Tecnologias de medição de pressão

Categories: Trabalhos

0

Medição de Pressão[pic] Antes de começarmos a falar sobre medição de pressão, precisamos aprender o que é pressão. Pressão ou tensão mecânica é a força normal exercida por unidade de área. Fórmula: ors to view nut*ge Onde p é a pressão, aplicada a pressão. nde está sendo Existem vários tipos de pressões, essas três são as mais importantes: • Relativa • Atmosférica • Absoluta A pressão relatlva define-se como a diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica (Relativa=Absoluta-Atmosférica).

Os aparelhos destinados a medir a pressão relativa são o anômetro e também o piezômetro, entre outros. A pressão atmosférica mede-se com um barômetro, inventado por Torricelli. A pressão é medida em unidades, como bar, mmhg, kgf/cm2, entre outras. A tabela apresenta os valores para as transformações das fabricado pela associação destas partes ou mesmo incorporado a conversores e ai recebendo o nome de transmissores de pressao. As três partes são: • Elemento de recepção: Aquele que recebe a pressão a ser medida e a transforma em deslocamento ou força (ex: bourdon, fole, diafragma). ??? Elemento de transferência: Aquele que amplia o deslocamento ou a força do elemento de recepção ou que transforma o mesmo em um sinal único de transmissão do tipo elétrica ou pneumática, que é enviada ao elemento de indicação (ex: links mecânicos, relé piloto, ampllficadores operacionais). • Elemento de indicação: Aquele que recebe o sinal do elemento de transferência e indica ou registra a pressão medida (ex: ponteiros, displays) .

Manômetro Manômetro em máquina de vapor São dispositivos utilizados para indicação local de pressão e m geral divididos em duas partes principais: o manômetro de líquidos, que utiliza um líquido como meio para se medir a pressão, e o manômetro tipo elástico que utiliza a deformação de um elemento elástico como meio para se medir pressão. Um tipo de manômetro já com séculos de existência é o de coluna líquida. Este manômetro contém um tubo, no qual se coloca uma dada quantidade de liquido, ar ou gás.

Neste método a pressão a medir é aplicada a uma das aberturas do tubo, enquanto uma pressão de referência é aplicada à outra abertura (geralmente a pr ica). A diferença entre as a pressão atmosférica). A diferença entre as pressões é proporcional à diferença do nivel do líquido, em que a constante de proporcionalidade é a massa volúmica do fluido. Manômetro de coluna líquida Os manômetros de coluna liquida podem ser em forma de U ou ter uma única coluna.

Para se forçar o líquido a percorrer uma maior distância utilizam-se colunas com inclinação (uma vez que a pressão obriga a subir, o que exige um maior deslocamento no caso de a coluna estar inclinada), sendo necessario conhecer o ?ngulo relativo à horizontal com precisão. Outro tipo de manômetro recorre à deformação de uma membrana flexível. Estas membranas, por terem deformação proporcional à pressão a que estão sujeitas, são utilizadas com vános outros métodos no sentido de transformar a deformação numa grandeza que possa ser processada.

Tipos de Manômetros • MANÔMETROS DE LíQUlDOS TIPO TUBO EM “U” • TIPO TUBO RETO • TIPO TUBO INCLINADO MANOMETRO ELASTICO TIPO TUBO DE BOURDON • TIPO C TIPO ESPIRAL • TIPO HELICOIDAL TIPO DIAFRAGMA • TIPO FOLE PAGF3rl(FS à pressão a ser medida. Com a pressão agindo em seu interior, o tubo tende a tomar uma seção circular resultando um movimento em sua extremidade fechada. Esse movimento através de engrenagens é transmitido a um ponteiro que irá indicar uma medida de pressão em uma escala graduada.

A construção básica, o mecanismo interno e seção de tubo de Bourdo, são mostrados nas figuras 11, 12, 13 e 14. [PiC] [pic] Material de Bourdon: De acordo com a faixa de pressão a ser medida e a compatibilidade com o fluido é que determinamos o tipo de material a ser utilizado na confecção de Bourdon. A tabela a eguir indica os materiais mais utilizados na confecção do tubo de Bourdon. Classificação dos manômetros tipo Bourdon: Os manômetros tipo Bourdon podem ser classificados quanto ao tipo de pressão medida e quanto à classe de precisão.

Quanto à pressão medida ele pode ser manométrico para pressão efetiva, vácuo, composto ou pressão diferencial. Quanto a classe de precisão, essa classificação pode ser obtida através das tabelas de Manômetro / vacuômetro e Manômetro composto, a segui . Manômetro e Vacuômetro PAGF o caso de medição de pressão variável. Tipos construtivos de manômetros Bourdon: 1) Manômetro Fechado Esse tipo tem duas aplicações típicas. Uma para locais exposto ao tempo e outra em locais sujeitos a pressão pulsantes.

No primeiro caso, a caixa é constituída com um grau de proteção, definida por norma, que garante a condição de hermeticamente fechada. Podendo, portanto esse manômetro estar sujeito a atmosfera contendo pó em suspensão elou jateamento de água. No segundo caso, a caixa é preenchida em 2/3 com óleo ou glicerina para proteger o Bourdon e o mecanismo interno do anômetro contra pressões pulsantes ou vibrações mecânicas. Esse enchimento aumenta a vida útil do manômetro. picl 2) Manômetro de pressão diferencial: Este tipo construtivo, é adequado para medir a diferença de pressão entre dois pontos quaisquer do processo. É composto de dois tubos de gourdon dispostos em oposição e interligados por articulações mecânicas. Outros métodos podem ser utilizados para efetuar a medição de pressão, tais como: LVDT, manômetros de Bourdon, manômetro de cilindro, cristais piezoelétricos. Tecnologias de Medicao

Cisco

0

CCNA 1 Chapter 8 V4. 0 Answers 100% 2011 1 . Which type of cable run is most often associated

Read More

Meiose

0

MEIOSE Introdução Como você já sabe nem todos os seres vivos se reproduzem por meio do sexo. Na verdade, a

Read More