Trabalho de artes

Categories: Trabalhos

0

CULTURA POPULAR NORDESTINA Trabalho de artes 1 orlo to view nut*ge índice 1 . Introdução……………. maracatu, festas juninas, repente e folheto de cordel”. Congada, reisado. Bumba-meu-boi, comidas, musicas, boneca de pano, talha, mamulengo e colher de pau. Moringa e pereira. Carnaval e procissão. Benzimento quebrante artesanatos regionais, smpatia e chá de ervas, músicas.

A riqueza cultural dessa região é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares. A literatura nordestina tem dado contribuições para o cenário literário brasileiro, destacando- e grandes nomes da literatura Brasileira no qual iremos falar no decorrer desta pesquisa. Tudo isso se transformaram em patrimônio cultural e afetivo na história de vida dos nordestinos e é sobre esta Cultura Popular Nordestina que iremos retratar nos captulos a segulr.

Espero poder mostrar nesta Pesquisa um pouco mais sobre esta Cultura de um povo tão étnico e rios em variedades culturais e em suas tradições e “autenticidade” 10 turistas do Brasil e do mundo Os estados que compõem a região Nordeste são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande o Norte e Sergipe. Esse complexo regional apresenta grande diversidade cultural, composto por manifestações diversificadas. Portanto, serão abordados alguns dos vários elementos culturais da região em destaque: O carnaval. ? o evento popular mais famoso do Nordeste, especialmente em Salvador, Olinda e Recife. Milhares de turistas são atraídos para o carnaval nordestino, que se caracteriza pela riqueza musical e alegria dos foliões. [pic] O coco também é conhecido por bambelô ou zamba É um estilo de dança muito praticado nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A dança é uma expressão do desabafo da alma popular, da gente mais sofrida do Nordeste brasileiro. É uma dança de roda ou de fileiras mistas, de conjunto, de pares, que vão ao centro e desenvolvem movimentos ritmados.

O maracatu É originário de Recife, capital de Pernambuco, surgiu durante as procissões em louvor a Nossa Senhora do Rosário dos Negros, que batiam o Xangô, (candomblé) o ano inteiro. 2 O maracatu é um cortejo simples, inicialmente tinha um cunho altamente religioso, hoje é uma mistura de música primitiva e teatro. Ficou bastante conhecido no Brasil a partir da década de 990, com o movimento manguebeat, liderado por Chico Sciense e Nação Zumbi, Mundo Livre SIA, entre outros. O Reisado, ou Folia de Reis. É uma manifestação cultu no Brasil colonial, trazida Brasil colonial, trazida pelos colonizadores portugueses. ? um espetáculo popular das festas de natal e reis, cujo palco é a praça pública, a rua. No Nordeste, a partir do dia 24 de dezembro, saem os vários Reisados, cada balrro com o seu, cantando e dançando. Os participantes dos Reisados acreditam ser continuadores dos Reis Magos que vieram do Oriente para visitar o Menino Jesus, em Belém. As festas juninas Representam um dos elementos culturais do povo nordestino, é composta por música caipira, apresentações de quadrilhas, comidas e bebidas típicas, além de muita alegria.

Consiste numa homenagem a três santos católicos. Santo António, São João e São Pedro. As principias festas juninas da região Nordeste ocorrem em Caruaru (PÉ) e Campina Grande (PB). Festa junina em Campina Grande (PB) Bumba meu boi É um festejo que apresenta um pequeno drama. O dono do boi, um homem branco, presencia um homem negro roubando o seu animal para alimentar a esposa grávida que estava com vontade e comer língua de boi. Matam o boi, mas depois, é preciso ressuscitá-lo.

O espetáculo é representado por um boi construído em uma armação de madeira coberta de pano colorido. Ao final, o boi é morto e em seguida, ressuscitado. O frevo Surgiu através da capoeira, pois o capoeirista sai dançando o frevo à frente dos cordões, das bandas de música. É uma criação de compositores de musica li eira, especialmente para o carnaval. Com o passar stilo ganhou um gingado Quilombo É um folguedo tradicional alagoano, tema puramente brasileiro, revivendo a época do Brasil Colônia.

Dramatiza a fuga dos scravos que foram buscar um local seguro para se esconderem na serra da Barriga, formando o Quilombo dos Palmares. Capoeira Foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos, é considerada uma modalidade de luta e também de dança. Rapidamente adquiriu adeptos nos estados nordestinos, principalmente na Bahia e Pernambuco. O instrumento utilizado durante as apresentações de capoeira é o berimbau, constituído de arco, cabaça cortada, caxixi (cestinha com sementes), vareta e dobrão (moeda). (picl Roda de Capoeira Festa de lemanjá É um agradecimento à Rainha do Mar.

A maior festa de lemanjá corre na Bahia, no Rio Vermelho, dia 2 de fevereiro. Todas as pessoas que têm “obrigação” com a Rainha do Mar se dirigem para a praia. Nesse evento cultural há o encontro de todos os candomblés da Bahia. Levam flores e presentes, principalmente espelhos, pentes, joias e perfumes. Lavagem do Bonfim É uma das maiores festas religiosas populares da Bahia. realizada numa quinta- feira do mês de janeiro. Milhares de romeiros chegam ao Santuário do Senhor do Bonfim, considerado como o Oxalá africano.

Existem também promessas católicas de “lavagens de igrejas”, nas quais os fiéis lavam as escadarias da greja com água e flores 4 Candomblé Consiste num culto dos or PAGF 10 sentam as forças que raios, etc. É de origem africana é foi introduzido no país pelos escravos negros, na época do Brasil colonial. Na Bahia, esse culto é chamado de candomblé, em Pernambuco, nomeia-se Xangô, no Maranhão, tambor de menina. Humor O Ceará se sobressai no humor, além de Chico Anísio, nasceram no estado Tom Cavalcante, Renato Aragão e Adamastor Pitaco, entre outros.

Além dos cearenses, destacam-se Shaolin e Zé Lezin (PB), Mução e Espanta (RN) Religião A predominante é a católica. As paróquias costumam realizar 10 ou mais dias de festas em comemoração ao seu santo padroeiro. Padre Cícero, frei Damião, irmã Dulce, não são considerados santos pela igreja, mas muita gente os Venera como se fossem e faz promessas a procura de milagres. Existem- alguns santuários em que o povo faz romanas e peregrinações como: Juazeiro do Norte e Canindé-CE, o santuário do Lima em Patu-RN, Bom Jesus da Lapa-BA, e Santa Cruz dos Milagres-Pi.

Artesanato Também uma parte relevante da produção cultural do Nordeste, sendo inclusive o ganha-pão de milhares de pessoas por toda a egião. Devido à variedade regional de tradições de artesanato, é difícil caracterizá-los todos, mas destacam-se as redes tecidas e, às vezes, bordadas com muitos detalhes; os produtos feitos em argila, madeira (por exemplo, da carnaúba, árvore típica do sertão) e couro, com traços bastante particulares; além das rendas, que ganharam desta ue no artesanato cearense. Outro destaque são as garrafas colorida, um artigo produzido para venda para turistas.

No Maranhão, destacam-se artesanatos feitos da fibra do buriti (palmeira), assim como artesanatos e produtos do babaçu palmeira nativa do Maranhão) Música Na música popular, destacam-se ritmos tais como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baião, xote, forró, Axé e frevo, dentre outros ritmos. O movimento armorial do Recife, inspirado por Ariano Suassuna, fez um trabalho erudito de valorização desta herança rítmica popular nordestina (um de seus expoentes mais conhecidos é o cantor Antônio Nóbrega).

Vários gêneros surgiram no Nordeste ao longo dos anos. O pernambucano Luiz Gonzaga foi o precursor do baião, ritmo que ao lado de outros como xote, xaxado e côco fazem parte do chamado forró. Vários rtistas deram continuidade ao legado de Luiz Gonzaga, como é o caso de Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro e Waldonys. O frevo, mais comum nos estados do Pernambuco e Paraíba, se caracteriza pelo ritmo acelerado e pelos passos que lembram a capoeira.

Esse gênero já revelou grandes músicos como Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo,Ze Ramalho entre outros cantores. A culinária nordestina A culinária nordestina é muito variada, refletindo, quase sempre, as condições econômicas e produtivas das diversas paisagens geoeconômicas dessa área. Frutos do mar e peixes são utilizados astante na culinária do litoral, enquanto, no sertão, predominam recetas que utilizam a carne e derivados do gado bovino, caprino e ovlno.

Ainda assim, há várias diferenças regionais, tanto na variedade de pratos quanto em sua forma de preparo (por exe várias (por exemplo, é sabido que, no Ceará, predomina o mugunzá – também chamado macunzá ou mucunzá – salgado, enquanto, em Pernambuco, predomina o doce). Assim, algumas comidas típicas da região são: o baião-de-dois, a carne-de-sol, o queijo de coalho, o vatapá, o acarajé, a panelada e a buchada, a canjica, o feijão arroz de coco, o feijão verde, cozido e o sururu, assim como vários doces feitos de mamão, abóbara, laranja, etc.

Algumas frutas regionais – não necessariamente nativas da região – são o a ciriguela, o cajá, o buriti, a cajarana, o embu, a macaúba e a pitomba, além de outras também comuns em outras regiões. 6 Literatura Cordel é manifestações culturais nordestinas, consiste na elaboração de pequenos livros contendo histórias escritas em prosa ou verso, sobre os mais variados assuntos: desafios, histórias ligadas à religião, política, ritos ou cerimônias. É o estilo iterário com o maior número de exemplares no mundo. Para os nordestinos, a Literatura de Cordel representa a expressão dos costumes regionais.

O pernambucano Gilberto Freyre representa um marco na história do Brasil devido ao seu livro Casa-Grande & Senzala que demonstra a importância ara a formação do país e destaque no país, trata-se de Gregório de Matos, integrante da escola barroca. No Romantismo destacaram-se na primeira geração Gonçalves Dias , A literatura nordestina tem dado contribuições para o cenário literário brasileiro, destacando-se nomes como Jorge Amado quem não conhece uma de suas obras omo Dona Flor e seus Dois Maridos ou Gabriela Cravo e Canela ou , José de Alencar com sua obra O guarani e o escritor Castro Alves e Sousândrade .

Na chamada Geração de 30, um resgate do romantismo, surgiram Rachel de Queiroz , Graciliano Ramos , José Lins do Rêgo entre outros mestres literários. 7 Conclusão Valorizar a cultura nordestina é preservar nossa raiz e identidade. Defendo, pois a arte de contar histórias, de fazer versos, de dançar forró, de valorizar o negro, o branco o amarelo, de acreditar no fazer dessa gente simples que tem nos ofícios de ordar, tecer, fazer armadilhas para capturar animais, rezar, trabalhar no roçado, nas construções e nas fábricas, a razão de toda a sua existência.

O povo nordestino amarga à discriminação por parte dos sulistas e outras regiões do pais com a descriminação. Apesar de lançar para o Brasil e para o mundo grandes poetas, excelentes romancistas, ótimos pensadores incomparáveis músicos e artistas em geral, recebe ulgaridade, de falta de existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de aráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.

O que considero uma vergonha fruto da total ignorâncla ainda mais nos dias de hoje. Mais voltando a minha visão geral sobre esta pesquisa o Nordeste quando falamos em figuras como “Lampião”, Padre Cícero, Frei Damião e muitos outros nomes, falamos consequentemente de figuras lendárias muito conhecidas e veneradas ou por todos os nordestinos e sobre os quais há um número incontável de folhetos, reportagens, e até mesmo musicas populares que retratam a vida e os feitos desses grandes vultos, que de tanto se destacarem, tornaram-se mortais.

E continuam vivos na memória do povo místico do Nordeste, por isso a Cultura Popular Nordestina é riquíssima e muito diversificada e deve ser lembrada sempre, por sua gente batalhadora, honesta, que procura nas suas riquezas naturais ganhar seu pão e sobreviver com a dignidade e o respeito que eles merecem. Com esse trabalho, espero ter resgatado e valorizado tradições culturais e afetivas, explorando a riqueza da cultura popular nordestina através da pesquisa. Bibliografia http://www. google. com. br www. igeduca. com. br http://pt. wikipedia. org

Prática de banda cristã

0

pARTE I : •Música no culto: Música •Música na adoração; •Repertório; congregacional x Música performática; pARTE 2: •Banda/Equipe de LouvorAspectos

Read More

Diagnóstico do sistema de recursos humanos

0

Uni-Anhanguera Centro Universitário de Goiás Administração Diagnóstico Do Sistema De Recursos Humanos Adélia Maria Ariane Luiza Anne Kelly Cardoso Simone

Read More