Teoria das relaçaos humanas.

Categories: Trabalhos

0

Introdução A Teoria das Relações Humanas é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova lorque, em 1929. Com a “Grande Crise” todas as verdades até então aceites são contestadas na busca da causa da crise. As novas idéias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.

Essas teorias criaram novas perspectiva para a administração, isto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estu trabalhador era trata muito mecânlca. Co Homo economicus o social”. A seguir fare ar 3 s. Até então, o de uma forma : , o co mudou e, do to next*ge r visto como “homo A teoria das relações humanas surgiu devido a ver uma necessidade de se reformular os conceitos rígidos e mecanicistas das teorias anteriores e adequá-los aos novos padrões de vida do povo americano.

Com uma abordagem humanística ela propõe que a ênfase colocada nos métodos de trabalhos e na rganlzação formal e os princípios da administração cedam lugar para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais. A Escola das Relações Humanas surgiu efetivamente com a experiência de hawthorne, realizada em uma fábrica no bairro que dá nome a pesquisa, em Chicago, EUA.

O médico e sociólogo austr Swlpe to vlew next page australiano Elton Mayo, fez testes na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positiva ou negativamente, na produção. Mayo fez estudos sobre a influência da luminosidade, o trabalho em grupo, da qualidade do ambiente e descreveu-as afirmando que o cuidado com os aspectos sociais era favorável aos empresamos.

Com as conclusões iniciais tomadas a partir da Experiência de Hawthorne, novas variáveis são acrescentadas ao dicionário da administração: * A integração social e comportamento social dos empregados; * As necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais; O estudo de grupos informais e da chamada organlzaç¿o formal; ‘k O despertar para as relações humanas dentro das rganizações; * A ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas; * A importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas A experiência de Hawthorne trouxe à tona a importância dos fatores humanos na administração.

Os pesquisadores começaram a se preocupar com os aspectos “intangíveis” da organização, tais com liderança, comunicação, motivação, organização informal a fim de melhor compreender o comportamento humano na empresa e conseguir respostas mais completas para os problemas organizacionais. Idéias Centrais da escola de Relações Humanas * Substituição do homo economicus pelo homo social: O homem possui um comportamento complexo; não pode ser reduzido a Esquemas simples e mecanicistas * Grupo Informal: O grupo Informal emerge a organização quando as mecanicistas O grupo Informal emerge dentro de uma organização quando as Interações entre um número de indivíduos começam a intensificar-se E tomar corpo. Participação nas Decisões: A escola de Relações humanas, em sua preocupação entre moral e Produtividade colocou na motivação a grande possibilidade e levar O indivíduo a trabalhar para os objetivos da organização Críticas à eoria das Relações Humanas As principais cr[ticas a essa escola é de que: * Ela apresenta uma visão inadequada dos problemas de relações industriais – em alguns aspectos a experiência de Hawthorne foi insegura e artlficial e mesmo tendenciosa; alguns estudiosos acreditam que a origem esteja no fato de ser a teoria das relações humanas em produto da ética e do principio democrático então existente nos Estados Unidos; * Oposição cerrada à teoria clássica – Tudo aquilo que esta reconizava, a teoria das relações humanas negava; * Limitação no campo experimental e parcialidade nas conclusões levaram gradualmente a teoria a um certo descrédito; * A concepção ingênua e romântica do operário – as pessoas que seguiram demonstraram que nem sempre isto ocorreu, * A ênfase exagerada nos grupos informais colaborou rapidamente para que esta teoria fosse repensada; * O seu enfoque manipulativo e certamente demagogo não deixou de ser descoberto e identificado pelos operários e seus sindicatos; AIGF3rl(F3

Energia eólica

0

Energia Eólica INTRODUÇÃO: Este trabalho visa apresentar uma abordagem geral sobre energia eólica e suas características no Brasil e no

Read More

Histórico das constituições brasileiras

0

INTRODUÇAO O presente trabalho de pesquisa trata de uma sucinta explanação a respeito do conteúdo de cada Constituição Brasileira, trazendo

Read More