ENGENHARIA… 4. UTILIZAÇÃO NO PROJETO INTEGRADOR… 5. BIBLIOGRAFIA…. relacionado a diversos aspectos, como meio ambiente, economia, sociedade, a uma organização e às pessoas dentro de uma organização, e até mesmo, englobar todos esses aspectos.

Pode- e afirmar, então, que a sustentabilidade busca a conciliação de fatores ambientais, econômicos, sociais e até mesmo corporativos, utilizando o principio básico da continuidade, ou seja, nada pode ser sustentável se nao for contínuo. APLICABILIDADE A sustentabilidade é estudada e aplicada sobre vários contextos de organização ambiental, social e econômica. O foco varia desde a sustentabilidade do planeta Terra à sustentabilidade de setores econômicos, ecossistemas, países, municípios, bairros, vidas individuais, ocupações, estilos de vida, padrões de comportamento, etc.

Em suma, pode englobar todas as tividades biológicas e humanas, ou qualquer parte delas. A sustentabilidade é aplicada no estudo dos efeitos do crescimento populacional, no impacto desse crescimento sobre o meio ambiente sobre a alimentação, energia, água, combustíveis, enfim, na capacidade do planeta em suprir todas as necessidades da humanidade. Também é aplicada para estudar a interferência do desenvolvimento econômico nos aspectos sociais, por exemplo, no aumento do consumo, e como esse desenvolvimento afetará o meio ambiente, as sociedades, a politica, etc. para que se evite o colapso da sociedade e de seus alicerces. PERSPECTIVAS DE USO NA ENGENHARIA A sustentabilidade tem como foco resultados em longo prazo, muito além da vida útil de projetos, produtos e processos da engenharia. A metodo longo prazo, muito além da vida útil de projetos, produtos e processos da engenharia. A metodologia e utilização de recursos precisam ser focadas em fatores de curto e longo prazo.

Alguns pontos-chave da utllização da sustentabllidade na engenharia são: A necessidade de administrar mudanças no meio ambiente como consequência de atividades ligadas à engenharia, mantendo a integridade dos biomas e considerando alterações que terão mpacto significante no bem estar humano. Isso pode ser traduzido em minimizar o uso de recursos, dando prioridade aos renováveis, aumentar a reutilização de materiais, diminuir o desperdício e cuidar dos restos de materiais que possam causar danos ao meio ambiente.

Garantir a segurança e equidade na execução de atividades ligadas à engenharia para as gerações atuais e futuras, o que significa na prática, melhora na qualidade de vida dos seres humanos e animais, porém, sem sacrificar o meio ambiente. Qualquer aumento no consumo de recursos e energia, para que se alcance alguma meta de crescimento da qualidade de vida, eve ser cuidadosamente considerado, para que gerações do presente e futuro não sejam prejudicadas economicamente, socialmente ou ambientalmente, por consumo excessivo ou desnecessário.

Priorizar projetos, produtos e processos que diminuam significantemente as falhas nos sistemas de saude, segurança, sociedade e politica. Aqueles que fazem o oposto devem ser cuidadosamente considerados ao participar de tais projetos, produtos e processos. UTILIZAÇÃO NO PROJETO INTEGRADOR Os conceitos de sustentabilidad PAGF3ÜFd projetos, produtos e processos. Os conceitos de sustentabilidade podem ser aplicados ao Projeto

Integrador no que tange à seleção de materiais reutilizados ou oriundos de fontes renonáveis; a utilização consciente dos recursos financeiros disponíveis; a realização do projeto evitando ou minimizando desperdícios; a posterior reutilização de parte ou todos os materiais após a apresentação do projeto, a avaliação do impacto ambiental causado pelo descarte do material que não puder ser reutilizado ou reciclado. Bibliografia LÚTTEKEN, ANTONIA; HAGEDORN, KONRAD. concepts and Issues of Sustainability in Countries in Transition – An Institutional Concept of Sustainability as a Basis for the Network (On-line)

Disponível em: ftp://ftp. fao. org/seur/ceesa/concept. htm LIMA SÉRGIO FERRAZ (2006). Introdução ao conceito de sustentabilidade – Aplicabilidade e Limites (On-line) Disponível em: http://apps. unibrasil. com. br/revista/index. php ‘negociosonline/article/viewFile/37/30 MAHAFFY, MICHAEL (1999) Defining Sustainability. (On-line) Disponível em: http://www. arch. wsu. edu/09%20publications Isustain/defnsust. htm SUITON, PHILIP (2000). Sustainability: What does it mean? (On- line). Disponível em: http://www. green-innovations. asn. au/sustblty . htm COATES, GERRY TE KAPAS (2004 Sustainability ; Engineering Practices Overview

Ecossistemas de santa catarina

0

ECOSSISTEMAS DE SANTA CATARINA org to view nut*ge 2011 SUMÁRIO I INTRODUÇAO 04 2 ECOSSISTEMAS DE SANTA CATARINA 04 2.

Read More

Administração desenvolvimento economico

0

Ações SICOMTUR – 29/08/2011 Dia 02 de Agosto Secretária de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo promoveu Assembléia do Fórum Regional

Read More