Sistemas operacionais online

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Sistemas Operacionais: Desktops Online 1. Desafio 2. Etapa 1 3. passal 4. passo 2 5. passo 3 6. Sistemas Operacio 7. Glide OS 8. oos 8 9. Cloudo 10. Resumo 11. Referências Bibliográficas p 07 05 06 09 11 trata-se da junção de conceitos já conhecidos como virtualização, computação em GRID e SaaS (Software as a Service). Este modelo possui o potencial de causar uma revisão em vários dos conceitos utilizados nos modelos atuais. O próprio modelo de sistema operacional atualmente implementado pode eventualmente até desaparecer.

Neste enário, apesar dos conceitos básicos de sistemas operacionais ainda serem aplicáveis, a concepção do modelo como um todo é bem diferente. A total compreensão do funcionamento desta arquitetura envolve conceitos multidisciplinares (redes de computadores, banco de dados, sistemas distribuídos, etc. ), alguns deles ainda não estudados. Deste modo, o principal objetivo é criar no aluno uma visão de como a área de sistemas operacionais pode evoluir assim como a fixação dos conceitos básicos que ainda deverão continuar a ser válidos.

A proposta deste desafio pode ser dividida em dois tópicos e ada um com duas etapas. O primeiro cenário procura verificar a aplicabilidade dos chamados SOS online e ferramentas de virtualização no cotidiano profissional. A segunda abordagem procura reforçar os conceitos de básicos de gerência de processos do ponto de vista do usuário em cenários factíveis no dia do profissional da área de computação. Conceitos básicos como concorrência, escalonamento de processos e processamento paralelo serão abordados nestas etapas.

Esta atividade pode ser realizada em grupo de até cinco alunos. Objetivo do desafio SO: hardware e software, concorrência. Esta atividade é importante para que você reforce os conceitos básicos vistos em sala de aula e os correlacione com uma aplicação prática, no caso o conceito de sistemas operacionais online. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Aluno) Leia o texto a seguir. A ideia básica da computação em nuvem é que os aplicativos, bases de dados, todo o processamento seja realizado remotamente como serviços disponíveis na Internet.

Uma evolução natural deste tipo de pensamento é a substituição do próprio SO por uma versão online. SOS totalmente online evariam a necessidade de reavaliação do processo de desenvolvimento de softwares, assim como a forma como seriam usados. Um exemplo da aplicação de algumas das funcionalidades da computação em nuvem tem sido explorado pelos sistemas de desktop online. Apesar de não ser ainda um exemplo completo do conceito de SO online, essa classe de aplicativos serve como uma boa plataforma para experimentar as possíveis funcionalidades de sistemas rodando inteiramente na nuvem.

Esta etapa procura verificar a extensão da aplicabilidade desta abordagem no cotidiano do profissional da área de omputação. Passo 2 (Aluno) Faça um levantamento de sistemas de desktop online disponíveis atualmente. Devem ser pesquisadas pelo menos três soluções disponíveis. sugestao de SOS online: (Acessados em: 18 set. 2011): G. hos. st. Disponível em: ; Glide OS. Disponível em: ; Startforce. Disponível em: ; eveOS. Disponível em: ; 3 System). Disponível em: . Passo 3 (Equipe) Entreguem uma breve descrição a respeito de cada um das soluções pesquisadas.

No relatório devem ser respondidas as seguintes questões: Como funciona o aplicativo? Que tipo de funcionalidades são implementadas? ? possiVel instalar novos aplicativos? Comparando com um SO tradicional, quais as vantagens e desvantagens que o SO online apresenta. O relatório deve ser de própria autoria, no máximo três folhas, com as devidas referências bibliográficas seguindo o padrão ABNT. Sistemas Operacionais on-line es uisados 4 editor de paginação de web. Existe também um editor de fotos, slides e programa de reprodução de áudio entre outros.

Esse sistema não permite download, apenas upload de arquivos. 3 É possível Instalar novos aplicativos? R. No Glide OS não é possível a instalação de novos aplicativos Comparando com o SO tradicional quais as vantagens e desvantagens que o SO on-line apresenta? R. Uma das vantagens do Glide OS é que o usuário pode acessar os arquivos salvos nele em qualquer computador conectado a rede, possibilitando uma flexibilidade na hora de abrir os arquivos, pois o usuário não fica “preso” à uma maquina especifica.

Uma das desvantagens é que ele não tem navegador próprio na versão gratuita. 20 oos Site: www. oos. cc/login. html 1 Como funciona o aplicativo? R. O “OOS” também necessita de cadastro usuário senha e logo na tela de login já é oferecido três opções de idioma (Inglês, Espanhol e Alemão), permite download do youtube através da URL do vídeo e disponibiliza 10 MB de armazenamento on-line e também permite up-load, a base do “OSS” é o Windows XP. 2 Que tipo de funcionalidades são implementadas? R.

Seu editor de texto oferece três tipos de extensões de arquivos (textfile, Html e Javascript), sua calculadora utiliza o teclado diferente do concorrente Glide OS, o editor de imagem somente edita não cria as imagens, possui um aplicativo que realiza a leitura de arquivos em PDF e outro para a leitura de arquivos de áudio 3 É possível instalar novos a R. NO OSS nao é possível a icativos? S novos aplicativos que o SO on-line apresenta? R. Desvantagens: possui somente os aplicativos essenciais, deixa a maquina pesada devido a busca de informações em outro servidor.

Vantagens: Por ser baseado no Windows XP fica mais fácil a utilização por um usuario comum uma vez que o mesmo está habituado com este sistema. 30 cloudo Site:beta. cloudo. com R. É gratuito e funciona através de cadastro de login e senha só oferece o inglês como idioma, no seu desktop já existe a pasta “mydocuments” para acessar de maneira mais rápida os seus arquivos, sua interface é bem diferente das SOS on-line esquisadas, possui o manual para que o usuário aprenda a navegar nele, porem é totalmente em inglês.

R. Esse SO on-line possui: Calculadora que utiliza o teclado, prompt de comando para acessar pastas e arquivos através de comando, editor de texto chamado Word porem nao é tão semelhante ao da Microsoft os arquivos criados neste aplicativo são salvos em RichText (único formato), calendário, visualizador de imagem, navegador próprio e leitor RSS (aplicativo que mostra as atualidades), leitor de musica “champ”, painter que cria e edita imagem, permite que arquivos sejam salvos no “desktop”.

Obs. Com exceção do Word todos os aplicativos acima citados necessitam serem instalados antes de suas devidas execuções, permite up-load, porem não permite download 3 É possível instalar novos aplicativos? R. O SO on-line Claudo não ermite instalação de novos aplicativos R.

Vantagens: Leve, fácil de logar, fácil de navegar, os documentos criados no Word pode ser aberto em qualquer editor de texto, vem com um manual igual aos sistemas operacionais comuns porem diferente SOS on-line pesquisados Desvantagem: todo em inglês, não possui tantos aplicativos e assim como os outros SOS on-line pesquisados não permite ownload Resumo CloundComputing é um conceito novo, através dele não temos tantas funcionalidades como nos Sistemas Operacionais comuns, porem se formos pensar na evolução dos Sistemas Operacionais on-line sua vantagem é que o usuário acessa todos os seus arquivos em qualquer lugar desde que esteja conectado a rede, ou seja, o usuário cria uma conta no site de sua preferência como glidedigital. com ou beta. cloudo. com por exemplo e todos os arquivos são salvos on-line. Dos três sites pesquisados observamos que nenhum permitiu download e todos possuem baixa capacidade de armazenamento on-line

Fluxo de caixa

0

INTRODUÇAO Existe a necessidade dos administradores de uma empresa saber como gastar ou investir o dinheiro que lhe foi confiado.

Read More

Heliotrópio

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA [pic] EXEMPLOS DE EQUIP OF3 S p

Read More