Tecnologia x emprego

Categories: Trabalhos

0

Introdução O mercado de trabalho está passando por varias transformações. Cada vez mais profissionais, principalmente no nível executivo, estão enfrentando novos desafios. Nesse sentido, o administrador deverá ter bem claro em sua mente qual o papel do administrador nesta virada de século, que conhecimentos ele deve ter e aperfeiçoar para se preparar para esses novos desafios e as habilidades que lhe serão exigidas, num ambiente tao tumultuado e competitivo.

Hoje o mundo globalizado é um importante fator da área administrativa. A evolução tecnológica em crescimento é outro fator fundamental pa correndo. Além diss decisão e ação é um agilidade, que está s mais generalizado da orlo to next*ge anças que estão s processos de s, em busca de O uso cada vez novas Tecnologias de Informação, cruzada com a tend ncia globalizante, tem produzido efeitos curiosos no ambiente de negócios.

Esse trabalho, procura mostrar que o administrador, como um agente de transformação dessas relações necessita de um novo perfil, que tem como característica a necessidade emergente de mudar a sua maneira de enxergar o processo de aprendizagem como uma forma de qualificação e requalificação profissional, assando a entendê-la como um instrumento de renovação de seus conhecimentos que ocorre diariamente nas organizações.

Assim, torna-se importante realizar uma análise de como esse administrador deve tornar o principal elemento capaz de manter as organizações competitivas e rentáveis, através da gestão do conhecimento, utilizando- utilizando-se das novas tecnologias a seu favor. Desenvolvimento Com a globalização econômica, o domínio de assuntos no campo empresarial passou a ser a competitividade.

Nesse caminho, a necessidade de se colocar em um mercado sem fronteiras fez com que as economias substituíssem o trabalho umano pela eficiência e perfeição da alta tecnologia, muitas vezes gerando desemprego ou deslocando trabalhadores para cargos mais baixos. Essa redução dos empregos nas indústrias também está relacionada com as mudanças organizacionais. Os administradores estão diminuindo os cargos de chefia, a pirâmide organizacional e estão terceirizando grande parte das atividades. O objetivo da empresa moderna é conseguir o máximo de autonomia com o mínimo de intervenção humana.

Respondendo a tantas mudanças, o mercado sugere a necessidade de um novo perfil profissional. As empresas não mais precisam de rofissionais técnicos, e sim, de pessoas voltadas para os processos de interpretação, elabora ao e transformação. O profissional de sucesso ná Ie especializado em 10 conseguiram manter seus empregos. A tecnologia, principalmente a área de informática tem um papel muito importante em vários setores da sociedade e trouxe benefícios para os mesmos, como por exemplo: agilidade, redução de custos, maior capacidade de armazenamento, dentre outras.

Conforme todas essas tecnologias foram introduzidas nos meios de produção, os profissionais tiveram que se adequar e aperfeiçoar seus currículos para que pudessem permanecer em eus empregos. Toda essa expansão, também trouxe novas oportunidades de emprego, pois o setor de informática esta em constante desenvolvimento, fazendo também que se criassem novas profissões dentro desse setor. Atualmente, caminha-se para um ambiente em que o tempo é o recurso mais escasso.

A pressão da reação rápida, da resposta em curto espaço de tempo, está impressa nas atitudes e comportamentos e, gerenciar de forma eficaz o tempo é um diferencial competitivo tanto para empresas quanto para os profissionais em geral. Portanto, a maioria dos estudos na área de administração apresentam um cenário baseado na ompetitividade, na busca pela qualidade e pela produtividade. Para isso, o administrador precisa de uma série de qualidades indlviduais e profissionais para ajudar as organizações a alcançar seus objetivos, mesmo com toda essa tecnologia.

A revolução que a tecnologia da informação trouxe, afetou todas as áreas da sociedade: indústria, economia, educação e etc. Como se percebeu que a informática e seus avanços constantes traziam benefícios para o homem, foi inevitável que a mesma sociedade se adequasse para que caminhasse junto às inovações, e assim pudessem usufruir dessa tecnologia. No entanto, existem ainda aqueles que não admitem o pudessem usufruir dessa tecnologia.

No entanto, existem ainda aqueles que não admitem ou não querem enxergar estas modificações de comportamento e ambiente, dificultando as novas formas de se comunicar dentro da empresa, impedindo até, a evolução e o progresso da instituição, pensando de forma egocêntrica que o seu negócio não será afetado por nada disso, pois sua empresa tem anos e anos de experiência no mercado e ele, como administrador experiente, não precisa mudar seu comportamento por conta do que ocorre lá fora.

Esse individuo está fadado a ser mais um na ila dos desempregados, sendo vitima desse mercado competitivo o qual ele se negou a enxergar e da sua própria ignorância de buscar novos conhecimentos, de querer continuar detendo o controle da empresa em suas mãos, insistindo em continuar naquele ambiente competitivo, porém sem competência. Porém com toda essa transformação, o mercado de trabalho, teve que adotar algumas exigências para que os profissionais pudessem ser aceitos.

Hoje a informática pode ser considerada como um padrão, já que a maioria dos cargos disponíveis nela é essencial, desde lojas de conveniência as mais importantes empresas. A humanidade está inserida na era da informação. O grande volume de informações existentes contribui para tornar o conhecimento uma “arma” a disposição das pessoas e das empresas para vencer a competitividade. Com todas essas mudanças o processo seletivo ficou mais rigoroso, os profissionais tem de se adequarem as mudanças e correm atrás para não ficarem de fora da concorrência, pois se não acompanharem a revolução podem ser desconsiderado.

A realidade é que o mercado de trabalho que já era competitivo se tornou mais, e apenas os mais ca que o mercado de trabalho que já era competitivo se tornou ais, e apenas os mais capacitados e melhor preparados é que farão parte deste mercado que tende a diminuir a mão- de-obra assalariada e lucrar mais e mais com a informatização, mecanização e robotização das linhas de produção. Há uma necessidade muito grande de saber lidar com a inovação, em todos os aspectos, sabendo identificar oportunidades e traçar linhas de ação, com agilidade, para aproveitar o máximo da situação. ? fundamental a preparação para interagir, através de cursos direcionados, dinâmicas de grupos com profissionais especializados, adquirir mais e melhores onhecimentos dos seus companheiros de trabalho, monitorar e influir no clima organizacional, nos fatores de estimulo e motivação, e na cultura organizacional, através de seus valores, hábitos e crenças. Novas tecnologias são apresentadas a todo o momento, com elas novas profissões vão surgindo e desaparecendo. Na área de informática só se expandem às oportunidades para os profissionais dedicados e atualizados.

Nas outras áreas a saída que se encontrou, foi à adequação das novas formas de trabalho e suas respectivas ferramentas, para que não sejam extintas como outras profissões. Essa fol à solução encontrada dentro de ertos nichos de trabalho para que se permanecessem ativos. Com a oficialização da profissão de Administrador, em 9 de setembro de 1965, o mercado de trabalho, as organizações e principalmente a amplitude da profissão vem passando por profundas transformação.

Cada vez mais os profissionais desta área estão se defrontando com novos desafios impostos pela grande competitividade e necessidade constante de inovação. Cabe a ele ter capacidade de reação rápida, decid competitividade e necessidade constante de inovação. Cabe a ele ter capacidade de reação rápida, decidir e responder às ituações em um curto espaço de tempo, é indispensável tanto aos gestores, como às organlzações e se constitui em vantagem competitiva. Durante sua formação, o administrador estuda as diversas áreas de uma organização, para conseguir uma visão completa e abrangente.

O profissional deve conhecer as tecnologias dispon[veis e os benefícios que podem trazer para o negócio, estar atento ao que é feito pelo mercado e principalmente quais são as tendências que devem impactar sua atividade. De posse dessas informações, cabe sempre análise e verificação da estratégia da empresa. Como líder, suas atitudes deverão inspirar os demais ao alcance dos objetivos pretendidos, mostrando os caminhos e os incentivando, desta forma, indo além da técnica. Porém, as mesmas razões que levam um administrador ao sucesso podem fazer sua carreira descarrilar.

Esses executivos agem se esquecendo de alguns fatos que podem ser cruciais para sua carreira, tais como: desatenção com as pessoas, mau desempenho em grupo, falhas na imagem e comunicação, insensibilidade à reação dos outros, dificuldade com autoridade, visão estreita ou ampla demais, indlferença e trabalho em isolamento. ? preciso transforma-se numa pessoa melhor, saber quando seu ponto forte deixa de ser um motor de arranque e passa a ser um fardo pesado para carregar, e só se conseguirá isso através da busca de novos conhecimentos, baseando-se na melhoria de seu comportamento para melhor se adaptar ao novo ambiente inovador.

Segundo Wick & León (1997), pode-se fazer uma comparação entre o administrador do passado e o administrador do futuro, que PAGF 10 pode-se fazer uma comparação entre o administrador do passado e o administrador do futuro, que na realidade pertence a um futuro que já deveria estar presente nas organizações, como ostra o quadro abalxo: Administradores do Passado Administradores do Terceiro Milênio Aprendiam quando alguém lhes ensinava; Procuram deliberadamente aprender; Achavam que o aprendizado ocorria principalmente na sala de aula; I Reconhecem o poder do aprendizado decorrente da experiência de Itrabalho; Responsabilizavam o chefe pela carreira; Sentem-se responsáveis pela sua própria carreira; Não eram considerados responsáveis pelo próprio desenvolvimento; I Assumem a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento; I Acreditavam que sua educação estava completa ou só precisava e Encaram a educação como uma atividade permanente para a vida toda; Ipequenas reciclagens; I Não percebiam a ligação entre o que aprendiam e os resultados Percebem como o aprendizado afeta os negócios; ‘profissionais; Deixavam o aprendizado a cargo da instituição. Decidem intencionalmente o que aprender. aprendizado a cargo da instituição. intencionalmente o que aprender. Decidem Quadro 01 – Análise comparativa entre os Administradores do passado e os Administradores do terceiro milênio. Fonte: Wick & León (1997).

O quadro OI demonstra que os administradores devem se esponsabilizar pelo próprio aprendizado e estar conscientes que o seu desenvolvimento pessoal e profissional dependem muito mais das suas ações pessoais na busca de novos conhecimentos. Daí poder-se citar o caso de diferenças etárias nas organizações, onde ainda hoje é visto como um problema. pessoas jovens bem sucedidas e outras, de maior idade, que não conseguem atingir os objetivos que traçaram há anos. Isso pode ser perfeitamente explicado pelo quadro acima, tendo em vista a grande concorrência no mercado de trabalho, onde os jovens estão buscando com mais ansiedade seus objetivos, tendo maior poder e decisão sobre suas atitudes, poder de escolha entre o que fazer ou não, aprender ou não, se responsabilizando pelos seus próprios atos.

Dessa forma, as empresas devem contar com a experiência dos veteranos que conhecem muito sobre ela e a força dos jovens, cheios de idéias e ideais. Ambos se completam. O problema pode ser o da explosão da “não-informaçao”. Essa discussão é importante para a questão do administrador neste século, uma vez que estamos entrando em um novo ciclo econômico, fortemente baseado em Tecnologia da Informação, conhecido como Era da Informação, ou ainda Era do Conhecimento. Essa Era da Informação pode criar novas formas de participação para as pessoas, interrelacionando diferentes culturas. O administrador precisa tanto da criatividade, da agilida diferentes culturas.

O administrador precisa tanto da criatividade, da agilidade, da capacidade de se modificar, de se adaptar continuamente, quanto da confiança, constância e permanência de seus sistemas de informação. A empresa precisa de ambos: criatividade e rapidez. A solução dessas questões é fundamental no processo de formação desses “gestores de conhecimentos”, ou seja, de cada um de nós daqui para frente! A imagem deste tempo, no entanto, ainda se concentra em tecnologias de hardware, produção em massa, estreitos modelos econômicos de eficiência e competição, e é mais uma extensão de idéias e métodos industriais do que um novo estágio no desenvolvimento humano, ou seja, “ou o administrador gerencia mudanças, ou não administrará nada! Conslderações Finais Cada vez mais, o fator diferenciador das empresas são as pessoas e o seu capital intelectual é o que proporciona capacidade de inovação. A nhecimento atravessa a No mundo atual precisa-se de um profissional de Administração om perfil multiqualificado, que ajude a trabalhar com visão sistêmica atuando e interagindo entre as equipes de diferentes setores e para isso ele precisa ser, otimista, original, persistente, comunicativo, saber ouvir, criativo, flexível, ter equilíbrio, intuitivo e que tenha auto confiança para buscar novas inovações que o mercado exige analisando o ambiente interno e externo as oportunidades e ameaças.

Ser proativo, ousado e sabe utilizar seus princípios, ajudando os colaboradores para que eles possam crescer junto com a organização, agindo sempre com ética, acumulando conhecimento suficiente para gerir com esponsabilidade. O administrador do novo mllênio é o profissional que faz com as pessoas sob seu comando executem o que ele quer, conseguindo que essas pessoas queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso, fazendo com que todos fazem o que ele deseja sem usar o poder e sim a liderança. Referencias Bibliograficas WICK, C. W. ; León, L. S. O desafio do Aprendizado. Como fazer sua empresa estar sempre à frente do mercado. São Paulo: Nobel, 1999. FERREIRA, Ademir Antonio; REIS, Ana caria Fonseca; PE-RE-lRA,Maria Isabel. Gestão em resarial: de Taylor aos nosso dias Evolução e tendência administração de

Excel

0

ntroduçao O Excel se apresenta como uma pasta de grandes tabelas, cada qual chamada de planilha (sheet). As planilhas são

Read More

Mecanica

0

Parte superior do formulário Parte inferior do formulário Curtir Home Sistema Elétrico Voltar SISTEMA ELÉTRICO Sistema Elétrico do carro Da

Read More