Questões para acompanhamento da aprendizagem rsma

Categories: Trabalhos

0

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem Question 1 Notas: 1 Quando falamos em gases de efeito estufa e nas mudanças climáticas, em geral o dióxido de carbono recebe mais atenção. Existem alguns outros, embora o C02 seja, consideravelmente, o mais importante. O que todos os gases-estufa têm em comum é que eles permitem a entrada de luz solar na atmosfera, mas absorvem parte da radiação infravermelha que deveria sair do planeta. Com isso, o ar se aquece. A existência de certa benéfica. Sem eles, a volta de 180C negativ estufa ajudam a man mais agradável – por org m efeito estufa é erra ficaria por g ável.

Os gases- a uma temperatura to, por conta das concentrações cada vez maiores de gases-estufa produzidos pelo homem na era moderna, estamos elevando a temperatura média do planeta e criando as perigosas mudanças climáticas que vemos ao nosso redor. O COZ em geral, é considerado o principal culpado, pois responde por 80% do total das emissões de gases- estufa. Quando queimamos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), seja em casa, nos carros, fábrica ou usinas eletricas, quando cortamos ou queimamos florestas, ou ainda quando produzimos cimento, liberamos C02 na natureza.

GORE, Alberta Uma verdade inconveniente – o que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global. Barueri: Manole, 2006, p. 28). De acordo com o texto de Al Gore, NÃO se po pode deduzir que: Escolher uma resposta. a. o dióxido de carbono (COZ) é o único gás do efeito-estufa responsável pelo aquecimento global b. os gases do efeito-estufa nao são totalmente prejudiciais ? sociedade humana e ao planeta c. o efeito-estufa é um processo natural, mas com o aquecimento global provoca desequilíbrio no planeta d. todos os gases-estufa absorvem a radiação infravermelha e contribuem para o aquecimento solar

Resposta correta: Parabéns! A alternativa correta é — o dióxido de carbono (C02) é o único gás do efeito-estufa responsável pelo aquecimento global. Comentário da resposta correta: O enunciado da questão pede que se escolha a alternativa que está INCORRETA: aquela que não leva à dedução. Embora seja responsável por 80% do total das emissões, o dióxido de carbono (C02) não é o único gás do efeito- estufa responsável pelo aquecimento global. Existem outros, como o metano, clorofluorcarbonetos e óxidos de azoto. Co rreto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2

De todas as mudanças pelas quais vem passando os ecossistemas, a que maior impacto traz à infraestrutura de serviços ambientais é o aquecimento global. Leia as seguintes afirmativas que se referem ao aquecmento global. l. É o fenômeno climático que se caracteriza pelo aumento da temperatura média do planeta. II. E-stá relacionado à emissão de ases, principalmente o dióxido de carbono, causadores d instituiu a redução de 5% das emissões de gases dos países desenvolvidos. IV. Os EUA foram um dos primeiros países a aderir ao Tratado de Kyoto para diminuição de gases a fim de reduzir o aquecimento

V. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento impedem a propagação do calor, aumentando o aquecimento global. É correto o que se afirma em: a I II, III e IV, apenas b. II, III, IV e V, apenas c. l, III, IV e V, apenas d. I, II, III e V, apenas Resposta correta: Parabéns! A alternativa correta é — , II, III e V, apenas. Comentário da resposta correta: Das alternativas apresentadas, somente a IV está Incorreta: os EUA não aderiram ao Tratado de Kyoto, que entrou em vigor em 2005, sem a adesão desse país. Question 3 (ENEM 2007).

Devido ao aquecimento global e à consequente iminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço. A situação descrita acima a. alerta para preiuízos qu PAGF3tF8 nto global pode acarretar enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas Resposta correta: Parabéns! A alternativa correta é – alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar ? biodiversidade no Ártico.

Comentário da resposta correta: Dois conceitos envolvem a esposta a essa questão: aquecimento global e biodiversidade. O aquecimento global é o fenômeno climático que se caracteriza pelo aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra, provocada pela emissão de gases causadores do efeito estufa. Segundo a WWF Brasil, organização não governamental brasileira, a biodiversidade ou diversidade biológlca refere-se às variedades do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos oferecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima consumida pela sociedade humana.

O aquecimento global e a consequente redução da cobertura de elo provocam a extinção da biodiversidade, fazendo com que os ursos busquem alimentos fora do seu habitat natural. O derretimento de gelo no Ártico interfere na dinâmica natural do ecossistema da região, ocasionando dificuldades aos ursos polares na busca por alimentos. Dessa maneira, a morte dos ursos por afogamento devido ao cansaço é um exemplo das consequências do aquecimento global como ameaça ? biodiversidade do local. (http://wvm. tosabendomais. com. br).

Correto Question 4 O International Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, entidade cientifica, traçou cenários PAGF Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, entidade científica, traçou cenários de consumo de energia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTC), que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 60C de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de 2100.

Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Também há projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de dois bilhões e veículos circulando no mundo. Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTC alcance a meta de redução para 9 GTC. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que a. o consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia b. á necessidade de fontes alternativas de energia, como solar, eólica, geotérmica, ondas e marés c. o setor de transporte precisará ser reformulado, pois da forma como está, não é sustentável d. 50% das usinas de carvão deverão estar equipadas com novas tecnologias, ainda não disponíveis atualmente Resposta correta: A alternativa correta é – o consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia. para assinalar a questão incorreta. Nesse caso, para alcançar a meta de g GTC até 2050, o consumo de energi assinalar a questão incorreta.

Nesse caso, para alcançar a meta de 9 GTC até 2050, o consumo de energia deverá merecer atenção especial na infraestrutura de novas construções residenciais, comerciais e industriais, desde o projeto de implantação até a operação de novos prédios, assim como os antigos, utilizando-se fontes alternativas de energia. Question 5 (adaptada de TR Concursos, 2009). Consumidor consciente é o que equilibra a sua satisfação pessoal com a sustentabilidade, ou seja, não compra mais do que preclsa. l. Saquinhos de chá podem ser substituídos pelo chá coado na peneira.

Menos lixo vai para o lixo se os restos da erva, e até o pó de café usado, forem despejados na terra de suas plantinhas como fertilizante caseiro. II. Preferir produtos de limpeza naturais é uma boa alternativa para evitar tantas substâncias químicas que levamos para casa. III. Andar com uma garrafa descartável de água tornou-se um hábito saudável. Mas faz bem ao meio ambiente também quando a garrafinha é durável e volta para casa junto com a gente. IV. Ao adquirir produtos de boa qualidade, duráveis e realmente úteis, ajudamos a diminuir a quantidade de quinquilha ias que viram sucata em pouco tempo.

V. inestimável o poder do consumidor. Entrar em contato com a empresa que fabricou algo que você consumiu e não agradou faz com que ela repense métodos de produção mais sustentáveis. (PLANETA SUSTEN ÁVEL, veja, 9 de setembro de 2009). Em todas estas alternativas há exemplos de consumo consciente, EXCETO em: Escolher a. adquirir produtos duráveis e de qualidade . comprar tudo o que se quer, de forma compulsiva c. preparar detergentes, perfumes e desinfetantes naturais d. adquirir apenas o que será útil e consumido Resposta correta: Parabéns!

A alternativa correta é — comprar tudo o que se quer, de forma compulsiva. que se assinale a alternativa INCORRETA. Nesse caso, comprar tudo o que se quer, de forma compulsiva não representa o consumo consciente. Question 6 Nos últimos meses o preço do petróleo tem alcançado recordes históricos. Por isso, a procura de fontes energéticas alternativas se faz necessária. para os especialistas, uma das mais nteressantes é o gás natural, pois ele apresentaria uma série de vantagens em relação a outras opções energéticas.

A tabela a seguir compara a distribuição das reservas de petróleo e de gás natural no mundo, e a figura, a emissão de monóxido de carbono entre vários tipos de fontes energéticas. A partir das informações da tabela e da figura, analise as seguintes afirmativas. l. Enquanto as reservas mundiais de etróleo estão concentradas geograficamente, as rese de gás natural são internacionais e políticas. II. A emissão de dióxido de carbono (COZ) para o gás natural ? a mais baixa entre os diversos combustíveis analisados, o que é importante, uma vez que esse gás é um dos principals responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Com relação a essas afirmativas pode-se dizer que: a. ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética. b. a primeira está incorreta, pois novas reservas de petróleo serão descobertas futuramente. c. a segunda está incorreta, pois o dióxido de carbono (CO 2 ) apresenta pouca importância no agravamento do efeito estufa. d. ambas não procedem para o Brasil, que já é praticamente auto- uficiente em petróleo e não contribui para o agravamento do efeito estufa.

Resposta correta: parabéns! A alternativa correta é c — ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética. Comentário da resposta correta: As tabelas e gráficos organizam os dados quantitativos, favorecendo nossa compreensão e interpretação por meio de comparações. São utilizados por profissionais de todas as áreas do conhecimento. Observe-os, compare os dados e veja como facilita a compreensão! O DIREITOS RESERVADOS – produção total ou parcial

Caricom

0

A CARICOM, antigo Comunidade e Mercado Comum do Caribe e atual Comunidade do Caribe ou Comunidade das Carabas , é

Read More

Introdução economia política: da origem à crítica marxiana

0

Introdução _ Economia Política: da origem à crítica marxiana O texto inicia-se por assim dizer em um estabelecimento do que

Read More