Servidor samba

Categories: Trabalhos

0

Objetivo geral Implementar um sistema visando otimizar a troca de informações entre computadores agilizando os processos rotineiros em empresas, escritórios ou quaisquer órgãos que utilizam meios informatizados para armazenamento. Objetivo especifico Realizar um estudo de caso para definir a melhor forma de implementação; Estudar e implantar um sistema RAID; Utilizar sistema rede; or21 Aplicar Serwço m:- . diversos Sistemas O Demonstrar u plataforma RAID; ento de arquivos via a comunicação entre mance utilizando a Aprimorar conhecimentos em sistemas de código aberto; Apresentar vantagens e desvantagens do RAID.

Justificatlva Com o rápido crescimento e avanço da tecnologia aliados a grande demanda na troca de informações entre computadores, as pessoas buscam cada vez mais rapidez e desempenho em qualquer área. As empresas, escritórios com o avanço dos processos e acumulo das informações visam digitalizar ao máximo garantindo mais precisão e segurança, centralizando a informação em um sistema RAID dinâmico e eficiente que realiza tarefas de transferência e gravação de arquivos em servidor dedicado de forma rápida, segura e eficaz utilizando todos os meios possíveis sempre visando os pontos acima mencionados.

Ainda visa identificar vantagens e desvantagens da implantação em diversos locais realizando um estudo para identificar os diferentes tipos de RAID para cada tipo de estrutura. Introdução O termo RAID[I] é utilizado para referenciar uma série de esquemas de armazenamento paralelo de dados através de dois ou mais discos rígidos. RAID’s podem ser utilizados para aumentar a performance ou a confiabilidade no acesso aos dados.

Originalmente, foram desenvolvidos cinco níveis originais de RAID, embora haja variações como n[veis encadeados e formatos proprietários não-padronizados. MELHORAR A INTRODUÇAO Fundamentação teórica. *1 . 2 . 3 . 4 *l. 1. 6 Historia do computador. (johnatan) ok Princípios do armazenamento de informações (johnatan) Evolução da informática (johnatan) História do raid ( o que é) (marcos) Tipos de RAID mplementaçao ( ro PAGF 91 dos )(odirlei) implementação (mateus) * 1 . 12 Vantagens e desvantagens . 13 sistema Política de segurança prevendo falhas e uso do 1. HISTORIA DO COMPUTADOR Segundo Anderson Daniel Cardo computador define-se como: “Aquele que faz cômputos ou que calcula; máquina à base de circuitos eletrônicos que efetua grandes operações e álculos gerais, de maneira ultra rápida. ” Na década de 1 940, os primeiros computadores utilizavam apenas dois níveis de linguagem de programação: o de máquina, onde toda a programação era feita, e a lógica digital, na qual os programas eras executados. Já em 1951 , através de Wilkes, surgiu a idéia de se elaborar um computador em três níveis, visando simplificar o hardware.

Este computador tinha um programa chamado interpretador armazenado permanente, com a função de executar os programas em linguagem de máquina. Dessa forma, o hardware tornou-se simplificado, com a tarefa e executar apenas um pequeno conjunto de microinstruções armazenadas. Desde então, as máquinas passaram a possuir melhores linguagens e arquiteturas, as quais foram motivadas pelo aparecimento dos sistemas operacionais. A segunda geração de computadores (1956 – 1963) foi impulsionada pela invenção do transistor, que passou a ser incorporado a essas máquinas.

Logo após, surgiram outros dispositivos como impressoras, fitas magnéticas, discos para armazenamento, etc. Assim, os computadores tinham um desenvolvimento rápido, através dos sistemas operacionais e das linguagens de programaçã PAGF ntegrados geraram um novo avanço e, a partir daí, surgiram os computadores da terceira geração (1 964 – 1970). A quarta geração, que atua até hoje, marcou seu início através das tecnologlas LSI, VLSI E CJLSI, as quais possuem a capacidade de abrigar milhões de componentes eletrônicos em um pequeno espaço.

Os avanços em pesquisa e o projeto de novas tecnologias para os computadores estão ajudando a criar a quinta geração. Dois avanços que marcaram a história do computador foram o processamento paralelo, o qual quebrou o paradigma de Von Neumann, e a tecnologia dos supercondutores. 1. Princípios do armazenamento de informações EXPLICAR O QUE É ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÕES E DEPOIS MENCIONAR EXEMPLOS: Armazenamento é o ato de armazenar, guardar, juntar qualquer coisa em algum lugar de forma que seja possível resgatá-la, consultá-la, usá-la ou consumi-la posteriormente.

O modo mais clássico de armazenamento de informação é através da palavra escrita, impressa. O acesso à Informação estocada dessa forma é lento, difícil, e de pouco rendimento. para todas as etapas da manipulação da informação é necessária a presença do ser humano, e suas limitações na capacidade e aquisição de dados e processamento de grande volume constituem o principal gargalo do processo. Esse mecanismo é especialmente inconveniente para armazenamento de informação dinâmica, de atualização constante.

Com o advento da computação surgiram meios bem mais eficientes de se armazenar informação, com vistas a uma recuperação expedita e posterior transformação. Os discos magnéticos são no momento o meio mais utilizado para combinar grande capacidade e alta velocidade de acesso 91 combinar grande capacidade e alta velocidade de acesso. Já é viável para uma empresa média ter em um escritorio uma apacidade de estocar o equlvalente a uma biblioteca de porte razoável.

O crescimento da capacidade dos discos é um exemplo de processo exponencial, a ser delineado mais adiante. Assim, enquanto que na década de 70 0 megabyte (MB) era uma unidade cara até para empresas e de uso raro, o início dos anos 80 colocou 5 MB na mesa do indivíduo, em discos que simultaneamente foram barateando e aumentando de capacidade. • Fitas magnéticas (fita DA T): É um exemplo de acesso seqüencial, ou seja, se o computador está lendo os dados do centro do carretel da fita, toda a fita antes do ponto desejado recisa ser passada sequencialmente. ?? Discos magnéticos (disco rígido, disquete): Ao realizar a leitura ou a gravação de dados sobre um disco, as cabeças de leitura/ gravação podem ir diretamente ao dado desejado, tornando-o um meio de armazenamento de acesso direto. É ideal para empresas que necessita responder rapidamente às solicitações dos clientes, já que possui uma ráplda recuperação de dados. • Discos óticos (CD-ROM): Equivale a um disco rígido de plástico onde os dados são gravados por meio de lasers especiais que queimam fisicamente pontos no disco.

Os dados são acessados iretamente pelo disco por meio de um dispositivo de leitura ótica. • Disco de vídeo digital (DVD): Pode-se dizer que o DVD faz pelo vídeo o que o CD fez pela música. Quando utilizado para esta finalidade, a qualidade de Imagem supera qualquer coisa sobre fita, cabo ou radiotransmissão via T s 1 qualidade de imagem supera qualquer coisa sobre fita, cabo ou radiotransmissão via W. Vale ressaltar que também é uma midia ideal para realização de cópias de dados. ?? Memória Flash (pen drive): Consiste em um chip que, diferente da RAM, não é volátil e mantém sua memória quando esligada a energia. São dispositivos pequenos que podem ser facilmente modificados e reprogramados, tornando-os populares na atualidade. • Armazenamento removível (ZIP): Usam discos removíveis ou cartuchos com capacidade de armazenamento variando de 100 MB até vários gigabytes por cartucho. podem ser internos ou externos. tilizados também para efetuar cópias de segurança, teve seu uso reduzido com a popularização dos CDS e DVDs. http://www. luizmatos. eti. br/disciplinas/docs/bd/Armazenamento . pdf 1. 3 Evolução da informática Os computadores surgiram inicialmente com fins militares. Diversos clrcuitos eletrônicos foram utilizados no controle de naves espaciais pelos EUA. Desta forma, essa tecnologia possibilitou a exploração do espaço pelo homem e sua chegada ? Lua.

Na década de 60, os supercomputadores (assim conhecidos devido a sua enorme capacidade de processamento) passaram a ser utilizados em empresas de grande porte, realizando o controle financeiro e administrativo. Para se ter uma idéia da capacidade de processamento do prmeiro computador (chamado de ENIAC), podemos compará-lo a uma calculadora de bolso. Entretanto, por ser este um computador totalmente valvulado (não existiam transistores, uito menos circuitos integrados), a energia necessária para alimentá-lo poderia iluminar uma e uena cidade.

Para abrigar os seus circuitos, foi ne para alimentá-lo poderia iluminar uma pequena cidade. Para abrigar os seus circuitos, foi necessário fazer uso de um andar inteiro de um edifício. Na década de 70, o computador passou a ser montado com transistores, o que possibilitou uma redução no tamanho e no consumo de energia e, ao mesmo tempo, um aumento em sua capacidade de processamento. Em torno de 1978, uma pequena empresa americana chamada APPLE lançou o primeiro microcomputador (assim conhecido por eu tamanho reduzido e pequena capacidade de processamento).

Paralelamente, duas pequenas empresas também americanas se uniram para lançar o seu microcomputador, fazendo concorrência ao APPLE. Era a histórica união entre a INTEL (fabricante de chps para computadores) e a International Business Machine (IBM). Esse microcomputador foi denominado de Personal Computer (PC), sendo conhecido mundialmente por IBM PC XT. Nesse ponto, os microcomputadores começaram a invadir as empresas, e cada vez mais foram aperfeiçoando-se os programas. No começo dos anos 80, um estudante americano chamado Bill

Gates revolucionou o mundo dos computadores com a formação de uma empresa, a MICROSOFT, e com o lançamento do primeiro sistema operacional para os IBM PC XT, que foi denominado de Disk Operating System (DOS). De 1980 até os dias de hoje, muito mudou na Informática. Com a abertura de mercado no Brasil, os computadores passaram a entrar no país e serem utilizados cada vez mais por empresas nacionais. Nestes últimos 17 anos, pode-se citar os fatos que mais marcaram a evolução da Informática: • Aumento na capacidade de processamento dos chips; • Aumento no desempenho global do microcomputad

PAGF 7 na capacidade de processamento dos chips; • Aumento no desempenho global do microcomputador, com o desenvolvimento de memórias e interfaces cada vez mais velozes; • Surgimento da multimídia – o micro passa a ser utilizado com sons e Imagens; • Desenvolvimento, pela MICROSOFT de um revolucionário sistema operacional: o Windows, que tornou o microcomputador mais acessível e amigável às pessoas; • Uma empresa americana chamada NOVELL realizou a primeira comunicação entre dois computadores.

Surgiam aí as primeiras redes de computadores, que posteriormente passaram ser realizadas por linha telefónica; • A Internet surgiu como a rede mundial de computadores, possibilitando a comunicação entre computadores espalhados pelo mundo; • Com o desenvolvimento da multimídia, os computadores passaram a ser utilizados em teleconferências (reuniões e debates à distância, com a transmissão de imagem e voz pela linha telefônica); • Os microcomputadores invadem as casas, passando a ser considerado um eletrodomestico para a famllia; • Os periféricos também sofrem um grande desenvolvimento, aparecendo no mercado impressoras, scanner’s, leitores de ódigo de barras, joystick’s, leitores e gravadores de CD, placas de som, de vídeo e de W, câmeras fotográficas digitais, camcorder’s e muitos outros. http://www. robsonmartins. om/poesias/info. php 1. 4 História do RAID ( oq tecnologia consolidada, já que surgiu pelas mãos de pesquisadores da Universiade da California (EUA) no final da a década 1980. Seu objetivo principal é possibilitar agilidade elou segurança a sistemas de armazenamento de informações como sewidor de arquivos, bancos de dados, etc. O Sistema RAID não se limita a apenas uma configuração specífica de disco rígido, mas sim a qualquer um dos existentes hoje. Havendo apenas a necessidade da placa mãe do computador ter suporte ao sistema bem como ao disco r[gido utilizado. Originalmente surgiram vários tipos denominados níveis. MELHORAR 1. Tipos de RAID (ILUSTRAR COM FIGURAS) RAID Nível O: Nível voltado ao desempenho na leitura e gravação de arquivos. Sua estrutura consiste em 2 discos rígidos, não havendo necessidade de serem iguais, instalados no equipamento e devidamente configurados para trabalharem no nível escolhido. A gravação dos arquivos acontece de forma racionada, ou seja, ao solicitar a gravação de um arquivo, este é dividido de acordo com a quantidade de discos utilizados. Com isso a gravação ocorre de forma mais rápida e eficaz. Na leitura dos arquivos, ao invez de acessar somente um disco rígido, a controladora acessa dois. Como em cada disco esta uma parte da informação, a sua leitura é mais rápida.

Exemplificando: Em um RAID nível O com dois discos deseja- se gravar um arquivos de 100 Mb. A controladora por sua vez fraciona o arquivo em duas partes iguais (50 Mb cada) e grava cada uma delas em um dos discos. RAID nível 1: Este nível de RAID atua a favor da segurança das informações, ou seja, tudo o que é gravado em um dos discos, automaticamen da segurança das informações, ou seja, tudo o que é gravado em um dos discos, automaticamente é espelhado no segundo. Desta forma caso haja a falha em uma das unidades lógicas, a outra automatlcamente entra em funclonamento sem que o usuário final saiba o que aconteceu. RAID nível 0+1 : Combinação entre os níveis 0 e 1 .

Havendo neste caso tanto rapidez como segurança em todo o processo. Deve-se observar que neste caso há necessidade de utilizar uatro discos rígidos. Sendo dois para o parcionamento das informações e outros dois para o espelhamento das informações contidas nos dois primeiros. Caso venha a ocorrer problemas em qualquer um dos discos, a controladora passa a trabalhar apenas no nível 0 (parcionamento). [PiC] RAID nível 2: Os primeiros discos rígidos desenvolvidos eram desprovidos de sistemas automáticos que prevenissem falhas durante seu funcionamento. Tendo este impecilio operacional, no RAID nível 2 foi desenvolvido um sistema que rodasse em memória.

Ou seja, uma pequena parte de cada um dos discos tilizados era reservada para este sistema de prevenção contra falhas. O sistema ficava um pouco mais lento conforme a demanda de informações sendo processadas. Mas em contra- partida mais seguro caso venha a ocorrer falhas. Atualmente este problema foi sanado e o sistema contra falhas já vem incluso no HD de forma mais dinâmica e rápida. RAID nível 3: Pode-se comprar (COMPRAR O QUE o RAID nível 3 ao RIAD nível O. porém a diferença é que neste nivel há o acréscimo de um terceiro disco rígido. Ou seja, em dois discos ocorre a divisão das informações e no terceiro disco são gravadas as informações de paridada

Contrato de constituiзгo de empresa ltda

0

[picl Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educaзгo a Distвncia DIREITOS HUMANOS OF6 p previstas para as sociedades simples. CLБUSULA

Read More

Teorias do desenvolvimento

0

Teorias do Desenvolvimento O objecto da psicologia é o estudo científico do comportamento (reacções observáveis) e os processos mentais e

Read More