Questões de s.t.

Categories: Trabalhos

0

Conhecimentos Específicos 26. Conforme o disposto no 12. 9 da Norma regulamentadora NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, a alternativa que nao corresponde ao determinado na Norma, no tocante aos pisos das áreas de clrculação em torno de máquinas operatrizes, é: A) Devem ser nivelados e resistentes às cargas a que estão sujeitos. B) Devem ser mantidos limpos e livres de objetos, ferramentas e quaisquer materiais que ofereçam riscos de acidentes.

C) Devem ser mantidos limpos, com as caixas de ferramentas de uso específico da má D) Devem ter caracte or37 rovenientes de grax , que os tornam escor E) Devem ser projeta mr riscos ncias e materiais antidos de forma que os trabalhadores e os transportadores de materiais, mecanizados e manuais, movimentem-se com segurança. 28. Para instalação de máquinas estacionárias, deverão ser respeitados os requisitos necessários fornecidos pelos fabricantes ou, na falta destes, o projeto elaborado por profi ssional habilitado. O item 12. 11. da NR12 defi ne pontos específi cos que devem ser tratados no projeto elaborado pelo profi ssional habilitado. A alternativa que atende a essa determinação B) alimentação elétrica, acesso de pessoas e ergonomia. C) alimentação pneumática e hidráulica, meios auxiliares de içamento e acesso de materiais. D) sistemas de refrigeração, drenagem e pavimentação. máquinas e os equipamentos, que ofereçam risco de ruptura de suas partes, projeção de materiais, particulas ou substâncias, devem possuir proteções que garantam a saúde e a segurança dos trabalhadores.

A alternativa que não está de acordo com a NR12, que versa sobre os requisitos de segurança das proteções, com relação às máquinas e equipamentos é: A) Devem ser constituídos de materiais resistentes e adequados ? contenção de projeção de peças, materiais e partículas. B) Não devem possuir extremidades e arestas cortantes ou outras saliências perigosas. C) Devem ter seus dispositivos de intertravamento protegidos adequadamente contra sujidade, poeiras e corrosão, se necessário.

D) Devem resistir às condições ambientais do local onde estão instaladas. E) Devem permitir o acesso à zona de perigo, por remoção das mesmas. 37. Segundo as determinações da NR IO, a alternativa correta em relação à inspeção e testes de equipamentos elétricos que ossuam isolamento (possuem dielétricos) que operam em baixa tensão é: A) Os equipamentos elétricos que possuem isolamento elétrico (possuem dielétricos) devem ser inspecionados e testados, no mínimo anualmente.

B) Os equipamentos elétricos que possuem isolamento elétrico (possuem dielétricos) não necessitam de inspeção durante sua vida útil, sendo sua qualidade comprovada pelo certifi cado de adequação. C) Esses equipamentos devem atender às mesmas determinações para os equipamentos elétricos com isolamento (possuem dielétricos) destinados aos serviços em alta tensão. D) Todos os equipamentos elétricos com isolamento (possuem dielétricos) em baixa te PAGF 37 tensão. ielétricos) em baixa tensão devem ser inspecionados em conformidade com as recomendações do fabricante. E) Os equipamentos elétricos com isolamento (possuem dielétricos) em baixa tensão devem ser inspecionados atendendo-se especifi camente às recomendações do INMETRO. 39. O chumbo é um dos agentes ambientais que podem provocar doenças ocupacionais e, segundo a NR15, anexo 13, algumas atividades que constam da relação das atividades e operações envolvendo agentes químicos são consideradas insalubres, m decorrência de inspeção realizada no local de trabalho.

Em relação a esse anexo, a alternativa que exprime corretamente a atividade considerada insalubre de grau médio é: A) fabricação de compostos de chumbo, carbonato, arseniato, cromato m[nio e litargírio, dentre outros. B) fabricação de esmaltes, vernizes, cores, pigmentos, tintas, unguentos, óleos, pastas, liquidos e pós à base de compostos de chumbo. C) aplicação e emprego de esmaltes, vernizes, cores, pigmentos, tintas, unguentos, óleos, pastas, líquidos e pós à base de compostos de chumbo.

D) pintura a pistola ou manual com pigmentos de compostos de chumbo ao ar livre. E) fabricação e restauração de acumuladores, pilhas e baterias elétricas contendo compostos de chumbo. 40. De acordo com o anexo II da NR 17 – ergonomia, os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar algumas características.

A alternativa incorreta em relação a essas características é: A) condições de mobilidade sufi cientes para permitir o relação a essas características é: A) condições de mobilidade sufi cientes para permitir o ajuste da ela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra refl exos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador B) o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas C) os equipamentos devem dispor de certifi cado de aprovação emitido pelo INMETRO D) a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distânclas olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais E) os equipamentos devem ser posicionados em superfícies de rabalho com altura ajustável TEMA 1 Filhos de pai ou mãe presos passam por problemas como preconceito e abandono nos abrigos do município de São Paulo. Tal situação foi observada pela professora Maria José Abrão em sua pesquisa pela Faculdade de Educação da USP. O abrigo é um lugar que oferece proteção, uma alternativa de moradia para crianças que foram afastadas dos pais por diversos motivos, como violência doméstica, abandono e prisão do responsável. Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o abrigo é considerado provisoria e excepcional, utilizável como forma de ransição para posterior colocação das crianças e adolescentes em família substituta. No entanto, Maria conta o caso de um jovem de 14 anos que relatou estar no abrigo desde que nasceu.

Seus pais foram presos há 14 anos e, desde então, ele e seu irmão, hoje com 17 anos, fi caram em regime de abrigo. – O jovem deveria ser reinserido na família com a 7 jovem deveria ser reinserido na familia com algum parente, isso é feito por intermédio de um trabalho com os familiares. pela lei, a cnança não deveria permanecer por tanto tempo no abrigo. Esta não pode ser uma solução para a criança, mas uma edida paliativa e de urgência -, comenta a professora. Esse mesmo adolescente também relatou situações de preconceito na escola. Colegas faziam brincadeiras por ele ser fi lho de presos e até os professores o tratavam diferentemente. Segundo Maria, o exemplo do garoto não é exclusivo.

Outras crianças e adolescentes que vivem em abrigos sofrem com diferentes tipos de preconceito. (adaptado de “Filhos de presos são vitimas de negligência e preconceito”. www. inclusive. org. br, 17/1 112010) O texto é uma reportagem acerca da situação de crianças e adolescentes fi lhos de pessoas presas no sistema carcerário, xpondo um pouco da polêmica que cerca o assunto. Escreva um texto argumentativo/dissertativo em prosa, de 20 (vinte) a 30 (trinta) linhas, no qual apresente sua opinião elou suas propostas acerca do seguinte tema: TEMA 2 Aos 16 anos de idade, Lamarque Gomes saia de casa na Vila Natal, na cidade de São Paulo, para entregar jornal na rua.

Ao completar o serviço, por volta das 1 1h, ele retornava ao lar para almoçar e logo em seguida se dirigia à Unidade Sete de Setembro do Projeto Ampliar, situada no Jardim São Bernardo, zona Sul da capital paulista. Lá, o jovem frequentou todos os ursos disponíveis pelo projeto à época, como o de Técnicas Admlnistrativas, Serigrafi a e Panifi cação/ Confeita s 7 projeto à época, como o de Técnicas Administrativas, Serigrafi a e Panifi cação/ Confeitaria. Em outubro de 2009, já com 26 anos, Lamarque dava início a uma grande conquista: abria um negóc10 proprio, uma padaria na VIIa Natal. “O projeto foi muito importante, mas é preciso ter muita determinação, tem que querer fazer”, destacou o empreendedor. A exemplo de Lamarque, cerca de 30. 00 alunos já se formaram no Projeto Ampliar, que há 20 anos oferece educação profi ssional para dolescentes e jovens em situação de risco social. Com foco na capacitação e na contramão do assistencialismo que dá o peixe, em vez de ensinar a pescar, a associação sem fi ns lucrativos atua em São Paulo desde 1990, com apoio logístico do Sindicato da Habltação (Secovi-SP). “Desde sua fundação, em 1990, já emitimos 57 mil certifi cados para 30 mil alunos, sendo que 70% deles estão inseridos no mercado”, afi rmou a fundadora e presidente do projeto, Maria Helena Mauad. Segundo ela, a Iniciativa foi implantada em um período no qual a violência urbana começava a tomar roporções incontroláveis. Os assaltos eram cada vez mais constantes e o número de jovens entre 14 e 17 anos que estavam nas ruas era considerável”, lembrou. “Nosso objetivo era o de colocar a menlnada no caminho do trabalho. ” (In: http://www. ecodesenvolvimento. org. br/noticias) O texto é parte de uma notícia que mostra uma das muitas experiências de integração social de jovens em situação social de risco, associando esse aspecto à questão da violência urbana. Escreva (trinta) linhas, no qual apresente texto argumentativo/dissertativo em prosa, de 20 (vinte) a 30 Com relação à prevenção e proteção contra incêndio, associe cada tipo de agente extintor a sua classe principal de incêndio. Agentes Extintores l. Dióxido de carbono II. Espuma III. Pó químico especial IV.

Agua Classe principal de Incêndio ( ) ClasseA ( ) Classe B ( ) ClasseC Aassociação correta, de cima para baixo, é: A)II-III-IV-I B)IV-I- -II C) 1-11-1 D) III -II-I-IV E) III -l As radiações não ionizantes, o levantamento e transporte manual de peso e as ferramentas inadequadas ou defeituosas, segundo o Mapa de Risco estabelecido pela Portaria no 25, de 29 de ezembro de 1994, enquadram-se, respectivamente, nos grupos de risco ocupacionais: A) físicos – de acidentes – ergonômicos. B) de acidentes – químicos – físicos. C) químicos – ergonômico PAGF 7 37 ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos. III. A organização do trabalho deve levar em consideração a produtividade necessária para realização da tarefa x capacidade de resistência humana. IV. Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, devem serincluídas pausas para descanso.

São corretas apenas as afirmações: B) II e III. E) I, III e IV. São considerados riscos ambientais, os agentes físicos relacionados abaixo: A) umidade — infrassom – calor. B) fumos – frio – pressões anormais. C) poeira – vapores — radiação não ionizante. D) vlbraçbes – ultrassom — neblinas. E) gases – névoas — ruído. O empregador deve convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, antes do término do mandatoemcurso, no prazo mínimo de: A) 20 dias. B) 30 dias. C) 45 dias. D) 60 dias. E) 75 dias. Considera-se uma radiação ionizante: A) ultravioletas. Lei no 8. 13, de 24 de julho de 1991, acidente do trabalho, dentre outros modos, é o que ocorre (A) dentro ou fora da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente, desde que o empregado esteja segurado pelo INSS. (B) pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho do segurado, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. C) no local habitual de trabalho, ou de trajeto durante o deslocamento do empregado fora do local habitual de trabalho, provocando lesão corporal de caráter temporário ou permanente. D) no exercício do trabalho durante o expediente normal ou nas horas extras determinadas pela empresa, no local habitual de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário. (E) pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando afastamento funcional por morte, perda ou redução, temporária ou permanente, assim como da capacidade para o trabalho. 3. Sobre a Delegacia Regional do Trabalho —C]DRT, considere: l. Implementar e aplicar os preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, junto à empresa. II. Estabelecer medidas corretivas, quando do descumprmento dos preceitos legais e regulamentares so-bre segurança e medicina do trabalho. III.

Embargar obra, interditar estabelecimento, setor de serviço, canteiro de obra, frente de trabalho locais de trabalho, máquinas e equipamentos. locais de trabalho, máquinas e equipamentos. IV. Notificar as empresas, estipulando prazos, para eliminação e/ u neutralização de insalubridade. No que compete à Delegacia Regional do Trabalho —ODRT, está correto o que consta em (A) I, II, III e IV. (B) e II, apenas. (C) e III, apenas. (D) II e IV, apenas. (E) III e IV, apenas. 34. Segundo a Lei no 7. 410, de 27 de novembro de 1985 (Diário Oficial da União de 30 de maio de 2008), o exercício da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho será permitido exclusivamente ao portador de l. ertificado de conclusão de curso de Supervisor de Segurança do Trabalho, realizado em caráter prioritário pelo Ministério da Educação e Cultura; II. certificado de conclusão de curso de Técnico de Segurança do Trabalho, ministrado no Pais em estabelecimentos de ensino médio; III. registro de Técnico de Segurança do Trabalho, expedido pelo Ministério do Trabalho, até a data fixada na regulamentação da lei mencionada. Está correto o que consta em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) le II, apenas. (E) I, II e III. 36. Acerca do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção OPCMAT, considere: l. São obrigatórios a elabo primento do PCMAT nos

A importância do símbolo na formação de leitores

0

A importância do símbolo na formação de leitores Antes de pensarmos em formação de leitores é necessário definirmos o que

Read More

Atps gestão financeira e de custo

0

Etapa 01 Aula-tema: Sistemas de Acumulação dos Custos, tipos de Custos e Classificação dos custos. Passo OI: Desenvolvimento do Desafio

Read More