Tecnologia farmacêutica

Categories: Trabalhos

0

pacientes, além de a já bem estabelecidas indústrias investirem e no desenvolvimen modificada, nomead Tecnologia farmacêutica Premium gy elainedangelo anpenR 23, 2012 4 pages INTRODUÇÃO 1 Delineamento de formas farmacêuticas Historicamente, a via de administração mais comum e convenientemente empregada para administração de fármacos é a oral.

Os comprimidos continuam sendo exaustivamente estudados, pois, apresentam ampla aceitação por médicos e to view PACE 1 ora produção e controle a necessidade das rmacos, excipientes de liberação As propriedades de fluxo, compressão e consolidação ariam, principalmente, conforme a natureza do material e seu comportamento frente às deformações sofridas durante a compactação, que ocorre sob confinamento do granel na matriz.

A maioria dos polímeros de uso farmacêutico é dúctil e a força de compressão máxima é superor ao Ilmlte de escoamento, mas inferior à fragmentação, permitindo deformação sem fratura. O tempo de compressão, a velocidade de aplicação da força de compressão e a própria força empregada no processo, influenciarão na resistência do material à deformação. Por outro ado, a capacidade de fluir livremente, boa coesividade e boa lubrificação do granel são atributos que, mesmo não afetando os perfis de deformação, interferirão no processo de compactação e na qualidade do produto acabado.

Todos estes aspectos abrangendo várias características como forma, tamanho (principalmente), distribuição das partículas,ângulo de repouso, porosidade, volume real, massa de volume, densidade aparente e massa. A determinação do ângulo de repouso é uma técnica que estima a capacidade de fluxo de um pó elou grânulo. Determinase, experimentalmente, fazendose com que o material lua por um funil e caia, livremente, sobre uma superffcie 3. Além dessa análise, é possível determinar a velocidade de escoamento utilizando- se dos mesmos aparatos.

A determinação de proporção Hausner apresenta a razão entre a densidade compactada e a densidade aparente relaciona-se com as forças de adesão e coesão entre as partículas. Pós que apresentam coesividade mínima possuem FH próximo de 1,25. Por outro lado, pós de maior coesividade apresentam FIA superior a 1,54. Já o Índice de Carr exprime a capacidade de compactação e compressão de um sólido e valores de IC entre 5 e 15% são ndlcativos de fluxo excelente. or outro lado, valores supenores a 25% são atribuídos a materiais cujas características de compactação e compressão são inadequadas. OBJETIVO Determinação do ângulo de repouso de pós e granulados; determinação da velocidade de escoamento, e determinação do índice de compressibilidade e ro or ao de Hausner. pós e granulados pesou-se 100 gramas de pó. Verteu-se no funil e deixou escoar o material para a superfície rígida. Calculou-se o valor médio de três determinações do ângulo de repouso (altura, raio e o ângulo ormado).

O mesmo procedimento foi feito para o granulado. – Determinação da velocidade de escoamento Uitillzou-se dos mesmos aparatos descritos na metodologa acima , e com auxílio de um cronômetro, determinou-se o tempo necessário para total escoamento de pó e granulado através do funil. – Determinação do Índice de compressibilidade e proporção Hausner Verteu-se 100 gramas de pó em uma proveta. Anotou-se o volume inicial (Vap) e depois, foi feita a compactação através de movimentos verticais repetidos na proveta, anotou-se o volume final (Vcp).

Esse procedimento foi repetido por 3 vezes e o mesmo foi feito com o grânulo. CÁLCULOS PAGF3ÜFd proporção Hausner Grânulo média volume aparente = 196,33 m média volume compactado = 186,66 mc densidade aparente = 0,51 g/mL densidade compactada — 0,53 g/mL lhausner – = 1,04 FLUXO EXCELENTE I carr (96) = = = 2/0,53 = 3,77 % EXCELENTE pó média volume aparente = 210,00 m média volume compactado = 1 58,66 mc densidade aparente = 0,48 g/mL densidade compactada = 0,63 g/mL lhausner – = 1,31 ADIÇÃO DE LUBRIFICANTES I carr (96) = = 5+100/0,63 = 1 5/0,63 = 23,81 % POBRE (MUITOS FLUIDOS)

O surgimento da lei geral para a micro e pequena empresa e seu arcabouço histórico

0

Autor e perfil: Mario Pacheco da Silva Neto Acadêmico do curso de Direito, 50 semestre da FABEL – Faculdade de

Read More

Mapeamento de bacia – sensoriamento remoto e sig

0

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL JONAS WILHIAM GOMES E SILVA VITOR DE MACEDO

Read More