Sociologia

Categories: Trabalhos

0

SOCIOLOGIA COMPREENSIVA – PENSAMENTO DE MAX WEBER Max Weber tem como objetivo de estudo a ação social. Compreendendo em interação social todo comportamento intencional entre a sociedade e o indivíduo. Weber valoriza as ações do indivíduo e critica conceitos coletivizantes que ignoram as ações das pessoas.

Weber achava que a educação deixava de formar o homem através do tipo de vida imposto às pessoas do mundo moderno, simplismente preparando-o para desempenhar tarefas na vida sendo o modo pelo qual os homens são preparados para exercer s funções que a transformação causada pela racionalização da vida lhes colocou a di homens dão fruto a ar 2 não a sociedade que fc. % • to next*ge A sociedade para We das ações individuais ações racionais dos íduo quem a faz e ida pelo conjunto I quando o indivíduo estabelece, atraves das suas ações algum tipo de comunicação com os demais, estabelecendo quatro tipos de ação social: – ação tradicional determinada por um costume ou hábito enraizado; ação afetiva determinada pela afetividade, afinidades e sentimentos; ação racional com relação a valores eterminada pela crença ou valor; ação racional com relação a fins determinada pelo cálculo racional onde os fins justlficam os meios.

A realidade para Weber não é uma coisa e Swipe to nex: page em si, ganhando um rosto conforme o olhar lançado sobre ela, sendo a razão disso que o homem vê o mundo a partir de seus valores. A sociologia weberiana diz que o investigador deve ser neutro dentro do processo de investigação, não devendo ao analizar algo, julgar.

Adequar os meios de agir e os fins que se objetiva alcançar om a ação é a racionalidade perfeita para Weber, onde a sua sociologia nos diz que devemos agir conforme as regras, leis ou normas criadas por indiv[duos como nós, uns mandando e outros obedecendo, dando nome a esse processo de dominação, existindo para ele três tipos de dominação: a legal que é fundamentada nas leis; a tradicional baseada nas crenças e tradições e a carismática baseada no cansma do líder e determinando muitas vezes o ato da dominação.

Educar para Weber é preparar o individuo para exercer eterminadas funções na sociedade, sendo esta uma educação racional. O ato de educar sendo uma ação socialmente dirigida a despertar o carisma treinando para dominar, comandar; pedagogia do cultivo prepara o indivíduo para uma conduta de vida seguindo o que está previsto para ele; pedagogia do treinamento transmitindo conhecimentos especializados para cumprir determinadas funções. Complementarmente a esses aspectos, Weber ressaltou que a educação é um elemento importante na seleção social por favorecer o êxito do indivíduo.

Construção sustentável

0

espaço envolvente. conta os Impactes po OF construído e à constr fase pós-projecto, co possam minimizá-los Construção sustentável Premium By

Read More

Sindrome de down

0

Síndrome de Down e sua inclusão escolar SUMÁRIO 1 INTRODUÇAO . 3 2 0 QUE É SÍNDROME DE DOWN? —

Read More