Teoria da contabilidade

Categories: Trabalhos

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CIÊNCIAS CONTABEIS MICHEL WILIAN OTERO 1 or12 to view nut*ge portfólio — atividade interdisciplinar Contribuição Sindical é fundamental para as entidades sindicais, na defesa dos interesses do segmento comercio de bens e serviços, objetivando fortalecer e contribuir para o desenvolvimento do setor. Cumpre, ainda, um importante papel social, incentivando a geração de Emprego e Renda para a sociedade.

Estendendo assim sua ação sobre o desenvolvimento econômico-social do Estado. Desconto do INSS INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, ou simplesmente INSS, é a autarquia competente no Brasil para o recebimento de contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência social, sendo responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, auxílio acidente, entre outros benefícios previstos em lei.

Todos os meses, o funcionário terá descontado na sua folha de pagamento o valor referente ao INSS. As porcentagens de desconto irão variar dependendo da valor bruto mas respeitando alguns descontos o qual não entra na base de calculo, respeitando a tabela vigente, tem valor mínimo de recolhimento que é de vinte e nove reais, e não atingindo o valor ica acumulativo para o mês seguinte.

IRRF sobre o salário É um imposto variável de acordo com o valor do salário, Sobre o valor bruto do salário aplica-se a tabela progressiva do IRRF respeitando seus abatimentos como dependentes, valor mínimo de recolhimento e de dez reais sem acumulativo para o mês seguinte. Faltas As faltas não justificadas e sem apresentação de atestado medlco são descontado em folha de pagamento, e sim também perdendo o seu descanso semanal remunerado, e feriado se tiver na semana.

Horas extras As horas extras são calculada sobre o salario base , os percentuais pode variar d or feito em dias normais, 19 se for feito em dias normais, feriados, domingos e noturnos. Pagamento e desconto de DSR Todo empregado que faz horas extras tem direito a receber o descanso semanal remunerado, mas da mesma forma se faltar ele perdera o descanso semanal remunerado. Encargos sociais A base de cálculo do INSS e do FGTSé a mesma na maioria dos casos, ou seja, é a remuneração do mês e não o salário contratual.

Quanto a alíquota de INSS ela é composta da Parte da Empresa 20% + Outras Entidades do Sistema “S” 5,8% + RAT que varia de 1% a 3%. Então a al(quota pode ser 26,8% – 27,8% e 28,8%. RAT e feito a pesquisa pelo CNAE da empresa, o FGTS tem um único percentual de Diferenças Individuais e a Liderança Difereças Individuais Relatando um pouco sobre diferenças individuais cada indivíduo tem algo que 6 motiva, que faz se movimentar em busca de alguma coisa, dentro de cada organização cada pessoa tem um trabalho a se feito.

De acordo com Robbins, quanto maior a idade de uma pessoa menor será a chance de ela sair do emprego, isso é até compreensível diante do fato de que quanto mais velho mais dificil arrumar um novo emprego, e quanto mais novo mais se busca aprender e buscar um local ideal de trabalho. Com relação ao absenteísmo, pessoas mais velhas tendem a se ausentar do trabalho somente quando a falta é inevitável mais quando isso ocorre, é por um pe(odo maior de tempo.

Com relação ao sexo há tendência a aceitar que existem oucas evidências sobre a diferenciação de desempe omem e a mulher, o que mulher tende a se ausentar mais do trabalho devido à criação dos filhos. Uma outra análise que pode ser feita é o tempo de serviço na empresa segundo Robbins as pesquisas indicam que a estabilidade no emprego pode levar ao aumento de produtividade e ao aumento da satisfação, já em relação ao bsenteísmo resultados de diversas pesquisas apontam para a existência de uma relação inversa entre esta variável e o tempo de casa.

As habilidades individuais são divididas intelectuais e análise das habllidades fisicas, as habllidades do individuo estiverem alinhadas com as habilidades da função que ocupa espera-se que o seu desempenho e sua satisfação com o trabalho sejam altos, normalmente essas habilidades são analisadas na seleção de pessoal. Assim existem dois tipos de habilidades descritas por Robbins que podem ser avaliadas com relação à produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação, as habilidades ntelectuais eas fislcas.

Diferenças entre grupo e equipe Um grupo é um conjunto formado por duas ou mais pessoas que para atingir determinados objetivos necessita de algum tipo de interação, durante um intervalo de temporelativamente longo se o qual seria mais dificil ou impossível obter êxito desejado. Para Robbins um grupo é definido como dois ou mais indivíduos interdependentes e interativos, que se reúnem visando a obtenção de um determinado objetivo.

Já para Bowditch e Buono afirmam que duas ou mais pessoas que são psicologicamente concientes umas das outras e que , assim um grupo é nteragem para atingir um variação de definições quanto na sua estrutura e objetivos, se define equipe como um sistema de ralações dinâmicas e complexas entre um conjunto de pessoas que se indentificam a si próprias e são indentificadas por outras pessoas dentro da organização como membros de um grupo relativamente estávil que interagem, e compartilham tecnicas, regras, procedimentos e responsabilidades, utilizadas para desempenhar tarefas e atividades com a finalidade de atingir objetivos mútuos. 7 Estilos de Liderança A liderança é um fenômeno grupal assim como nos outros grupos ela não epende somente do indivíduo, seu desempenho varia conforme a personalidade o grupo e seu contexto.

Um [der é aquele a quem o grupo atribui uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades de uma tarefa, de forma que a atibuição dada pode ocorrer de maneira formal ou informal, já o objetivo do líder é atingir um objetivo do grupo. Vale salientar que a liderança não é atribuido somente a uma pessoa e as demais não são meramente participantes, a líderanças é um dos papéis de um grupo e como tal em algum momento pode ser desempenhada po um membro e em um utro momento poderá ser realizada opor um outro membro. Umas das visões tem o líder como uma figura superior às demais independentemente da situação vivida, outra visão tem as teorias situacionais nas quais a liderança é intendida com base na situação vivida.

Outra visão tem as teorias situacionais nas quais as liderança de maneira similar ao conveito de gerenciamento. Todavia independenteme se estudar a liderança s 9 cisa ao se estudar a liderança todos concordam ela está no centro do grupo no qual o lider tem a habilidade de conduzir as outras pessoas de forma natural e não depende de um cargo xercido na organização. para Robbins a liderança define como a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas. Muitas vezes a falta de habilidade interpessoal do líder pode levar a sobotagens, comunicações, falhas, boatos, ressitências, quedas na produção e na qualidade do produto entre outros preju[zos para o grupo e organização.

O papel do líder também muda com o tempo além de monitorar e dirigir o grupo para facilitar seu funcionamento ele passa a gerenciar também sua interação com outras partes da empresa e isso é grande progresso na habilidade gerencial. A teoria dos traços de liderança distingue os líderes dos não líderes com base em suas qualidades e características pessoais, são traços físicos, intelectuais, sociais ou mesmo de personalidade que os diferenciam das outras pessoas . As teorias comportamentais de forma geral apresentam duas dimensões da liderança, orientadas para funcinános mameira de como o líder se relaciona com os subordinados ou orientadas oara tarefas ações do líder para realizar o trabalho.

Teoria de liderança situacional conhecida pela sigla SI_T tem um apelo intuitivo e é baseada na lógica de que os líderes podem ompensar as deficiências de motivação e capacitação de seus liderados, essa teoria vems sendo amplamente usadas pelas empresas no mundo todo de forma que seu foco está nos liderados, pois são as ações deles que levam à eficácia ou não. Portanto os resultados dos estudos sobre a liderança concluem que a eficácia do líder está relacionada ao estilo de liderença utilizado, ao estilo de comportamento o grupo a situação enfrentada pelo grupo e p PAGF 19 de liderença utilizado, ao estilo de comportamento o grupo a situação enfrentada pelo grupo e pela organização. 8 Processos Contabil

Lançamentos contabeis no livro diário O Ilvro diário deve conter todos os registros contábeis, sendo indispensáveis sua utilização em todas as empresas, é obrigatório pela legislação comercial e contábil em tods os casos pela legislação tributária para empresas que apuram o imposto de renda pelo lucro real. O livro diário é uma memória da empresa, para encontrar os registros dos fatos contábeis de um determinado dia deve ser registrado no órgão competente. É obrigatório o uso do livro diário encardenado com folhas numerdas seguidamente em que serão lançados dia a dia iretamente ou por reprodução os atos ou operações da atividades mercantil, ou que modifiquem ou possam vir modificar a situação patrimonial do comerciante.

Este é um livro no qual são registrados todas as operações contabilizáveis de uma entidade, em ordem cronológica e com a observância de certas regras, antigamente o livro era preenchido a mão,isto é, era manuscrito, Lançamentos contabeis no livro razão O livro razão é o detalham 12 a dos de que trata este artigo, nas condições determinadas implicará o arbitramentodo lucro da pessoa jurídica. Estão dispensados de registro ou autenticação o livro razão ou ichas conf decreto 3. 000/99 art 259. O livro razão é uma memória de cada conta e os registros de cada conta são feitos também em oredem cronológica. Antigamente as contas eram registradas nas páginas de um livro chamado razão, depois passaram a ser registradas em folhas ou fichas soltas. Hoje estão na memória do computador, no entanto em seu conjunto mantidas em um livro, ou arquivo ou numa memória continuam com a mesma denominação razão.

O importante é que cada conta se mantenha a memória a história da movimentação do componente do ativo, do passivo ou do atrimônio líquido. Uma forma simpliicada de apresentar os registros do livro razão é em forma de T ou razonete. Balancete de verificação O balancete de verificação é uma etapa anterior ao balanço patrimonial, é onde se verlfica se houve algum lançamento que ficou com o débito deferente do crédito, nada mais é dogue uma relação dos saldos extraídos do razão ou razonete, deve ser levantado no mínimo uma vez por mês. Os elementos mínimos que devem constar no balancete são: identificação da Entidade ordem que será emitida, o balanço patrimonial e demonstração o resultado do exercício.

Normalmente é um relatório de uso interno, portanto não é vedada a sua divulgação para usuários externos à empresa, caso em que deverá ser identificado o contabilista responsável e o número de registro no conselho regional de cotabilidade e deverá ser assinado pelo responsável pela empresa e pelo contabilista responsável. Juros compostos Taxas de juros nominais É a taxa de juros contratada em uma operação ou seja o valor expresso no contrato ou título mas sempre é a taxa efetivamente cobrada, Teixeira e Di Pierro Netto acrescentam que na taxa ominal o período ao qual a taxa se refere não coincide com o período de capitalização. Um exemplo que um capital de R$ 1. 00,00 aplicado a juros compostos durante três meses à taxa de 70% ao ano, capitalizamos mensalmente, a taxa está expressa em termos anuais mas a capitalização se dá em termos mensais isso indica que a remuneração do capital se dá em termos mensais portanto faz-se necessária a diferenciação entre taxa nominal e taxa efetiva. Exemplos: 800% ao ano capitalização mensal 250% ao semestre com capitalização mensal 30% ao ano co capitalização bimestral. e uma vez por ano a taxa chama-se 10 nominal, a taxa realmente obtida em um ano chama-se taxa Duas taxas são equivalentes no sistema de capitalização composta quando aplicadas pelo mesmo prazo, em um mesmo período resultando em um mesmo montante.

Análise mercadológica regional Análise de mercado Mercado em sentido genérico é o local onde se encontramos os produtores e os consumidores de determinada zona ou região econônica, no sentido amplo do termo possui vários significados ora refere-se a um local determinado ora abrange certas áreas especificas quando genericamente abrange produtos especificos e uma regiao mercado brasileiro de soja canadense de trigo e O livre mercado pressupõe a atuação de empresas sem influências externas, tais como a interferência do governo com tarifas diferenciadas, tabelamentos, preços mínimos etc. nem sempre esters procedimentos intervencionais atingem resultados satisfatórios, gerando desperdício de recursos alocados para este fim. A outra pressuposição é de que os empresários buscam a maximização de lucro, em determindos momentos as empresas focam objetivos como participação no mercado e o nível de produção porém o objetivo final certamente será maximizar lucros.

Gestão do conhecimento

0

Question 1 Notas: 1 Leia o seguinte texto: Na década de 40 do século passado, cientistas alemães e americanos criaram

Read More

Sistemas operacionais

0

Exercício de Sistemas Operacionais 1- Um computador sem seu software nada mais é do que um pedaço inútil de metal.

Read More