Sistema limbico

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA LÍMBICO O termo límbico significa “limite” e refere-se ao limite entre o diencéfalo e o telencéfalo. As estruturas límbicas formam um anel em volta do tálamo, a maioria das autoridades inclui as seguintes áreas: Hipotálamo. * Núcleos anteriores e mediais do tálamo. * Córtex Límbico (giro do cíngulo, giro para hipocampal, uncus). * Hipocampo. * Amígdala * Porção basal do prosencéfalo: área septal, área pré-óptica, núcleo accumbens e núcleo basal deMeynert.

O córtex límbico é u na porção medial do para-hipocampal e u O hipocampo é form org orma de C localizada iro do cíngulo, giro nzenta e branca de dois giros adjacentes na parte medial do lobo temporal. A amígdala é uma coleção em forma de amêndoa de nucleos localizados profundamente no uncus no lobo temporal, na extramidade final da cauda do caudado. Na porção basal do prosencéfalo, a área septal é uma região de córtex e núcleos anteriores à comissura anterior, e a área pré- óptica é anterior à área septal.

O núcleo accumbens é a reglão onde o caudado e o putâmen se fundem, e o núcleo basal deMeynert situa-se inferiormente à área pré-óptica. CONEXÕES DO SISTEMA LÍMBICO As conexões no interior do sistema límbico são extensas. Os dois feixes de fibras principais são o fórnix e o feixe prosencefálico medial. O fórnix é um feixe de fibras arciforme conectando o hipocampo com o corpo mamilar e com núcleo anterior do tálamo. O feixe prosencefá prosencefálico medial conecta as estruturas anteriores, o hipotálamo e a formação reticular mesencefálica.

Uma vez que a conexão entre as áreas límbicas e as áreas reticulares do mesencéfalo são tão importantes no comportamento, foi proposta a combinação dos sistemas em um sistema reticulolimbico. Os impulsos de saída do sistema límbico trafegam por intermédio de vias autônomas, somáticas. Reticulares e hormonais. Embora ositema límbico regule os comportamentos alimentares, defensivos e reprodutivos, além das funções viscerais e hormonais, apenas dois aspectos da função límbica são considerados neste texto:as funções emocional e da memória.

FUNÇÕES EMOCIONAL E DA MEMÓRIA Para as emoções são necessárias a amígdala, ares no hipotálamo, área septal, nucleos anteriores do tálamo, córtex límbico anterior e área de associação I[mbica. Ao contrário das emoções, que são mediadas no interior do istema límbico, as funções de memória estão amplamente distribuídas entre as áreas límbicas e não-límbicas do encéfalo. para o processamento de alguns tipos de memória, são essenciais o hipocampo, os núcleos talâmcios mediais, o córtex límbico posterior e a porção basal do prosencéfalo.

Uma emoção é uma experiência subjetiva em curto prazo. Um humor é uma experiência emocional persistente, subjetiva e sustentada. Emoções e humores específicos são representados mais em um hemisfério do que no outro. Nas pessoas com o sistema nervoso impacto, as emoções positivas estão associadas om atividade do lado esquerdo do córtex pré-frontal, a área cerebral imediatamente posterior à porção antenor da cabe PAGFarl(Fq pré-frontal, a área cerebral imediatamente posterior à porção anterior da cabeça.

Nas pessoas que se dizem felizes, o córtex pré-frontal esquerdo é mais ativo do que nas pessoas que relatam um humor mais negativo. As emoções e humores negativos (ex. ansiedade, tristeza) estão associados com aumento da atividade no córtex pré-frontal direito. As emoções são mediadas no interior do sistema límbico pela amígdala, por áreas no hipotálamo,pela área septal, núcleos nteriores do tálamo, córtex da porção anterior do cíngulo pelo córtex de associação límbico.

Nos seres humanos, a estimulação elétrica da amígdala desencadeia experiências emocionais. A amígdala recebe informações de todos os sistemas sensoriais e conecta-se com o córtex órbito-frontal e com o giro anterior do cíngulo. Juntos, a amígdala, o córtex órbito-frontal e o giro anterior do cíngulo regulam os comportamentos emocionais e a motivação. A amígdala desempenha um papel vital no comportamento social, interpretando as expressões faciais e os sinais sociais. As emoções dão cor ás nossas percepções e influenciam as nossas ações.

As expressões faciais da pessoa e movimentos bruscos e abruptos indicando irritação são fáceis de reconhecer. As respostas imediatas á ameaça incluem alterações somáticas, autônomas e hormonais, incluindo aumento de tensão muscular e da frequência cardíaca, dilatação das pupilas e interrupção da digestão. Entretanto, as emoções tambémmarcam nossas vidas de modo mais sutil, já que as emoções sinalizam a avaliação não- consciente de uma situação. A percepção consciente da emoção ocorre quando as nformações da PAGF3rl(Fq não-consciente de uma situação. nformações da amígdala e do sistema autônomo alcançam o córtex. A emoção está intimamente ligada à tomada de decisão. Os sinais emocionais não decidem, porém são considerados no processo decisório. Os pensamentos e as emoções influenciam as funções de todos os órgãos. Isso ocorre devido à comunicação bidirecional entre o sistema nervoso e o sistema imunológico. Os neurotransmissores e os hormônios regulados pelo encéfalo modulam as células do sistema imunológico, e as citocinas regulam o sistema neuroendocrinológlco.

Uma reação individual ás experiências pode perturbar a homeostase; isso é chamado de resposta ao estresse. Quando um individuo se sente ameaçado, a resposta ao estresse aumenta a força e a energia para lidar com a situação. Três sistemas criam a resposta ao estresse: * Sistema nervoso somático: a atividade do neurônio motor aumenta a tensão muscular. * Sistema nervoso autônomo: a atividade simpática aumenta o fluxo sanguineo para os músculos e diminui o fluxo sanguíneo para a pele, rins e trato digestivo. Sistema neutoendocrinológico: a estimulação nervosa mpática da medula da supra-renal provoca a liberação de epinefrina na corrente sanguínea. A epinefrina aumenta a frequência cardíaca e a força contrátil do coração, relaxa a musculatura lisa intestinal e aumenta o metabolismo. Cerca de 5 minutos após a resposta inicial ao estresse, o hipotálamo estimula a hipófise a secretar o hormônio adrenocorticotrófico, provocando a liberação de cortisol pelas glândulas supra renais. hormônio adrenocorticotrófico, provocando a liberação de cortisol pelas glândulas supra renais.

O cortisol mobiliza energia (glicose), inibe as respostas imunes e serve como um agente ntiinflamatório. Essas ações iniciam o retorno à homeostase. Idealmente, este seria o fim da história: resposta ao estresse, seguida por restauração da homeostase. Infelizmente, com frequência à resposta ao estresse não termina porque o estresse é mantido pelas circunstâncias ou pelos padrões de pensamento do individuo. Quantidades excessivas de cortisol estão associadas com doenças relacionadas ao estresse, incluindo colite, distúrbios cardiovasculares e diabete do adulto.

O Excesso de cortisol provoca Instabilidade emocional e déficites cognitivos, bem como nterfere com a memória e com a atenção em pessoas idosas saudáveis. MEMÓRIA Três sistemas de memória servem para tipos distintos de informações. Por exemplo, cada um dos tipos seguintes de memória é diferente: * Lembrar de um sentimento de felicidade. Lembrar do que aconteceu ontem. * Saber como andar de bicicleta. Cada tipo de memória é dependente de diferentes regiões cerebrais.

Os tipos de memória incluem emocional (sentimentos), declarativa ( fatos, eventos, conceitos, localização) e procedimental (como fazer). Muito pouco é conhecido sobre o sistema de memória emocional lém de quer a memória para o medo envolve a amígdala e que a lesão a qualquer um dos outros dois sistemas de memória não afeta o sistema de memória emoclonal. Assim sendo, não serão feitas maiores considerações sobre o sistema de memória emocional. MEMORIA DECLARA sendo, não serão feitas maiores considerações sobre o sistema de memória emocional.

MEMORIA DECLARATIVA A memória declarativa se refere a lembranças que podem ser facilmente verbalizadas. A memória declarativa é também chamada de memória consciente, explicativa ou cognitiva. ao contrario das memórias emocionais Memória imediata (também chamada de registro sensorial), que dura apenas 1 a 2 segundos. A informação é processada através das áreas sensorial primária e de associação sensorial do córtex, porém não pelo sistema límbico. * Memória de curto prazo é um breve armazenamento dos estímulos que foram reconhecidos.

A perda de informações ocorre em cerca de 1 minuto, a menos que material seja continuamente ensaiado. * Memória de longo prazo é o armazenamento relativamente permanente da informação que foi processada pela memória de curto prazo. A conversão do armazenamento em curto prazo para ongo prazo é chamada de consolidação. MEMÓRIA PROCEDIMENTAL A memória procedimental se refere à lembrança de habilidades e hábitos. Esse tipo de memória é também chamado de habilidade, hábito, memória não consciente ou memória implícita. ? necessária a prática para armazenar as memórias procedimentais. Uma vez que a habilidade ou hábito foi aprendido, a atenção não é necessária durante a realização da tarefa. Por exemplo, a habilidade inicialmente dificil de dirigir um carro no tráfego torna-se automática com a prática. para o aprendizado de habilidades motoras, foram identificados rês estágios de aprendizado: ‘k Cognitivo * Associativo * Autônomo As pessoas usam tanto PAGFsrl(Fq de aprendizado: * Cognitivo As pessoas usam tanto a linguagem quanto métodos não-verbais para se comunicarem.

Em aproximadamente 95% das pessoas, as áreas corticais responsáveis pela compreensão da linguagem e pela produção da fala são encontradas no hemisfério esquerdo. A compreensão da linguagem falada ocorre na área de Wernicke, uma sub-região do córtex parieto-temporal esquerdo. A área de broca, no lobo frontal esquerdo, fornece as instruções para a expressão da linguagem. No hemisfério dlreito, a área corresponde à área de Wernicke é vital para a interpretação de sinais não-verbais de outras pessoas.

A área correspondente à área de broca, no hemisfério direito, fornece instruções para a produção da comunicação não-verbal, incluindo os gestos emocionais e a entonação da fala. DOMINÂNCIA CEREBRAL Tradicionalmente, o hemisfério que gerencia a linguagem é chamado de hemisfério dominante, e o hemisfério com menos capacidade de linguagem é considerado como não-dominante é superior na compreensão e na produção de comunicação não- erbal e na compreensão das relações espaciais.

PERCEPÇAO A percepção é a interpretação da sensação em formas com significado. A percepção é um processo ativo, exigindo interação entre o encéfalo, o corpo e o meio ambiente. A percepção envolve a memória de experiências passadas, a motivação, as expectativas, a seleção de informação sensorial e a busca ativa de informação sensorial pertinente. O tálamo e muitas áreas do cérebro estão envolvidos na percepção. cérebro estão envolvidos na percepção. COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ESPACIAIS

A área correspondente à área de Wernicke, localizada no hemisfério direito, abrange as relações espaciais, fornecendo esquemas: * Do corpo * Do corpo em relação ao que o cerca. * Do mundo externo. O esquema corporal, também conhecido com imagem corporal, é uma representação mental de como o corpo está anatomicamente disposto (ex. com as mãos distalmente aos antebraços). Os esquemas do próprio em relação ao que nos cerca nos possibilita localizar objetos no espaço e navegar precisamente, encontrando nosso caminho em salas e corredores e do lado de fora.

Os esquemas do mundo externo fornecem as nformações necessárias para planejar uma rota de um lugar para outro. USO DA INFORMAÇÃO VISUA A informação visual, processada pelo córtex de associação visual, flui em duas direções: dorsalmente, em uma corrente de ação para a porção posterior do córtex parietal, e ventralmente, em uma corrente de percepção para os lobos occipitotemporais. A informação na corrente de ação é utilizada para ajustar os movimentos dos membros.

As duas correntes operam independentemente. As pessoas com lesão na corrente dorsal têm problemas em guiar visualmente os movimentos, porém não têm dificuldade em identificar os bjetos, enquanto pessoas com lesões na corrente ventral não conseguem identificar os objetos pela visão porém são capazes de utilizar a informação visual para ajustar os seus movimentos. CONSCIÊNCIA PAGF8rl(Fq adormecer, prestar atenção e iniciar a ação, eis as províncias do sitema de consciência.

Vários aspectos da consciência exigem diferentes subsistemas. Entre os aspectos da consciência, incluem-se os seguintes: * Nível generalizado de alerta. Atenção. * Seleção do objeto da atenção, baseada em objetivos. * Motivação e inicio da atividade motora e da cognição. Cada um desses aspectos da consciência está associado com a atividade de neuromoduladores específicos produzidos pelos neurônios do tronco encefálico e transportados para o cérebro pelo sistema de ativação reticular.

Os neuromoduladores são a serotonina, norepinefrina, acetilcollna e dopamina. A serotonina é amplamente distribuída por todo o cérebro e modula o nível geral de alerta. A nprepinefrina constribui para a atenção e vigilância por intermédio das projeções do locus ceruleus primariamente para as áreas sensoriais. A ativação do giro anterior do cíngulo ela acetilcolina contribui para a direção voluntária da atenção para um objeto.

Finalmente, a dopamina contribui para o início das ações motoras ou de cognição, baseadas em atividade cognitiva. Resume a função e a distribuição de cada um dos moduladores do tronco encefálico envolvidos na consciência. Embora o tronco encefálico seja a fonte dos neuromoduladores que regula a consciência, a consciência também exige atividade do tálamo e do córtex cerebral. Assim, lesões do tronco encefálico, do tálamo elou do córtex cerebral podem resultar nas alterações da consciência. PAGFgrl(Fq

Construção de algoritmos

0

Universidade Federal Fluminense Centro Tecnológico Instituto de Computação Departamento de Ciência da Computação Construção de Algoritmos Versão 2005 Prof. Leonardo

Read More

Explosivos na agricultura

0

UNIVERSIDADE FEDERAL Dê PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS ESPACIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ANDERSON CLAYTON LECH TEIXEIRA

Read More