Saude pulblica

Categories: Trabalhos

0

1 INTRODUÇÃO Estamos vivendo momentos muito difíceis com a saúde pública mundial, sobretudo em nosso país, embora saibamos que esse problema de saúde no Brasil existe há muito tempo atrás, desde a época da proclamação da república do Brasil. Época que foi marcada pela proliferação de agentes patogênicos e transmissores de doenças no território, gerada tanto pela importação de mão de obra escrava durante o império, quanto pela imigração de pessoas que pela necessidade saíram de suas terras para virem em busca de trabalho assalariado no país.

Ainda existia um agravante além da transferência de patógenos, ram as precárias condições de qualidade de vida da população to page brasileira, que culmin A constituição r Deodoro da Fonseca poder legislativo, res responsável em exec u ors de doenças. rada pelo Marechal • • : , ti ao dos poderes: eis, pode executivo, iário, responsável em fazer cumprir as leis. Esta mesma constituição denominou o Estado como responsável pelas ações de saúde e saneamento.

Hoje em dia quando se fala de saúde pública no Brasil, as pessoas ficam logo preocupadas, pois sabem através dos jornais e noticiários que há falhas no funcionamento do Sistema Unico de Saúde — SUS, que deveria atender todos os cidadãos da determinada região onde a unidade está locallzada. Existem no mundo dois modelos de oferta de saúde pública adotado pelos governos, a Universal que é aquela que deve atingir amplamente e irrestritamente a todos os cidadãos, independentemente da classe social com fina financiamento público e alcançando uma enorme gama de vertentes da saúde.

A Segmentada atinge nichos distintos da sociedade como os mais pobres ou um determinado grupo profissional, neste caso o público e o pnvado se misturam na sociedade tanto na questão do financiamento quanto no tendimento. Objetivamos mostrar através do monitoramento das doenças que há possibilidade de controle e que pode ser proporcionada geração de qualidade de vida aos cidadãos principalmente aos menos favorecidos pela sociedade. 2-DADOS DE IDENTIFICAÇAO: Este trabalho de pesquisa foi realizado na Unidade Básica de Saúde: Pronto Socorro Municipal de Icoaraci – Dr.

Humberto Maradey Pereira, no período de 08 a 12 de março de 2010. Endereço: Rua Manoel Barata no 900, Distrito de Icoaraci. Cidade: Belém Estado: Pará Temperatura Média: 280 CEP: 66810-100 Pluviosidade Média: 1000 e 1200 Clima: Equatorial Am. (quente / úmido) Número de Habitantes: 300 mil (IBGE) Tipos de poluição na cidade: Sonora e Poluição do ar referente movimento contínuo do trânsito. poluição visual devido grande quantidade de cartazes de propaganda instalados nas laterais de lojas, casas, igrejas, bares etc.

Poluição doméstica devido a falta de educação ambiental da população que descarta lixos e entulhos nas calçadas, nas proximidades de valas e esgotos. DIA TOTAL Doença respiratória 01 OI 01 0105 Doença circulatória040800000012 Estresse e depressão 131603000840 Insônia 020100000306 Diarréia 040200000208 Dengue 010000010002 Febre 020200000004 Leishmaniose 000200000002 Hipertensão 130306002042 Hepatite 000000000000 TOTAL GERAL 133 TABELA II – Percentual de Atendimento DADOS PROCESSADOS DO NO DE ATENDIMENTO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE TIPO DE DOENÇA TOTAL PORCENTAGEM Doença respiratória 053. 5% Doença circulatória Estresse e depressão 4030. 00% Insônia 064. 51% Diarréia 086. 01% Dengue 021. 50% Febre 043. 00% Leishmaniose 021. 50% Hipertensão 4231. 57% Hepatite TOTAL GERAL DOS CASOS133100% Pode-se observar conforme informações das tabelas que s doenças transmiss[veis is facilidade de serem unidade de Saúde do Município de Icoaraci recomendamos trabalhos de educação e higiene ambiental nas comunidades objetivando redução da poluição e investimento em melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde para melhor monitoramento e controle das doenças da população. – MATERIAIS E MÉTODOS Utilizamos o gráfico de registro de casos semanais fornecido pela Unidade de Saúde do Pronto Socorro Municipal de Icoaraci no período de 08 a 12 de março de 2010. Conforme os resultados estatísticos, seja ascendentes u descendentes é utilizada uma medida de controle e estudo das causas e efeitos das doenças com objetivo de controlar a proliferação de epidemias na localidade. 3. 1- ÁREAS DE ESTUDO Realizado na Unidade Municipal de Saúde conhecido como Pronto Socorro Municipal de Icoaraci Dr.

Humberto Maradey pereira, locallzada na Rua Manoel Barata no 900, na cldade de Belém — Pará. 3. 2. COLETA DE DADOS Coletamos os dados referente a estrada de pacientes de diversas idades, tanto masculinos como femininos, conforme enfermidade específica durante uma semana no período de 08 a 2 de março de 2010 no horário de 08:00 ás 18:00 hs. 4- RESULTADOS Conforme pesquisa, registramos como doenças mais frequentes as viroses por conta da variação de temperatura e poluição na região.

As de menor freqüência são alérgicas por depender do organismo de cada pessoa aumento considerável de virose na população, gerando um percentual mediano de 25% as entradas registradas nos postos de saude do Município de Icoaraci, informações do censo Municipal de Saúde no ano de 2009. Já a diarréia que é uma doença oriunda de locais mal higienizados onde habitam os agentes infecciosos como vírus e actérias ou não, precisam ter cuidados especiais da medicina, pois na maioria dos casos as pessoas tratam de forma caseira, onde a incidência de agravamento aumenta consideravelmente. – CONSIDERAÇOES FINAIS É de suma importância a questão do registro estatístico de casos de doenças diárias nas unidades de saúde, pois através destas informações se consegue monitorar os casos crescentes ou decrescentes, permitindo aos profissionais da saúde e as autoridades criarem medidas de prevenção através destes estudos e atuarem de forma eficaz no combate a proliferação de oenças e epidemias com o apoio das comunidades através dos meios de comunicações. – AGRADECIMENTOS Agradecemos ao diretor do Hospital Municipal de Icoarac(, Dr. Alan Pamplona e a Servidora Municipal de bem estar social Sra. Maria Ivonete Sena de Araújo que colaboraram no desenvolvimento do nosso trabalho de pesquisa. REFERENCIAS Visita Técnica no Pronto Socorro Municipal Dr. Humbert Maradey pereira- Distrito de Icoaraci — Belém – Pará. Apostilas de Saúde a Meio Ambiente da Unopar. TOZATO, Heloisa de Camargo PIRE-S Ewerton de Oliveira – e Meio Ambiente: Gestão Saúde

Ideias para elaboração de um doutorado

0

A importância da construção de redes para a eficácia no desempenho dos alunos da educação inclusiva O fortalecimento da educação

Read More

Políticas sociais do governo lula

0

Políticas sociais do governo Lula A defesa de um projeto nacional pautado pela conciliação com os pobres, com o mais

Read More